31.1.07

A bandeira da floresta portuguesa

"A Mata Nacional do Buçaco vai ser a "bandeira" da floresta portuguesa protegida e valorizada"
É o que diz hoje no Jornal de Notícias.


A nós resta aguardar comovidos o hastear da bandeira.
Prometo que, quando a vir lá em cima desfraldada, até canto o Hino Nacional.

PARA QUE NÃO RESTEM DÚVIDAS




Assunto: 1ª Gala do Desporto - Município de Mealhada 2007


A Câmara Municipal de Mealhada vai levar a efeito 1ª Gala do Desporto do Concelho da Mealhada. Esta festa do Desporto visa premiar todos aqueles que ao longo da sua vida e no ano de 2006 tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho da Mealhada.
A Gala vai ter 10 categorias de prémios: Associação Desportiva do Ano, Equipa do Ano, Dirigente do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano e Revelação do Ano. Estas 6 categorias podem ter candidaturas apresentadas pelas diversas Associações Desportivas e pelo público em geral através do site da Câmara Municipal (www.cm-mealhada.pt) e pelos elementos do júri. O formulário de candidatura deve ser enviado para o e-mail (desporto@cm-mealhada.pt) até ao dia 29 de Dezembro. As restantes 4 categorias, Alto Prestígio, Mérito Desportivo, Personalidade Desportiva do Ano e Prémio Incentivo são da exclusiva responsabilidade dos elementos do júri.
O júri é constituído por duas personalidades do Concelho da Mealhada, Engº João Pega e Dr. José Vigário e pelo Director do "Jornal da Mealhada", Nuno Canilho, pela Directora do "Mealhada Moderna", Isabel Moreira, pelo Director de Programas da Rádio Clube da Pampilhosa, Nuno Simões.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em final de Janeiro de 2007 no Cine-Teatro Messias. O espectáculo será apresentado por uma figura nacional.
O Vereador do Desporto
Engº António Jorge Franco
TEXTO INTEGRAL
NOTA: "PREMIAR TODOS AQUELES QUE AO LONGO DA SUA VIDA e no ano de 2006 tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do Desporto no Concelho da Melhada".
MUITO BEM!
SIMPLES INTERVENÇÃO : O Presidente da Junta de Freguesia de Luso delegou no vogal-secretário e no vogal-tesoureiro a nomeação para as categorias em causa. Estes 2 elementos da Junta de Freguesia de Luso nomearam, entre outros, o JORGE HUMBERTO para a categoria de ALTO PRESTÍGIO e MÉRITO DESPORTIVO, por serem estas as que mais se enquadravam no seu perfil de Atleta de Alta Competição do Centro Nacional de Treinos da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TÉNIS.

Roubo de casaleira no Luso

Vem no Jornal Mealhada Moderna uma notícia sobre o roubo de uma motorizada no passado Domingo, no Luso.
Trata-se de uma Sasch V5, vermelha, matrícula MLD-87-20 e pertence a Felisberto Gouveia.
Eu repito: Sasch V5, vermelha, matrícula MLD-87-20

Se já deu as voltinhas todas com ela, faça o favor de a devolver que a vida custa a todos.

30.1.07

SIMPLES LAPSO, NADA MAIS...

1.ª GALA DO DESPORTO DA MEALHADA
Esqueceram-se dele, é natural! Os SLAVIC SEMENICO e as DENISE PIETERS e outros, têm elevado o desporto do concelho à mais alta escala mundial, lá isso é verdade! Temos que aceitar a sabedoria e a isenção do júri. Quem somos nós, lusenses, habituados a sermos SEMPRE afastados de certas andanças, para contestarmos?

Governo apresentou os planos para a revitalização da Mata do Buçaco

O Governo, representado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Gonçalves, apresentou hoje no Hotel Palace do Buçaco, às 10.00 horas, os “Planos de Recuperação e Ordenamento da Mata do Bussaco”, num investimento orçado em 1,3 milhões de euros.
Notícia do diário de coimbra

Resta saber quantas mais almoçaradas e jantaradas serão necessárias até começarem a investir.
E ainda por cima não convidam a malta. É indecente.

(O Nuno Canilho, em post anterior, alertou-nos que no Jornal da Mealhada on-line já tem notícias e também lamenta não ter sido convidado. Afinal quem é que foi?)
(E acabo de descobrir que também no blogue do Semanário Mealhada Moderna já se fala nisto)
E no Blogue "O Fio dos Dias"
Sendo estas notícias fresquinhas, será que ainda vamos a tempo da sobremesa?

As rotundas do nosso concelho

Hoje não há cidade digna desse título que não tenha rotundas.
Estou até convencido que essa será, muito em breve, uma das condições vinculativas para elevar qualquer lugarejo à categoria de cidade. Até porque hoje em dia o "status" de uma cidade também se conta pelo número e grandiosidade das suas rotundas. Não admira, portanto, que o sonho de qualquer presidente da Câmara, presidente de Junta ou presidente de qualquer rancho folclórico, passe pela construção das ditas, nos espaços disponíveis para o efeito.
E com a proliferação das rotundas entramos numa fase seguinte. Não basta dizer que tenho mais ou que a minha é maior que a tua. Nesta luta de rotundas interessa agora que a minha seja mais imponente que a tua. Urge então embelezá-las com algo que lhes dê maior destaque e importância.
Claro que as grandes cidades já estão noutro nível, onde o que importa agora é fazer túneis.
Mas em pequenas cidades e concelhos perdidos e esquecidos no meio do mapa de Portugal, as rotundas continuam a ser um instrumento de afirmação na sua história.

Assim, pela sua importância politico-estratégica, começo aqui uma série dedicada às rotundas do concelho da Mealhada, com aquela que é certamente a mais famosa e comentada de todas.

A gala e os galardoados

Já são conhecidos os galardoados da 1ª gala.
Podem conhecê-los aqui ou aqui. Se preferir, amanhã compre os Jornais do costume no sítio do costume.

O Cecílio Pereira, presidente do Atlético do Luso, que tão bem nos representou, infelizmente não ganhou nenhum prémio, mas estamos de consciência tranquila porque não tivemos nada a ver com o assunto.

Como ajudar o Luso?

Algumas vezes, quando se junta um grupo de amigos para sonhar sobre o futuro da nossa terra (leia-se: freguesia com todas as suas terras), acabamos sempre por cair num determinado argumento derrotista, argumentando que somos demasiado pequenos, demasiado pobres, demasiado divididos, para conseguirmos fazer algo que se veja. Pois bem: a bem do desenvolvimento da riqueza de todos e do seu bem estar proponho uma acção simples, ao alcance de qualquer um: COMPREM PRODUTOS E SERVIÇOS A PESSOAS RESIDENTES NO LUSO!

Apesar de ser adepto do livre comercio como gerador de riqueza à escala global, admito intervenções proteccionistas pontuais para repor a capacidade concorrencial dos negócios locais. Uma vez que isto não é possível de fazer de uma maneira institucional, têm de ser necessáriamente os consumidores locais a dar a resposta de que necessitamos para tornar o Luso um lugar apetecivel para futuros investimentos geradores de riqueza.

Falo-vos das mercearias, das lojas, das papelarias, das joalherias, dos cafés, dos bares, dos restaurantes, dos construtores, dos fornecedores de material de construção, dos caixilheiros, dos carpinteiros, dos arquitectos, dos engenheiros civis, das sapatarias, dos quiosques, dos gabinetes de contabilidade, das padarias, dos armazenistas de bebidas, dos espaços para casamentos, das oficinas, dos vendedores de automoveis, dos agentes de espectáculos, dos mediadores de seguros, dos jardineiros, etc, etc, etc.

Uma vez que somos residentes no Luso, se comprarmos preferêncialmente a residentes no Luso, estamos a contribuir para o aumento sustentado da riqueza das gentes da nossa terra e consequentemente da nossa própria riqueza. Só com uma sociedade local económicamente saúdavel, podemos encarar o futuro da nossa terra com um sorriso independente das acções das grandes empresas ou do poder político.


Pensem nisso com carinho...

29.1.07

Um curso com saída profissional garantida!!!

[Formar mulheres dignas, cidadãs responsáveis, boas profissionais, esposas exemplares, mães excelentes e donas de casa solícitas é o que se propõem fazer os professores e educadores da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca, sediada em Cerdeira do Côa, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda.
No colégio, as jovens alunas aprendem várias disciplinas, mas, também, a ser "esposas exemplares"]
in jornal de notícias

Gente simples da minha terra

Um conjunto de posts sobre as gentes desta simples e pacata vila do Luso e arrabaldes, que promete ser um sucesso, mesmo aqui ao lado no Luso: os Prós e os Contras.

Textos escritos em português de Portugal,
com a mestria a que já nos habituou o Jorge Carvalho.

Assim não, professor Marcelo

O Judas que me desculpe, mas o vídeo do Prof. Marcelo estava mesmo a pedir esta sátira.

Tá explicado.

Com 8,95% de taxa de desemprego, Aveiro é o quinto distrito do país com maior taxa de desempregados.
Contudo, a Mealhada ainda tem uma taxa de desemprego superior à média do distrito.

Pelo que ouvi na RCP (a informação, embora menos completa pode ser lida aqui), Carlos Cabral tem uma explicação lógica para isto.

A alta taxa de desempregados do concelho tem a ver com os que trabalham fora do concelho.

Eu bem que desconfiava.

Leis da rés-pública II

Decreto-Lei n.º 9/2007, D.R. n.º 12, Série I de 2007-01-17
Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional
Aprova o Regulamento Geral do Ruído e revoga o regime legal da poluição sonora, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 292/2000, de 14 de Novembro

Portaria n.º 88-A/2007, D.R. n.º 13, Série I, Suplemento de 2007-01-18
Ministério das Finanças e da Administração Pública
Procede à revisão anual das remunerações dos funcionários e agentes da administração central, local e regional e pensões de aposentação e de sobrevivência a cargo da Caixa Geral de Aposentações (CGA)

Decreto-Lei n.º 14/2007, D.R. n.º 14, Série I de 2007-01-19
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 124/84, de 18 de Abril, que regula as condições em que devem ser feitas as declarações do exercício de actividade dos trabalhadores e as condições e consequências da declaração extemporânea de períodos de actividade profissional perante a segurança social

Decreto-Lei n.º 15/2007, D.R. n.º 14, Série I de 2007-01-19
Ministério da Educação
Sétima alteração do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de Abril, e altera o regime jurídico da formação contínua de professores, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de Novembro

Portaria n.º 112/2007, D.R. n.º 17, Série I de 2007-01-24
Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social
Elimina a obrigatoriedade de efectuar a prova anual de rendimento do agregado familiar do beneficiário do abono de família

Declaração de Rectificação n.º 10/2007, D.R. n.º 19, Série I de 2007-01-26
Presidência do Conselho de Ministros
De ter sido rectificada a Portaria n.º 1357-A/2006, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, que actualiza as pensões de invalidez, velhice e sobrevivência, bem como as pensões por doença profissional dos subsistemas previdencial e de solidariedade. Revoga a Portaria n.º 1316/2005, de 22 de Dezembro, publicada no Diário da República, 1.ª série, n.º 231, de 30 de Novembro de 2006

Portaria n.º 133/2007, D.R. n.º 19, Série I de 2007-01-26
Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Define as normas técnicas e funcionais relativas à classificação, cadastro e construção dos pontos de água, integrantes das redes regionais de defesa da floresta contra incêndios (RDFCI)

Decreto-Lei n.º 21/2007, D.R. n.º 20, Série I de 2007-01-29
Ministério das Finanças e da Administração Pública
No uso da autorização legislativa concedida pelo n.º 3 do artigo 45.º da Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro, introduz alterações ao Código do IVA e respectiva legislação complementar em matéria de tributação de operações imobiliárias, incluindo a revisão do regime da renúncia à isenção de IVA na transmissão e na locação de bens imóveis

É hoje.


28.1.07

... e contra facto.

Outro comentário também merecedor de destaque.

1.º - De facto, tu és um grande mentiroso.
2.º - De facto, o teu discurso é sempre miserabilista.
3.º - De facto, tu até gostas do "show off" dos gajos.
4.º - De facto, tu não dás uma para a caixa.
5.º - De facto, precisas de um relógio novo.
6.º - De facto, o teu ódio torna-te cego.
7.º - De facto, tu não gramas o Homem.
8.º - De facto, tens de tirar as palas para ver melhor.
9.º - De facto, as tuas albardas andam demasiado pesadas.
10 .º - De facto, as laranjas que tu comes causam-te fel.

COMEÇAMOS A TER DÓ DE TI!

Arranhado por: Mula Velha
in Luso prós e contras

De facto...

Um comentário colocado no post "o prometido é devido!" do gato que entendi merecedor de destaque.

At 1/28/2007 01:04:16 PM Militar said...

Se bem me pareceu depois de tudo o que li, as declaraçoes nos jornais dos Vereadores do PSD e as do Presidente da Câmara e tambem o artigo de opiniao no Mealhada Moderna do Breeda Marques concluo o seguinte:
De facto os Vereadores do PSD chegaram atrasados.
De facto o atraso foi de 10 minutos.
De facto não deviam chegar atrasados.
De facto houve outros casos em que tambem eles foram obrigados a esperar pelo começo da reunião.
De facto ligeiros atrasos existem sempre para quem se tem que deslocar para qualquer lado.
De facto fica provado que o Cabral tem medo dos Jornalistas.
De facto isso não se percebe, porque qualquer Presidente aprecia que se fale das suas posiçoes.
De facto os Vereadores demonstram prepara-se para cada reunião ao contrário dos do PS que apenas dizem que o sim encomendado.
De facto o Cabral fechou a porta aos jornalistas o que demonstra muita fraqueza.
De facto a politica deve ser feita sem medo e com convicçoes, e ñão a esconder.
De facto ninguem desmentiu o que foi dito pelos Vereadores do PSD e pelo artigo do Breda Marques.
De facto esta Câmara tem demonstrado ausencia de rumo.
De facto os Veredadores do PSD por muito que queiram colaborar encontram sempre uma barreira.
De facto um atraso de 10 minutos não é grave.
De facto passar o periodo de antes da Ordem do Dia para o fim não é grave e não era a primeira vez.
De facto os Vereadores do PSD somam pontos cada vez que conseguem demonstrar que o Cabral é arrogante e ditador sem respeito pelas oposiçoes.
De facto o Cabral demonstra estar cansado e agarrado ao poder.
De facto quem o acompanha tem as mesmas posturas e assim Nao vamos lá.

27.1.07

Não só "porque sim"...

Embora este assunto seja de importância (que pode ser colocada em causa quando é levada a referendo), a verdade é que todos nós já nos habituámos a que os abortos aconteçam um pouco por todo o lado, sem que isso nos faça pensar sobre a sua penalização, uma vez que a lei que temos, à força de ser obsoleta, nunca – ou raramente – é aplicada.
Aqui reside o meu primeiro argumento para votar “sim”: uma lei que não é aplicada não é lei, é adereço que cobre a hipocrisia moral.

A lei não é aplicada por muitas razões e não apenas por pudor moral do nosso sistema de Justiça. Acontece, como sabemos, que a opção pelo aborto é uma decisão singular que facilmente foge a qualquer controlo. Proliferam as “clínicas” e “consultórios” particulares nos quais médicos, enfermeiros ou, embora em menor escala, curiosos realizam a interrupção da gravidez. Quase todos nós sabemos onde ir caso precisássemos de abortar.
Aqui reside o meu segundo argumento: quem quer abortar, seja em que estado de gestação estiver, pode fazê-lo, por preços que variam dependendo da carteira e, por isso, das qualidades sanitárias, abrindo para o fosso social entre pobres e ricos e todas as consequências que daí advêm e, no mesmo lance, engrossando a conta daqueles que o efectuam. A entrada de mulheres frágeis socialmente no sistema nacional de saúde, que se sentem sozinhas, pode, inclusive, levá-las a não abortarem.

Antes de passar a outros argumentos que me levam a votar “Sim” , gostava de clarificar um ponto importante, que tem sido um dos cavalos (de areia) dos movimentos do “Não”. Ninguém, em sua plena consciência, é favor do aborto e somos todos a favor da vida, que para mim é um dos grandes mistérios e milagres da natureza. O aborto não é um fim em si mesmo, mas uma decisão difícil de tomar por quem a ele recorre, mesmo mulheres que, racionalmente, tenham presente que ainda não há vida humana efectiva mas apenas em potência. Obviamente, como em tudo, haverá alguém que recorra a este meio de modo sistemático, mas isso nunca será argumento para penalizar o todo em favor da excepção. Se assim fosse, o mundo tornar-se-ia insuportável. E, por isso, ainda não compreendi o papão que se usa e abusa em relação a uma pretensa “liberalização do aborto” – alguém me pode, por favor, explicar de que é que estão a falar?

O meu terceiro argumento, transcende a moralidade, fixando-se nos aspectos biológicos. Apesar do juramento de Hipócrates, que tem sido usado por alguma classe médica (poucos) em prol do “Não”, todos sabemos o que significa, em termos latos, “desligar a máquina”. Este desligar é utilizado pelos médicos quando há morte cerebral, mesmo que outros órgãos do corpo ainda funcionem. Ou seja, em termos mais práticos, se eu tiver um acidente que me coloque numa cama em estado vegetativo, sem vida cerebral, mesmo que o meu coração ainda bata, sou considerada morta e “desligada da máquina” (que substitui, no funcionamento dos órgãos, o meu cérebro). Ora, até às 10 semanas (e penso que é até às 10 semanas porque nesta altura já se pode diagnosticar doenças como o síndroma de Down), ainda não há formação do tronco cerebral, nem sequer ainda se pode falar de feto mas de apenas de embrião; não haverá morte cerebral, mas também não há vida: há pré-vida ou, se quiserem, vida em potência (passo o exemplo, um pinhão é um pinheiro em potência). Utilizar, portanto, o argumento do juramento de Hipócrates ou mesmo o do coração que bate no ser humano em potência (batimentos que só são nítidos a partir da 14ª semana) é de uma hipocrisia imensa e de uma falta de seriedade que só serve no exercício da má retórica.

Outro argumento que tem sustentado os defensores do “Não” tem que ver, também, com a prática médica e a saúde pública em geral, extrapolando o argumento frágil da vida desde o momento de concepção. Este argumento será o da despesa pública com a saúde. Afinal, o que parece importar já não é a vida mas o dinheiro que se gastará, segundo eles, mal, com as mulheres que decidem abortar. Este argumento é tão pateta que não merece grande reflexão da minha parte, mas é também pernicioso porque nos pode levar, em última análise, à pura tecnocracia da saúde. Afinal, muitos dos que estão hospitalizados (e a gastar dinheiro ao estado) também sofrem de doenças que poderiam ter evitado (alimentação equilibrada, não fumar, não beber, praticar desporto, etc.): por esta ordem de ideias, dever-se-ia defender que estas pessoas não deviam ter a possibilidade de se tratarem nos hospitais públicos. Resta, ainda, acrescentar, que os tratamentos hospitalares, que não raras vezes obrigam a internamento, a que algumas mulheres têm de recorrer, têm origem em abortos mal realizados.

Outro argumento que anima a defesa do “Não” é que a lei que já está em vigor (curiosamente, contra o tal código deontológico médico em vigor) em relação à interrupção da gravidez é suficiente. Este argumento contradiz o tal argumento do “sim à vida”, mostrando a hipocrisia em nome não sei bem de quê. Se a lei em vigor é suficiente e esta que agora se propõe é contra vida, quer isso dizer que há vidas de primeira e vidas de segunda, quer isso dizer que uma vida de um deficiente é menor do que a vida de um embrião sem anomalias, quer dizer que o filho de uma mãe violada é de menor qualidade do que uma que não o foi. Mais: actualmente, a lei prevê o aborto legal em mulheres em risco de vida, optando-se sempre pela vida da mulher em detrimento do embrião ou feto. Se, de facto, esta gente acredita que já há pessoa humana, com direitos, como se resolve este dilema ético: a vida da mãe há-de ser mais importante do que a vida do filho porquê?
Se me aparecer alguém que, defendendo o “Não”, me diga que é contra e qualquer aborto, seja em que condições for, aí não me sentiria tão ofendida intelectualmente, mesmo não concordando com ela, por razões, para mim, óbvias.


Contudo, o meu principal argumento, que parte desta pré-compreensão deste tema complexo, que deve transcender a moral e a política, é o da capacidade de decisão da mulher. Este é um argumento difícil, mas parece-me que é aqui que reside o busílis da questão. Não querendo cair no feminismo, tão nefasto à discussão como o machismo, a verdade é que me parece que muitos são aqueles que ainda não vêem a mulher como digna e capaz de decidir. Não sou da opinião de que a mulher tenha de decidir sozinha o destino do filho que carrega, simplesmente porque a natureza dos corpos não deve ser utilizada como argumento válido (nem nesta questão, nem na que anima as teorias do “sexo forte” – aliás, parece ser esta confusão entre o natural e o humano que está na base, não só, de todas as diferenças do género, desde antes da Bíblia, mas também de todas as xenofobias e racismos). Contudo, é no corpo da mulher que se concebe a vida e será dela sempre a última decisão, isolada ou acompanhada. Posto isto, a questão de optar pelo “Não” é dizer às mulheres do país que não podem interferir no seu próprio corpo e, porque não somos apenas corpo, na sua vida enquanto cidadãs. O “sim”, pelo contrário, dá a possibilidade às mulheres de escolherem por si, enquanto cidadãs responsáveis. Este filme já o vimos quando surgiu a pílula contraceptiva, que foi motor da emancipação da mulher.
Quando os defensores do “Não” argumentam que as mulheres não têm capacidade de decidir e quem aborta está a ser irresponsável, está a dizer, também, que essas mulheres devem ter a criança mesmo sendo mulheres irresponsáveis e, provavelmente, péssimas mães. E, aqui, caímos num outro preconceito: que as mulheres, por serem parturientes, serão boas mães. Como sabemos isso é mentira: há mulheres que infligem sevícias aos filhos, que os violam, que os negligenciam, da mesma forma que homens.
E, perante isto, já oiço os defensores do “Não”, tal quando aquando do referendo de 98, que há instituições que podem tomar conta das crianças, como se tudo isto fizesse parte de um romance cor-de-rosa e não estivéssemos a falar da mesma realidade social.

É por ser pela vida, não a qualquer preço, mas com dignidade, como o disposto na Declaração dos Direitos Humanos, que votarei “Sim” no dia 11 de Fevereiro. No entanto, como reconheço capacidades intelectuais a muitos dos que votarão “Não”, mesmo entre amigos e pessoas que admiro, gostaria de ouvir apenas um argumento válido, sem resquícios de moralidade bacoca, para, pelo menos, reconhecer alguma seriedade neste debate.


(Por moralidade bacoca entendo a falsa moralidade e não propriamente a veiculada pela religião católica. A Igreja é um todo que vai além da sua posição oficial, existindo várias alas e várias posições tanto em relação a esta questão como em relação à contracepção, eutanásia ou mesmo opções sexuais. Lamento, no entanto, e enquanto cristã, as posições que têm vindo por parte de alguns responsáveis religiosos do país, que equiparam o aborto à pena de morte e falam de excomunhão.)
.....
Só depois de escrever este texto, li o post do Gato em relação a este tema. Compreendo muito bem o que sente, mas há que não misturar as coisas. O drama de um aborto, seja voluntário seja espontâneo, reside no facto de imaginarmos a vida em acto quando ela ainda é potência; explico-me: quando uma mulher está grávida e perde ou interrompe essa gravidez a dor que sente será a de imaginar como seria essa criança (o seu sorriso, as suas mãos, o seu futuro), mesmo que essa criança ainda não exista. Da mesma forma, quando olhamos para alguém, criança ou adulto, e imaginamos a sua não-existência, estamos a incorrer num erro lógico: se ela nunca tivesse existido nunca teríamos de pensar na sua inexistência. É normal e humano que, no caso apresentado pelo Gato, se pense que era um erro não ter tido aquela criança, mas, sejamos claros, só assim pensa e sente porque essa criança está aí, efectiva, e não como mera possibilidade (aliás, bastava o momento de concepção ser diferente para já não ser essa criança mas outra). Penso que não conseguir diferenciar isto com clareza é o que leva muitos a votarem contra a despenalização do aborto; de facto, se fizermos esta confusão quem aborta parece ser o pior dos verdugos.

Ela também acreditava, e você?

Telepatia
Silêncio calma
Feitiçaria
Da tua alma

Passo a passo
Sem ter medo
Abrimos, soltámos
O nosso segredo

E a sorrir
Devorámos o mundo
Num abraço
Tão profundo

Telepatia
Sem contratempo
Deixei-te um dia
Num desalento
E eu sonhava
Existia
Pra sempre pra sempre
Foi pura poesia

Sem pensar
Não vi-te, passavas
Pelo meu corpo
Não ficavas

Telepatia
(falado)
Minha querida eu soube sempre
Eu já sabia que te ia conhecer
Minha querida era fatal
Fiz tanta força
Para isto acontecer
És tão bonita meu amor
Eu não te queria perder
Já sei, adivinho
O que estás a pensar
Vim do outro lado do mar
Talvez um dia volte, não sei
Mas penso em ti, acredita
Adivinhei-te em segundos
Quando jurámos eternidade

E a sorrir
Devorámos o mundo
Num abraço
Tão profundo



PS: Esta música está à venda nos mais variados sites. Comprem já.

Pura diversão:

http://www.vote117.com/dancing.php?id=305&md=1169910131820

40 000

40 000 espreitadelas.
Obrigado. Voltem sempre.

O prometido é devido!

Tinha prometido um post a um amigo meu (que às vezes até manda umas "bocas" fixes) para falar do assunto PSD-Mealhada e o seu trajecto, mas só hoje consegui por o computador novamente a trabalhar e já verifiquei que o entretanto o Jerico já escreveu sobre o assunto. No entanto, e porque faço questão em honrar as minhas promessas, cá vai:

1º - O Caso do atraso para a reunião da Câmara: Nada a dizer! Quem é interessado num determinado assunto deve, pelo menos, CUMPRIR HORÁRIOS! Quem não é capaz de o fazer, demonstra incapacidade em gerir o seu próprio tempo e consequentemente, demonstra total incapacidade de gestão. O PSD-Mealhada, demonstra com este tipo de atitudes, total (ou pelo menos, parcial) incapacidade de algum dia poder vir a ser uma alternativa democrática para a presidência da Câmara.

2º - O Caso Jorge Franco: Pelo amor de Deus!... Tenham juizo! Querem então dizer que foi com o voto dele que a aquisição foi aprovada? Querem então dizer, que se não fosse o voto dele a aquisição não se teria concretizado? Querem então dizer que votaram contra e foi esse senhor que "vil e ardilosamente" previu com dois anos de antecedência todo esse filme?... A ser verdade, e uma vez que não houve nenhum prejuizo para a Câmara (nem para ninguém, a não ser - pelos vistos - para o PSD), só tenho de ficar feliz de pelo menos haver uma pessoa na Câmara com capacidade de antecipação a longo prazo. Tenham vergonha, meus caros senhores! Se é só isso que conseguem fazer como oposição, então as minhas dúvidas sobre uma possivél alternância democrática, caem definitivamente por terra.

3º - Já agora, proponho aqui, que se faça uma "vaquinha" do tipo OFEREÇA UM SACO DE CIMENTO COLA, a favor da Junta de Frequesia da Mealhada (é PSD, não é?). O objectivo é ajudar a malta a colar as pedras de xisto dos muros da "Alameda da cidade". Ou vai coninuar a parecer, a quem por lá passa, que a Mealhada é uma cidade a cair aos bocados.

4º - Finalmente, descobri durante a passada semana, que tenho poderes sobre-naturais e que até já consigo escrever posts por telepatia. Até de férias, no meio de uma montanha, sem telemovél e com gente à minha volta, eu consigo escrever (e com vários nicks, até)... Qualquer dia ainda mudo-me para o entroncamento, ou qualquer outra terra onde haja mais fenómenos tipo "Twilight zone", como estes... enfim

Touché....

26.1.07

Festa da Taça - Futsal


















Sabado pelas 17H00 no Pavilhão Municipal de Luso grande jogo: Atletico - Travassô
3ª eliminatória da Taça Distrital de Futsal. Em disputa o acesso à Final-four da respectiva taça.
Aparece. Vem apoiar o Atletico

Para ler em silêncio
durante o fim-de-semana


de Pacheco Pereira, no Abrupto

Olh'ó pantemineiro!!!

- Quem? O Alberto da Ponte?
- Não. O Alberto da Pante... da panteminísse.
- Aaaahh, esse...

Políticos domesticados

"político que se deixa domesticar, que na sua consciência não vê ofensa grave à expectativa que se pôs nele, deve ser remetido para o escalão dos animais domésticos"

frase do Eng. João Cravinho no público

25.1.07

Concurso de montras. Lembram-se?

A minha montra

Enquadrado no Programa de Modernização do Comércio Tradicional, abreviadamente MODCOM (MODCOMTRA não soava bem), previa-se um concurso de montras em Novembro, que foi adiado para Janeiro.
Mas estou com uma dúvida: É Janeiro deste ano?

Mais uma pedrada na tola!!!

"O Tribunal Administrativo e Fiscal de Almada decidiu suspender a queima de resíduos perigosos (co-incineração) na cimenteira da Secil no Outão (Arrábida) até a realização da avaliação de impacte ambiental. É a segunda derrota do Governo, depois de Souselas, o que faz com que a co-incineração esteja proibída no país até nova decisão judicial."
in jornal de notícias

Ainda não entendi qual o melhor processo de eliminação dos resíduos tóxicos, pelo que tenho alguma dificuldade em perceber quem tem ou não razão. E também nem sabemos quando este processo irá terminar e como irá terminar.

Mas, nesta luta entre David e Golias, confesso que me dá um gozo tremendo ver o Golias levar umas pedradas na tola. Não, por pena dos Davids, mas por não gostar de Golias que teimam em passar por cima de tudo e de todos.

Estranha alergia

O presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, já reagiu à entrevista de Álvaro Miranda, presidente da Associação de Carnaval da Bairrada, no programa “À conversa com”, da RCPfm e Jornal da Mealhada
in RCP

Não sei se já repararam, mas tem sido uma coisa impressionante. Quando há uma entrevista na RCP, um ou dois dias depois, há uma reacção no executivo da Câmara Municipal da Mealhada.
Uma espécie de alergia semanal. Há uma entrevista e... um ou dois dias depois pumba!! Alguém fica com urticária e espirra ou tosse.
E o curioso é que só afecta o núcleo muito restrito das pessoas, que orbitam em torno do presidente. O que nos leva a deduzir que existe algo naquele grupo que o torna mais sensível e vulnerável aos pólens exteriores. Algo contagioso até. A sorte é que o estado de quarentena adoptado pelo presidente em relação ao mundo exterior tem evitado a propagação desta maleita.
Mas tenho a impressão que isto já não passa com pomadas.

Deixo aqui um excerto de um folheto que poderá ser útil para resolver este estranho caso de alergia.

Portanto, se não souber exactamente qual é o problema consulte o seu médico ou farmacêutico.

Aceitam-se apostas

Atendendo à vaga de assaltos imparável que nos últimos dias tem assolado o concelho da Mealhada e que parece incontrolável, a questão que se coloca é:

Esta noite vai ser uma igreja ou uma junta de freguesia?

24.1.07

Os arrufos e as queixinhas do PSD

Pela comunicação social ficamos a saber que o PSD apresentou queixa no Ministério Público contra António Jorge Franco por este alegadamente ter violado o princípio da imparcialidade, na aquisição de um imóvel pela parte da Câmara, por ter participado como perito nomeado por esta, na avaliação do imóvel na qualidade de técnico e posteriormente ter participado na aprovação dessa aquisição, como vereador.

Para efectuar a avaliação do imóvel em causa:
- o dono do imóvel nomeou um perito da sua confiança para defender os seus interesses.
- A Câmara (parte interessada no imóvel) nomeou um perito da sua confiança para defender os seus interesses.
- Foi também nomeado um terceiro perito independente (Um árbitro, imparcial e aceite por ambas as partes).

O perito nomeado pela Câmara, para defender os seus interesses, entre várias opções possíveis, certamente, foi António Jorge Franco, naquela data, avençado pela Câmara.
Esta avaliação terá decorrido em 2004. Nesta data António Franco não era vereador e como tal não estava sujeito ao princípio de imparcialidade. (mas mesmo que fosse estaria no processo de avaliação como defensor dos interesses da Câmara)

Em finais de 2006, António Franco participa na votação para aquisição do imóvel por parte da Câmara. Participa como vereador a tempo inteiro e agora, sujeito ao principio de imparcialidade. E portanto votou sobre um imóvel já avaliado 2 anos antes.
Isto viola algum princípio de imparcialidade? A sua participação na votação lesou os direitos de outro? Se sim, em que medida?
Naquilo que esta simples análise dos factos me diz e em consciência não vislumbro nada que possa constituir uma violação dos princípios da imparcialidade, ou que represente algum procedimento lesivo de alguém.
Mas o Ministério Público, na posse de todos os elementos, será naturalmente a instituição indicada para esclarecer esta questão.
Aquilo que o Ministério não esclarecerá e que o PSD tem a obrigação de fazer perante os munícipes é explicar quais foram afinal as pessoas ou instituições lesadas com esta questão e quais são concretamente os objectivos que pretende atingir com esta atitude.
Para golpes baixos já chegam os do presidente da Câmara.

Entrevista com Álvaro Miranda

"Álvaro Miranda, presidente da Associação de Carnaval da Bairrada, foi o convidado do programa “À conversa com”, da RCPfm e Jornal da Mealhada, transmitido ontem à noite."

Ouviu-se a entrevista e pode ler-se esta informação na RCPfm mas...
estranho e lamento que não tenha sido publicada no Jornal da Mealhada, quebrando-se uma fórmula que já era um sucesso e uma mais valia para o jornal.

Futsal - 12ª jornada

ResultadosClassificação
Post, para colmatar uma falha(??) dos nossos jornais locais.

Já agora, aproveito para felicitar o Atlético pela campanha que tem feito e em especial o presidente Cecílio Pereira por integrar os nomeados para a Gala do Desporto.

A BTL arrancou hoje

"A edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), maior certame nacional do sector, arranca esta quarta-feira, nas instalações da FIL, Parque das Nações."
in diário digital

A Junta de Turismo do Luso apresenta-se com uma mostra de produtos e das potencialidades turísticas da nossa região.

De fora fica o afamado Leitão da Bairrada, por falta de interessados em participar neste certame. O costume.
Para colmatar esta falha, pode ser que Águeda apresente o tão apreciado pitéu. Ou na falha desta talvez Coimbra... ou o Algarve.

Malta fixe!

Um blogue para descontrair, feito por jovens do Luso e Mealhada.
Em resumo, um blogue feito por:

23.1.07

Estão à espera de quê?

clica em cima para actualizares o teu blog ou veres as novas funcionalidades


Infelizmente nem todos os blogues podem ser actualizados para a nova versão.
É o caso do Amo-te Luso, que vai ter de aguardar mais um pouco, por se tratar de um blogue colectivo. Mas como não somos invejosos, aqui fica a informação, para que possam actualizar os vossos blogues.

Só pra homens...

Assunto: SIM ou NÃO no referendo sobre o aborto.

Escrevo este post sobre o aborto, pois de facto, ainda não consegui formar uma opinião definitiva sobre o meu sentido de voto. Espero que, alguns comentários possam ajudar-me a tomar a melhor das decisões.

No anterior referendo votei "Branco". Pois na altura, pareceu-me que, enquanto homem, não me deveria emiscuir num assunto que afecta as mulheres na primeira pessoa. Mas confesso que, quando venceu o "Não", me senti satisfeito. Não sei se por influência da educação cristã, se por qualquer outra ordem de razões, o facto é que me senti satisfeito.

No entanto, anos passados, fui obrigado (porque não tinha escolha) a conviver de perto com uma situação que não desejo a ninguém: pediram-me a opinião: "Achas que a minha mulher deve abortar?" - perguntou-me uma pessoa da minha família. Passo a explicar - uma senhora da minha família estava grávida e feliz quando às 12 semanas lhe foi diagnosticado um virus no feto. Depois de consultar os mais variados especialistas em Portugal, o diagnóstico era unânime: Deficiência profunda e epilépsia - Todos os que tiveram de conviver de perto com este diagnóstico se sentirem profundamente tristes e impotentes e a todos (repito: a todos), passou pela cabeça a hipotese da interrupção voluntária da gravidez. O problema é que entretanto já tinha passado mais algum tempo, e já só em França seria possível efectuar tal operação e incorrer num crime em Portugal. É triste mas foi assim que aconteceu. É triste, mas com a nova lei, o problema mantén-se, uma vez que se trata de uma despenalização apenas até às 10 semanas (10 semanas e um segundo, já é punido com prisão)

No entretanto, em conversa com alguns especialistas da Universidade de Lisboa, foi alvitrada a hipotese de um tratamento anti-viral desenvolvido na Belgica, mas cujos resultados seriam incertos, dada a extensão de lesões no cortex cerebral do bebé. A mãe tomou a opção de não abortar, o que nos deixou a todos preocupados mas ao mesmo tempo aliviados por não termos de opinar sobre a vida de uma criança.

O tempo passou, a criança nasceu e, por puro milagre, mau diagnóstico ou mera sorte, nasceu perfeitinha e sem nenhum problema de maior.

Hoje, cada vez que brinco com ela, tenho vergonha de algum dia, me ter passado pela cabeça, aprovar que lhe tirassem a vida. Quando ela for mais velha, faço questão em, lhe explicar tudo na esperança de ser perdoado, pois naquela altura parecia-me a solução mais fácil e cómoda.

Desculpem o desabafo, mas algumas vezes, vale a pena explicar certas coisas, antes de pedir uma opinião.

Obrigado

A telenovela Esmeralda ou
a merda dos media que temos

Muito mal vai um país, onde grande parte dos media faz omissões facciosas e empolamentos artificiais das notícias, chegando ao ponto de manipular a opinião pública e tentar sobrepôr-se às decisões dos tribunais.
O texto integral do acórdão do Caso Esmeralda

A igreja da Mealhada foi assaltada
a semana passada.

Mesmo ao lado da GNR. Já não há civismo.
Mas as beatas podem ficar descansadas.
Não levaram o Padre Abílio.

Linguas Latinas

Confesso que estou a pensar em mudar de nick e começar a escrever em castelhano. Ou romeno (só para ser diferente).

Touché...

E tu. Já usas o Firefox?

A Mozzila lançou em finais de Novembro, a versão Firefox 2. Trata-se de uma evolução do Firefox, que é um browser (navegador) tal como o Internet Explorer ou outros.
Juntamente com uma conta do Gmail permite criar inúmeras funcionalidades. Eu já não o dispenso.
É gratuito e para o carregar basta clicar na figura e seguir as instruções.
O único senão que encontrei até hoje é o facto de ainda existirem alguns (raros) sites que perdem algumas das suas funcionalidades neste browser. Só por isso mantenho também o Internet Explorer.

(já agora preciso da vossa colaboração: quando abro a página do amoteluso no Internet Explorer, a barra lateral com os vários links surge ao fundo. Com o Firefox a página está perfeita, com a barra no cimo. Isso também vos acontece?)

22.1.07

Inquéritos esclarecedores...

Está aí o upgrade do Simplex
Chama-se Simplex 2007

Trata-se de uma nova etapa na implementação das medidas de desburocratização pública e até poderia chamar-se:
Simplex 007, com ordem para matar... a papelada.

"Pedir uma certidão de nascimento para efeitos de abono de família, para requerer um bilhete de identidade ou para abrir um casamento. Ir a uma escola ou universidade pública buscar um certificado de habilitações para juntar a uma candidatura a um emprego na Função Pública. Estes são alguns exemplos de gestos que custam tempo e dinheiro, mas serão eliminados com a aplicação do programa Simplex 2007, que será apresentado sexta-feira."
saiba mais in jornal de notícias


O referendo, um padre e a sua opinião

"Numa questão tão delicada, com a vida e a morte em jogo, não se pretende que haja vencedores nem vencidos, mas um diálogo argumentado, para lá da paixão e mesmo da simples compaixão."
de Anselmo Borges, padre e professor de filosofia

Uma opinião a ler com atenção na integra aqui.

Em construção. Tentaremos ser breves

Esta é a informação que me aparece quando clico em obras.
Nunca esta informação assentou tão bem na página de um site.
Nem precisam de actualizar a página.
Só é preciso informá-los que a Expo já acabou.

O Alberto da Fonte balbuciou qualquer coisa...

... no Adelo.

(comentários , só lá)

Lombas, discussões vazias e música clássica:

Peço desculpa sobre o meu silêncio durante os últimos tempos, mas foi-me de todo impossível blogar durante a última semana. Hoje, detive-me o tempo suficiente sobre o assunto da semana, que tantas vozes (algumas, sem educação) conseguiu levantar: LOMBAS

Sobre este assunto, já tive oportunidade de escrever vezes sem conta, nos mais variados canais e a resposta foi sempre: NADA!

Toda a gente sabe a velocidade a que muitos automobilistas entram na rotunda do Casino. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que há muita gente que não respeita os semáforos da estrada de Viseu e que lá passam a velocidades acima de 100 Km/h para passarem antes de cair o vermelho.Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que raros são os que cumprem o limite de velocidade dentro da Lameira de S. Pedro. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que há muita gente que não respeita os semáforos do Alto da Maia. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente conhece a quantidade de acidentes que ocorrem na curva no final da recta de várzeas. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que continua a haver automobilistas a fazerem a Avenida Navarro em contramão ao descerem a partir da rotunda dos garrafões. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que em Cantanhede, Santa Comba, Penacova, Óbidos, Sintra, Queluz, Caramulo, etc, etc, etc, HÁ LOMBAS devidamente calibradas (algumas), que visam a redução (e o conseguem) da velocidade dos automobilistas mais distraidos ou apressados.

Toda a gente sabe que a gravidade de acidentes que possam ocorrer a grandes velocidades, são por certo mais graves que uma jante empenada, uma suspensão partida ou até o orgulho ferido.

Toda a gente sabe, que no sentido de forçar o cumprimento de determinadas regras de trânsito, a única coisa que tem sido feito, é a colocação de semáforos de detecção de velocidade. Agora digam-me: acham que quem não cumpre os limites de velocidade e que não tem noção do perigo em que faz incorrer os outros, liga alguma coisa a umas "luzitas" penduradas em postes?

Sejamos coerentes: A introdução de zonas calcetadas com dimensões adequadas de modo a não colocar os veículos em risco, mas que obriguem definitivamente à redução da velocidade, seriam ou não de executar? Eu penso que sim, mas já estou rouco de tantas vezes pedir a mesma coisa. A resposta é normalmente um sorriso, uma "palmadinha nas costas" e uma frase do tipo "Vamos ver!"

Não tenho (de todo) a pretensão de ser a única pessoa a tentar encontrar uma solução para o assunto, mas às vezes confesso que me sinto como se estivesse mesmo a pregar no deserto (de ideias).

Se não se podem por lombas, cavem-se buracos, ponham-se jactos de água, gajas nuas, cerveja à borla, ou o raio que os parta, mas: FAÇA-SE ALGUMA COISA ! (ou então assumam públicamente as responsabilidades pelo que possa acontecer)

Já estou farto de dizer: Touché...

Habemus professor

E ao décimo nono dia após o pedido de baixa, eis que surge finalmente um professor para a turma do 4º ano da Escola do 1º Ciclo do Luso.
ALELUIA

A JSD ainda existe?

Bruno Coimbra a concorrer em lista única foi reeleito para a presidência da Juventude Social Democrata do concelho da Mealhada, com uns parcos 18 votos num universo de 124. Mesmo tratando-se de uma lista única, denota muito desinteresse.
Numa visita ao blog da JSD da Mealhada, dizem-me que estão on-line e que está na hora. Se estão on-line não parece nada, porque nem música nos dão. Quanto à hora nem tudo estará perdido. Confirmei que pelo menos o relógio funciona.

21.1.07

Notícias do Luso

Ahhhhhhhh!!! Finalmente novidades sobre a nossa terra.

Se alguém souber quem é o dono da tenda que está montada há várias semanas na Fonte de S. João, por favor diga-lhe onde é que fica o parque de campismo do Luso.

Despacho de Maria Morgado sobre Pinto da Costa já está disponível na net

Apesar de sujeito ao segredo de justiça, o despacho de Maria José Morgado, que reabriu o processo de inquérito a Pinto da Costa já está disponível na net.
(Leia-se a notícia por exemplo aqui)

Mas nem percebo porque é que isto é notícia. É que além de já ser habitual, desde quando é que uma mulher é capaz de guardar segredo?

(tou a brincar...)

20.1.07

Afinal correu tudo como previsto

"O Ministério da Saúde não vai avançar com o inquérito aos socorros prestados à vítima de um acidente de viação na zona de Odemira, na semana passada, que acabou por morrer depois de sete horas de espera pelos socorros adequados."

A justificação surge na sequência das declarações:
"A tutela considerou que os cuidados de saúde e de emergência médica realizados "foram correctos e cumpriram as normas e orientações de serviço".

Bom fim-de-semana
e agasalhem-se que vem lá frio.

19.1.07

SPA à moda da bairrada

Acabámos de receber uma informação dada pelo próprio Alberto da Fonte, em pessoa, ele mesmo, himself, onde ficámos a saber que os planos de remodelação e revitalização das Termas de Luso, apostam num SPA de nível internacional, mas com características muito próprias que se identifiquem com o espírito inovador que caracteriza a empresa e sobretudo que se identifiquem com a Região da Bairrada.
Ainda de acordo com o Alberto (Beto para os amigos mais próximos), esses planos, que apresentam duas alternativas de modelos de SPA, já estão feitos desde os tempos do projecto LUSO 2007 e só não foram ainda apresentados porque a administração gostou tanto dos dois modelos de SPA, que não consegue decidir-se por um.
Se o SPA do Vinho da Bairrada ou o SPA do Leitão da Bairrada.

Há coisas que não se podem dizer...

..e é por estas e por outras que eu prefiro escrever.

Porque hoje é dia de feira...

... estive numa fila de carros em Santa Luzia, na EN. Nº1 , num pára arranca durante 27 minutos.

18.1.07

O que está a dar é lombas...

Tomem lá umas quantas lombas perigosíssimas...
...daquelas que dá vontade da malta se estampar ao comprido...
... todos os dias.

Lamentável

Esta foi a melhor palavra que o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, encontrou para classificar uma descarga de efluentes suinícolas registada esta Quarta-feira à noite na ribeira dos Milagres, em Leiria...
... mas "assegurou que existem mecanismos legais para tratar a questão."
in publico

Valha-nos isso sr. ministro. Sempre dormimos mais descansados.


E já agora.. Nós, que não somos governados por porcos, mas devemos muito a eles (aos porcos... e aos que nos governam também, verdade seja dita), como é que estamos ao nível do tratamento de efluentes das nossas suiniculturas?

Nove meses depois...

Passaram nove meses da data de adjudicação da obra.
Faltam 90 dias para a conclusão do prazo de execução.

Quase 40.000 visitas. d.c.(*)

(*) - d.c - depois do contador

Ao leitor nº 40.000 do Amo-te luso oferecemos esta maravilha alusiva ao blogue.


Para o receber basta indicar o email, para lhe enviarmos o prémio pelo correio.
Livre de taxas e imposto de selo.

Ainda as lombas... ou
Outra boa oportunidade para...

"Alguns moradores, segundo o Jornal da Mealhada pôde apurar, sentem-se assustados com o número de acidentes que tem acontecido à sua porta..."
in Jornal da Mealhada

Mas António Jorge Franco, vereador da Câmara Municipal da Mealhada parece estar de consciência tranquila:
"Na Mealhada, no São Romão, na estrada para o Travasso e na Rua de Santo António, para Grada, têm ocorrido acidentes pelo facto de as pessoas não respeitarem o Código da Estrada."
Pronto, está esclarecido. Afinal são as pessoas que não respeitam o Código da Estrada. Mas só algumas. As de Silvã, Carqueijo, Mala, Quintas de Mala e Pedrulha, onde também foram colocadas rampas, são respeitadoras do Código de Estrada. Gentes que frequentaram outras escolas certamente.
E acrescenta:
"As lombas estão devidamente sinalizadas, foram feitas de acordo com as regras e como há tantas por esse país fora."

Como se este país, onde a maioria das rotundas, passeios, caminhos e estradas municipais são "desenhadas" pelos vereadores e presidentes das autarquias, estivesse cheio de bons exemplos para alguma coisa. Francamente.

Uma boa oportunidade para estar calado

"No boletim distribuído aos fiéis na missa do passado domingo, o responsável pela Paróquia de Castelo de Vide escreveu que "os cristãos que votarem "XXX" [no referendo de 11 de Fevereiro] incorrem numa excomunhão..." e acrescenta... "e os que se abstiverem de votar cometem um pecado mortal gravíssimo que os irá impedir de participar na missa".
in jornal de notícias

Há pessoas que ajudavam mais as suas causas se estivessem caladas. E continua.

17.1.07

UM POUCO DE POESIA



















Um pouco de mim...
Já me escondi de um amor por medo de vivê-lo,
Já senti um grande amor sem ter como escondê-lo...
Já segurei nas mãos de alguém por estar com medo,
Já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos...
Já expulsei pessoas que amava de minha vida,
Já me arrependi por isso...
Já passei noites chorando até pegar no sono,
Já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos...
Já acreditei em amores perfeitos,
Já descobri que eles não existem...
Já amei pessoas que me decepcionaram,
Já decepcionei pessoas que me amaram...
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou,
Já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir...
Já menti e me arrependi depois,
Já falei a verdade e também me arrependi...
Já fingi não dar importância a pessoas que eu amava,
Para mais tarde chorar quieta em meu quarto...
Já sorri chorando lágrimas de tristeza,
Já chorei de tanto rir...
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena,
Já deixei de acreditar nas que realmente valiam...
Já tive crises de riso quando não podia...
Já senti muita falta de alguém,
Mas nunca lhe disse isso...
Já gritei quando deveria calar,
Já calei quando deveria gritar...
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns,
Outras vezes falei o que não pensava para magoar outros...
Já fingi ser o que não sou para agradar uns,
Já fingi ser o que não sou para desagradar outros...
Já contei piadas e mais piadas sem graça,
Apenas para ver um amigo mais feliz...
Já inventei histórias de final feliz
Para dar esperança a quem precisava...
Já sonhei demais,
Ao ponto de confundir com a realidade...
Já tive medo do escuro,Hoje o escuro é meu refúgio...
Já caí inúmeras vezes achando que não iria me reerguer,
Já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais...
Já liguei para quem não queriaApenas para não ligar para quem realmente queria...
Já corri atrás de um carro,
Por ele levar alguém que eu amava embora...
Já chamei por minha mãe no meio da noite para fugir de um pesadelo,
Mas ela não apareceu eo pesadelo ficou maior ainda...
Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri mais tarde que não eram;
Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim... Não me dêem fórmulas certas,
Porque eu não espero acertar sempre...
Não me mostre o que esperam de mim,
Porque vou seguir meu coração!...
Não me façam ser o que eu não sou,
Não me convidem a ser igual,
Porque sinceramente, eu sou diferente!...
Não sei amar pela metade,
Não sei viver de mentiras,
Não sei voar com os pés no chão...
Sou sempre eu mesmo,
Mas com certeza não serei o mesmo para sempre...

GARGALHADAS!



Confesso! Tenho andado mole e desisti um pouco de andar atento ao que me rodeia!
Deixa andar! É o que todo o Mundo parece pensar e eu decidi ser também um simples cidadão do Mundo!
Entretanto, pronto! Lá tenho que engolir mais uma "sapada" daquelas!
Luisão. o craque(?) benfiquista é apanhado com uma pielazinha!
Polícias, juízes e sentenças? 40 DIAS DE TRABALHO COMUNITÁRIO!
EH EH! HI HI! CÁ CÁ!
Só mesmo para rir!
Aliás, neste momento, rir mais do que isto, só mesmo com a genial tenda da Fonte S. João!
E eis que regresso ao meu silêncio! Mais vale!

PARA CONSTAR


'SOLEDADES DO BUÇACO'
Bernarda de Lacerda (1595-1644) publica um livro de poemas, em 1634, "Soledades do Buçaco", que é considerado o "primeiro registo poético sobre o Buçaco".
Escrito em castelhano, ocasionalmente em português e italiano, além do valor poético referido, é "um repositório de informações" preciosas sobre arqueologia, geologia, botânica, ambiente paisagístico, etc.
Com dedicatória às Religiosas Carmelitas Descalças do Convento de Sto. Alberto de Lisboa, "porque Vª Ms não podem ver as perfeições do Seu Deserto de Buçaco, as quis eu mostrar nesta breve descrição", o livro de Bernarda de Lacerda é importante e valioso.

A verdade dos factos

Na edição desta semana do Jornal da Mealhada vem um comentário do Sr. Presidente da Câmara (que também pode ser lido aqui), que reza assim:

[O presidente da Câmara afirmou ainda: “A reunião estava marcada para as 14h 30m. Aguardei até às 14h 40m. Às 14h 45m entrou o vereador Breda Marques, quando já tínhamos começado, e voltou a sair por curto período de tempo. Às 14h 50m entrou o vereador Carlos Marques. Às 15 horas, depois de corrigida a acta, foram abertas as portas ao público e aos jornalistas. Às 15h 15m entrou o vereador João Pires. Esta é a verdade dos factos]

Portanto vamos ver se percebi:
Às 15.00 horas estavam todos presentes excepto o vereador João Pires.
Esta reunião que é pública por imposição legislativa (e só por causa disso), abriu as portas ao público às 15.00 horas.
Ou seja: Para o público a reunião começou oficialmente às 15.00 horas sem a presença do vereador João Pires.
E não houve Período Antes da Ordem do Dia, porque a reunião já tinha começado às 14.40h... à porta fechada.

As lombas do Reconco no Youtube



Nas filmagens, o veículo aproximou-se desta rampa a uma velocidade próxima dos 50Km/h, respeitando a única limitação de velocidade existente antes da lomba (não visível no video)
Obviamente, a rampa foi transposta a uma velocidade bem menor (abaixo dos 20Km/h)

Este vídeo revela alguns pontos que não respeitam as regras contidas na norma técnica referida num post anterior.
Por exemplo:
- Não há sinalização no pavimento do início da lomba (constituído por quadrados alternados, com 0,5mx0,5m);
- A sinalização vertical de indicação de lomba não está entre os 150 e os 300m da lomba (em alternativa deveria ter uma placa a indicar a distância);
- A iluminação pública, na zona da lomba é insuficiente, agravando os riscos durante a noite;
- Esta lomba surge no início de uma zona urbana e após uma estrada sem quaisquer dispositivos prévios de acalmia de trânsito (A localização das lombas obedece a critérios importantes, definidos na norma técnica, que foram completamente ignorados)
- Não existe indicação de velocidade aconselhada (para estas lombas normalmente é de 30Km/h)(é utópico passar nesta lomba a 50Km/h)

A velocidade aconselhada deve garantir que não ocorram danos nos veículos ou pessoas que transponham a rampa dentro dessa velocidade. Na ausência dessa indicação, ou se a velocidade aconselhada for excessiva, os danos são da responsabilidade da entidade responsável pela instalação da rampa.

Não se resolve um risco, com medidas que geram outros tão ou mais graves. É uma regra básica de segurança.

Já fiz o meu serviço público. Agora a câmara que faça o seu, como deve ser.

Só neste país

Uma turma da escola do 1º ciclo do Luso está sem aulas desde 3 de Janeiro, data em que o professor da turma apresentou uma baixa por 30 dias.
Seguindo os trâmites necessários e os novos procedimentos legais, implementados pelo Ministério da Educação, o processo de colocação de um professor substituto demora uma média de 20 dias.

Em resumo: Demora-se 20 dias para substituir uma baixa de... 30 dias.

(Como isto é surreal, mas grave já volto a este assunto...
mas só daqui a 20 dias, pode ser? )

... entretanto, mais notícias no público

16.1.07

LusoClássicos.....Momentos Únicos

Eucaliptal do Dr. Alberto

Vocês costumam falar no parque de estacionamento na Avenida, mas de acordo com o futuro PDM, o eucaliptal é para ser urbanizado.
Resta saber como é o vai ser?
Eu apostava talvez na seguinte hipótese.
Isto pondo-me no lugar do dono do prédio, pedia ao Sr Serra para fazer estas estradas e depois vendia alguns lotes.
Sempre dava mais que os eucaliptos.

Projecto de PDM futuro


Possivel urbanização a fazer

Para os clientes dos Prof.s Chibangas
e demais mestres do oculto e da "adivinhação"

para parrrtir a moca a rrrir




(prrrimeiro deixa carrrregar bem o video, stupido.)

Não sei o que pensam sobre
o rei do carnaval, mas...

... eu acho a rainha muito gira.

(foto delicadamente raptada daqui )
(Literalmente raptada. Até deixou de aparecer no site)

15.1.07

Alguém entende?

No início, a Direcção dos Bombeiros da Mealhada, não pretendia reconduzir o comandante, por este não se entender com os bombeiros.
Agora, que a comissão arbitral deu razão ao comandante, a Direcção dos Bombeiros demite-se, por alegadamente não se entender com o comandante.
Será que ninguém se entende?

Precisa-se de legenda para esta foto ...

Por falar em areia...
dunas outra vez


Afinal o Carlos Sousa não perdeu o navegador e eles até se riram do episódio.

Mas não me lixem...
...pode não ter perdido o navegador mas onde é que se meteu aquela malta toda da TMN?

O POVO


Boas tardes a vocemecês.
Onte á noite taba o oubir a telbisão e tabam uns senhores bem falantes a descutir já num sei bem o quê, pois támem num tibe muito atento, mas a dada altura alguém disse umas cousas e que me pensar e aixo que o diabo do home tem alguma razão.
Fiquei curiosa e fui a reber a história de Portugal cum a ajuda da Jaquina e do meu Zeca.
Desde a sue fundação, Portugal tebe 34 monarcas 32 Reis e 2 Rainhas, isto em 782 anos de Monarquia.
Despois em 93 anos de Republica tebe 16 Presidentes da Republica, já nem bou falar dos Primeiros Menistros.
Ora atão o que me fez pensar foi, desde o ano 1128 data em que o primeiro responsável pela biolencia doméstica em Portugal, assumiu os destinos deste país, até aos dias de hoje o nosso Portugal foi sempre um pais de oportunidades perdidas.
Dezia lá o senhor e muito bem, que Portugal tebe os descobrimentos e daí todas as riquezas por eles proporcionadas, tebe colónias riquíssimas e tebe mais recentemente os fundos da União Europeia, e que o resultado final foi sempre o mesmo alguém beneficiou, alguém ficou estupidamente rico e o país continuou na cepa torta, nunca esse dinheiro foi inbestido da forma mais correcta para o desenvolvimento do país.
Agora, num me benham dezer, que primeiro era por ser monarquia, despois era por ser uma ditadura despois era por ser um goberno de esquerda e despois era proque era um goberno de direita, a conclusão é simples e já toda a gente sabe os políticos são todos iguais.
Aliás a receita pra fazer um politico português é simples é a mesma pra fazer um tijolo só que o politico leba mais areia.
A mentalidade num mudou nada desde a fundação da nação, isto é primeiro eu, despois eu e só muito despois eu, o pobo???? O pobo que se LIXE.
azia do dia
Posted by Picasa

A pontualidade do Sr. presidente

Agrada-me saber que temos um Presidente da Câmara que pauta pela pontualidade.
Nada mais desagradável para um munícipe, cheio de outras coisas importantes para fazer, que estar à espera de presidentes da câmara que aparecem sistematicamente atrasados no dia de atendimento ao público. Quando aparecem.

Cresçam!!!

Na passada sessão ordinária da Câmara Municipal da Mealhada assistiu-se a mais um triste espectáculo, que em nada contribui para dignificar os nossos autarcas, a democracia e o nosso concelho, insistindo-se em birras que ameaçam tornar-se o centro de chacota e de piadas de mau gosto da nossa região.
Veja a notícia aqui ou aqui

Haja bom senso!!!

13.1.07

AS DUAS

O clima do lugar é convidativo
Uma aura de prazer mexe com qualquer vivente
É entardecer
O sol descamba mar adentro
Aí de longe vejo as duas... lindas, viçosas e altaneiras
O espectáculo é bonito de se ver.
O vento as envolve...
E elas lindas, viçosas e altaneiras
Rodopiando, se agarram num abraço
E, parecendo dançar, se entrelaçam, se enroscam;
Sem vergonha de se alcançarem ao sabor do vento.
Num momento parece um congraçamento,
Noutro,um embate ofegante,
E elas, as duas, despidas aos olhos alheios
Nunca jamais saberão, que proporcionaram
Naquele momento, tamanho embevecimento
Elas... as duas... lindas, viçosas e altaneiras,
Dois vegetais, duas palmeiras!!!

A FOTO DO SÉCULO


clique para aumentar

Raramente teremos oportunidade de vêr um trabalho tão forte e expressivo.
Paulatinamente a cara do ditador surge do emaranhado das suas vítimas...
Posted by Picasa

Estamos condenados...


«O Cedro-do-Buçaco tem uma denominação curiosa e enganadora: não é de facto um cedro, é um cipreste, e a sua designação científica Cupressus lusitanica resultou de um erro do classificador, é na realidade uma espécie originária da América Central!»
Nuno Cruz António
(resto do texto aqui)
(Ora bem, segundo a simbologia, o cedro é símbolo do envelhecimento e o cipreste símbolo da morte... A avaliar pelo estado da Mata, que venha o diabo e escolha...Será que se aplica aqui o dito popular "antes a morte que tal sorte"?)

AQUELA TRISTE E LEDA MADRUGADA


Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e de piedade,
enquanto houver no mundo saudade
quero que seja sempre celebrada.

Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se de üa outra vontade,
que nunca poderá ver-se apartada.

Ela só viu as lágrimas em fio,
de que uns e outros olhos derivadas
se acrescentaram em grande e largo rio.

Ela viu as palavras magoadas
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso às almas condenadas.
LVC
Posted by Picasa

12.1.07

Bom fim-de-semana e boas leituras
A nossa sugestão

Maquiavel e o pensamento politico

"Maquiavel (1469-1527) é um dos mais originais pensadores do renascimento, uma figura brilhante mas também algo trágica. Durante os séculos XVI e XVII, o seu nome será sinónimo de crueldade, e em Inglaterra o seu nome tornou ainda mais popular o diminutivo Nick para nomear o diabo, não havendo pensador mais odiado nem mais incompreendido do que Maquiavel. A fonte deste engano é o seu mais influente e lido tratado sobre o governo, O Príncipe, um pequeno livro que tentou criar um método de conquista e manutenção do poder político."

continua aqui

Por falar em lombas...
notícias das dunas do dakar

Um bocadinho do filme... e que filme.

15:20
Sousa numa pilha de nervos... (carros) (número 313)

N° 313, SOUSA/SCHULZ - VOLKSWAGEN, SUPER PRODUÇÃO Após ter perdido preciosos minutos por ter encalhado numa duna, o piloto português Carlos Sousa, furioso com o seu co-piloto Andreas Schulz, retomou a prova sem esperar por este último. O co-piloto alemão procura agora desesperadamente piloto e carro desde há 45 minutos.

15:50
Sousa perde as estribeiras... a novela continua (carro) (número 313)

N° 313, SOUSA/SCHULZ - VOLKSWAGEN, SUPER PRODUÇÃO Após ter abandonado de um momento para o outro o seu co-piloto Andreas Schulz na especial, o piloto português Carlos Sousa espera agora o alemão ao km 299 da especial.

16:47
Zanga de Sousa... fim (carros) (número 313)

N° 313, SOUSA/SCHULZ - VOLKSWAGEN, SUPER PRODUÇÃO O piloto português Carlos Sousa conseguiu finalmente reencontra-se com o seu co-piloto alemão Andreas Schulz tendo retomado a prova normalmente.


Autêntico... tudo aqui on-line
Não é só no nosso concelho que acontecem coisas inexplicáveis.

Últimas. Fui ao site do dakar, às notícias do dia, de onde copiei todos os episódios com o Carlos Sousa que coloquei no blog e agora, quando fui lá novamente...
...já tiraram todos os comentários do homem.
Cheira-me que o marketing e os negócios falaram mais alto e "abafaram" o episódio.
Vamos aguardar.
Mais notícias frescas aqui.

Lombas (e curvas) redutoras de velocidade II

Um exemplo com as medidas certas

Lombas Redutoras de Velocidade (LRV)

No Jornal da Mealhada on-line, nas notícias de última hora, faz-se referência a alguns acidentes que têm acontecido no Reconco, após a colocação de lombas redutoras de velocidade.

Embora desconheça as características das lombas do Reconco já me apercebi de algumas instaladas no nosso e noutros concelhos, que são manifestamente exageradas e perigosas e sobre as quais tenho sérias dúvidas relativamente à sua correcta colocação, sinalização e configuração.

"... as LRV devem ser precedidas a determinadas distâncias, de dispositivos ou de secções ou trechos de via com certas características que tenham efeitos de acalmia de trânsito."
do Ponto 4.1.1 da Nota Técnica sobre Instalação e Sinalização de Lombas Redutoras de Velocidade, (formatoPDF) da Direcção de Serviços de Trânsito, da DGV.

Também as características e dimensões das rampas, devem respeitar a medidas preconizadas na nota técnica (receio que a maior parte das rampas que tenho encontrado, nomeadamente: as sinalizações de pavimento, a altura e as inclinações das rampas e sobretudo o comprimento da zona plana das rampas com secção trapezoidal, não cumpram algumas das disposições da nota técnica).
ponto 5.8 da nota técnica: "... o comprimento da zona plana da LRV com perfil trapezoidal não deve ser inferir a 6 metros, caso a via seja utilizada por veículos pesados de transporte colectivo de passageiros."

Atão....????


www.easycalendarmaker.com/

É só para recomendar este site ao Ministério da Saúde e ao Serviço Nacional de Saúde. 365 dias para concluir uma obra é muito tempo, mesmo que esteja mesmo ao lado do sítio onde se fazem as promessas... a igreja!

Afinal... há guito, ou não há guito para pagar ao empreiteiro???

A minha sugestão

De acordo com notícia publicada no blogue do Semanário Mealhada Moderna, o PSD promoveu uma conferência de imprensa, onde dá conta da sua legítima indignação perante a atitude pouco democrática do Presidente da Câmara revelada na última reunião da assembleia municipal e prometeram tomar medidas, embora sem especificar quais.

Pois eu tenho uma sugestão:
Para um presidente cego, surdo e mudo, que semana após semana tem perdido a capacidade de diálogo e de mobilização das instituições para incutir uma maior união e dinamização do concelho, e que tem passado cada vez mais tempo a olhar para o seu umbigo, e de uma forma tão intensa que, não satisfeito em vê-lo por fora, ultimamente tem também insistido em vê-lo por dentro, eu proponho que lhe ofereçam este magnífico auto-retrato.