22.1.07

Lombas, discussões vazias e música clássica:

Peço desculpa sobre o meu silêncio durante os últimos tempos, mas foi-me de todo impossível blogar durante a última semana. Hoje, detive-me o tempo suficiente sobre o assunto da semana, que tantas vozes (algumas, sem educação) conseguiu levantar: LOMBAS

Sobre este assunto, já tive oportunidade de escrever vezes sem conta, nos mais variados canais e a resposta foi sempre: NADA!

Toda a gente sabe a velocidade a que muitos automobilistas entram na rotunda do Casino. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que há muita gente que não respeita os semáforos da estrada de Viseu e que lá passam a velocidades acima de 100 Km/h para passarem antes de cair o vermelho.Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que raros são os que cumprem o limite de velocidade dentro da Lameira de S. Pedro. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que há muita gente que não respeita os semáforos do Alto da Maia. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente conhece a quantidade de acidentes que ocorrem na curva no final da recta de várzeas. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que continua a haver automobilistas a fazerem a Avenida Navarro em contramão ao descerem a partir da rotunda dos garrafões. Medidas para solucionar isto? Resposta: Nenhumas!

Toda a gente sabe que em Cantanhede, Santa Comba, Penacova, Óbidos, Sintra, Queluz, Caramulo, etc, etc, etc, HÁ LOMBAS devidamente calibradas (algumas), que visam a redução (e o conseguem) da velocidade dos automobilistas mais distraidos ou apressados.

Toda a gente sabe que a gravidade de acidentes que possam ocorrer a grandes velocidades, são por certo mais graves que uma jante empenada, uma suspensão partida ou até o orgulho ferido.

Toda a gente sabe, que no sentido de forçar o cumprimento de determinadas regras de trânsito, a única coisa que tem sido feito, é a colocação de semáforos de detecção de velocidade. Agora digam-me: acham que quem não cumpre os limites de velocidade e que não tem noção do perigo em que faz incorrer os outros, liga alguma coisa a umas "luzitas" penduradas em postes?

Sejamos coerentes: A introdução de zonas calcetadas com dimensões adequadas de modo a não colocar os veículos em risco, mas que obriguem definitivamente à redução da velocidade, seriam ou não de executar? Eu penso que sim, mas já estou rouco de tantas vezes pedir a mesma coisa. A resposta é normalmente um sorriso, uma "palmadinha nas costas" e uma frase do tipo "Vamos ver!"

Não tenho (de todo) a pretensão de ser a única pessoa a tentar encontrar uma solução para o assunto, mas às vezes confesso que me sinto como se estivesse mesmo a pregar no deserto (de ideias).

Se não se podem por lombas, cavem-se buracos, ponham-se jactos de água, gajas nuas, cerveja à borla, ou o raio que os parta, mas: FAÇA-SE ALGUMA COISA ! (ou então assumam públicamente as responsabilidades pelo que possa acontecer)

Já estou farto de dizer: Touché...

3 Comments:

At 1/22/2007 02:11:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

"Se não se podem pôr lombas, cavem-se buracos, ponham-se jactos de água, gajas nuas, cerveja à borla, ou o raio que os parta...mas faça-se qualquer coisa."

Gato. Ainda não apareceu aqui nenhum post ou comentário contra as lombas.
Julgo que ninguém está contra medidas que visem a redução da velocidade dentro das localidades, e repito, dentro das localidades.
Aquilo que tenho contestado é a falta de sinalização e iluminação dessas lombas. E isso é grave.Tanto mais grave, porque já ocorreram acidentes, com pessoas que garantem ir a cumprir os limites de velocidade impostos nas localidades urbanas e indicados na sinalização existente(50Km/h).
Se o objectivo é reduzir a velocidade, coloquem as lombas, mas façam a devida sinalização, para não transformar aquilo em ratoeiras.
Já referi isto num blog vizinho mas repito: Pode não ser "apenas" uma jante empenada ou o orgulho ferido de alguém. Pode ser uma mulher grávida que lá passe ou uma criança transportada numa motorizada.
A lomba criou um novo perigo, que deve ser sinalizado. Bem sinalizado.
E não é preciso muito para isso.

 
At 1/22/2007 02:17:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Já aqui foi referida a necessidade de garantir o abrandamento de quem entra na Avenida do Luso.
Sugiro uma sequência de 2 a 4 lombas suaves, desde a junta de freguesia até entrar na avenida, semelhantes às que existem no estacionamento dos espaços comerciais de Taveiro. Não provocam danos a grande velocidade, mas são suficientemente desagradáveis para obrigar a abrandar.

 
At 1/23/2007 10:17:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Vá lá. Pelo menos não veio aqui ninguém comentar em castelhano.

 

Enviar um comentário

<< Home