12.1.07

Lombas Redutoras de Velocidade (LRV)

No Jornal da Mealhada on-line, nas notícias de última hora, faz-se referência a alguns acidentes que têm acontecido no Reconco, após a colocação de lombas redutoras de velocidade.

Embora desconheça as características das lombas do Reconco já me apercebi de algumas instaladas no nosso e noutros concelhos, que são manifestamente exageradas e perigosas e sobre as quais tenho sérias dúvidas relativamente à sua correcta colocação, sinalização e configuração.

"... as LRV devem ser precedidas a determinadas distâncias, de dispositivos ou de secções ou trechos de via com certas características que tenham efeitos de acalmia de trânsito."
do Ponto 4.1.1 da Nota Técnica sobre Instalação e Sinalização de Lombas Redutoras de Velocidade, (formatoPDF) da Direcção de Serviços de Trânsito, da DGV.

Também as características e dimensões das rampas, devem respeitar a medidas preconizadas na nota técnica (receio que a maior parte das rampas que tenho encontrado, nomeadamente: as sinalizações de pavimento, a altura e as inclinações das rampas e sobretudo o comprimento da zona plana das rampas com secção trapezoidal, não cumpram algumas das disposições da nota técnica).
ponto 5.8 da nota técnica: "... o comprimento da zona plana da LRV com perfil trapezoidal não deve ser inferir a 6 metros, caso a via seja utilizada por veículos pesados de transporte colectivo de passageiros."

2 Comments:

At 1/12/2007 04:58:00 da tarde, Blogger Acácio Simões said...

lombas?...desculpa lá ó jerico mas prefiro falar em lombo...

 
At 1/13/2007 12:29:00 da manhã, Blogger Sentinel' Alerta said...

Na estrada entre a Pedrulha e Casal Comba, em frente a uma nova urbanização, existem duas lombas verdadeiramente criminosas.
Não há qualquer sinalização nem vertical nem no piso e têm uma altura desmedida. Têm todas as condições para partirem os carters dos automóveis ligeiros dos condutores que não conheçam o local.
Daqui peço ao Nuno Canilho que vá ao local e faça, através do JM, o alerta que se impõe.

 

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