Lombas Redutoras de Velocidade (LRV)
No Jornal da Mealhada on-line, nas notícias de última hora, faz-se referência a alguns acidentes que têm acontecido no Reconco, após a colocação de lombas redutoras de velocidade.
Embora desconheça as características das lombas do Reconco já me apercebi de algumas instaladas no nosso e noutros concelhos, que são manifestamente exageradas e perigosas e sobre as quais tenho sérias dúvidas relativamente à sua correcta colocação, sinalização e configuração.
"... as LRV devem ser precedidas a determinadas distâncias, de dispositivos ou de secções ou trechos de via com certas características que tenham efeitos de acalmia de trânsito."
do Ponto 4.1.1 da Nota Técnica sobre Instalação e Sinalização de Lombas Redutoras de Velocidade, (formatoPDF) da Direcção de Serviços de Trânsito, da DGV.
Também as características e dimensões das rampas, devem respeitar a medidas preconizadas na nota técnica (receio que a maior parte das rampas que tenho encontrado, nomeadamente: as sinalizações de pavimento, a altura e as inclinações das rampas e sobretudo o comprimento da zona plana das rampas com secção trapezoidal, não cumpram algumas das disposições da nota técnica).
Embora desconheça as características das lombas do Reconco já me apercebi de algumas instaladas no nosso e noutros concelhos, que são manifestamente exageradas e perigosas e sobre as quais tenho sérias dúvidas relativamente à sua correcta colocação, sinalização e configuração.
"... as LRV devem ser precedidas a determinadas distâncias, de dispositivos ou de secções ou trechos de via com certas características que tenham efeitos de acalmia de trânsito."
do Ponto 4.1.1 da Nota Técnica sobre Instalação e Sinalização de Lombas Redutoras de Velocidade, (formatoPDF) da Direcção de Serviços de Trânsito, da DGV.
Também as características e dimensões das rampas, devem respeitar a medidas preconizadas na nota técnica (receio que a maior parte das rampas que tenho encontrado, nomeadamente: as sinalizações de pavimento, a altura e as inclinações das rampas e sobretudo o comprimento da zona plana das rampas com secção trapezoidal, não cumpram algumas das disposições da nota técnica).
2 Comments:
lombas?...desculpa lá ó jerico mas prefiro falar em lombo...
Na estrada entre a Pedrulha e Casal Comba, em frente a uma nova urbanização, existem duas lombas verdadeiramente criminosas.
Não há qualquer sinalização nem vertical nem no piso e têm uma altura desmedida. Têm todas as condições para partirem os carters dos automóveis ligeiros dos condutores que não conheçam o local.
Daqui peço ao Nuno Canilho que vá ao local e faça, através do JM, o alerta que se impõe.
Enviar um comentário
<< Home