30.1.07

As rotundas do nosso concelho

Hoje não há cidade digna desse título que não tenha rotundas.
Estou até convencido que essa será, muito em breve, uma das condições vinculativas para elevar qualquer lugarejo à categoria de cidade. Até porque hoje em dia o "status" de uma cidade também se conta pelo número e grandiosidade das suas rotundas. Não admira, portanto, que o sonho de qualquer presidente da Câmara, presidente de Junta ou presidente de qualquer rancho folclórico, passe pela construção das ditas, nos espaços disponíveis para o efeito.
E com a proliferação das rotundas entramos numa fase seguinte. Não basta dizer que tenho mais ou que a minha é maior que a tua. Nesta luta de rotundas interessa agora que a minha seja mais imponente que a tua. Urge então embelezá-las com algo que lhes dê maior destaque e importância.
Claro que as grandes cidades já estão noutro nível, onde o que importa agora é fazer túneis.
Mas em pequenas cidades e concelhos perdidos e esquecidos no meio do mapa de Portugal, as rotundas continuam a ser um instrumento de afirmação na sua história.

Assim, pela sua importância politico-estratégica, começo aqui uma série dedicada às rotundas do concelho da Mealhada, com aquela que é certamente a mais famosa e comentada de todas.

2 Comments:

At 1/30/2007 04:19:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Agora, a mais importante não é a do cão (aquilo lá no cimo é um cão, não é?). Agora a mais importante é a da Vinha. Por falar em rotundas: para quando a tal rotunda da Venda Nova com fonte luminosa e tudo?

 
At 1/30/2007 06:51:00 da tarde, Blogger Nuno Castela Canilho said...

Como não consigo mandar-vos um mail, segue o seguinte:

Certo de que vos interessa, aconselho visita urgente a:

http://www.jornaldamealhada.com/index.php?tipo=3&link=124&id_conteudo=222

 

Enviar um comentário

<< Home