17.1.07

As lombas do Reconco no Youtube



Nas filmagens, o veículo aproximou-se desta rampa a uma velocidade próxima dos 50Km/h, respeitando a única limitação de velocidade existente antes da lomba (não visível no video)
Obviamente, a rampa foi transposta a uma velocidade bem menor (abaixo dos 20Km/h)

Este vídeo revela alguns pontos que não respeitam as regras contidas na norma técnica referida num post anterior.
Por exemplo:
- Não há sinalização no pavimento do início da lomba (constituído por quadrados alternados, com 0,5mx0,5m);
- A sinalização vertical de indicação de lomba não está entre os 150 e os 300m da lomba (em alternativa deveria ter uma placa a indicar a distância);
- A iluminação pública, na zona da lomba é insuficiente, agravando os riscos durante a noite;
- Esta lomba surge no início de uma zona urbana e após uma estrada sem quaisquer dispositivos prévios de acalmia de trânsito (A localização das lombas obedece a critérios importantes, definidos na norma técnica, que foram completamente ignorados)
- Não existe indicação de velocidade aconselhada (para estas lombas normalmente é de 30Km/h)(é utópico passar nesta lomba a 50Km/h)

A velocidade aconselhada deve garantir que não ocorram danos nos veículos ou pessoas que transponham a rampa dentro dessa velocidade. Na ausência dessa indicação, ou se a velocidade aconselhada for excessiva, os danos são da responsabilidade da entidade responsável pela instalação da rampa.

Não se resolve um risco, com medidas que geram outros tão ou mais graves. É uma regra básica de segurança.

Já fiz o meu serviço público. Agora a câmara que faça o seu, como deve ser.

2 Comments:

At 1/17/2007 06:51:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Já me esquecia. Li, no JM, o que disse o Sr. Vereador António Franco, mas nem comento.

 
At 1/19/2007 07:35:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

e as casaleiras?????... já pensaram no que as lombas poem causar às casaleiras??????

 

Enviar um comentário

<< Home