29.9.05

Vamos agir e contribuir



Devido � curiosidade face a propostas para a Mata, aqui vai mais um post.
Em primeiro gostaria de informar que as propostas, necessitam da colabora��o de todos.
Trabalhos de pedreiro e restauro n�o � nosso dever, embora custe ver ermidas centen�rias sem telhado, podres e a cair, a servir de caixote de lixo. Numa cheguei a ver um colch�o de algum delinquente que l� pernoita, o que demonstra a ?grande? aten��o dos guardas florestais do Bu�aco, face ao vandalismo que todos conhecemos.
A via-sacra continua igual ou seja destru�da: capelas abertas sem portas, com cacos de barro, nem as portas e as fontes escapam.
O Bu�aco murado ser� um mito, visto que em algumas zonas n�o existe muro.
A manuten��o da biodiversidade tamb�m n�o � um trabalho nosso, embora exista a preocupa��o de extin��o de esp�cies animais e vegetais que s�o a ess�ncia da mata. N�o se pode substituir ciprestes ou cedros por ac�cias, sente-se uma grande necessidade de realizar diversos trabalhos de limpeza de matos, de esp�cies invasoras, de podas de limpeza e de recupera��o de exemplares arb�reos.
Estes trabalhos mencionados ter�o de ser efectuados por pessoal com compet�ncia para tal, mas acredito que com uma manifesta��o ?activa? o quadro mude de figura, e n�s temos de nos manifestar.
Proponho que os jovens do Luso, supervisionados por algu�m competente, limpem e fa�am pequenas repara��es a bancos, mesas, veda��es, etc? , proposta que n�o � nova mas parou no tempo. Seria ben�fico n�o s� para os jovens como para o Bu�aco, e um segundo passo a ser dado.
Para que tudo seja poss�vel proponho, como primeira passo, uma reuni�o para debater ideias e avan�armos?
Persisto nesta tema porque gosto demais desta mata e porque todos devemos contribuir para a sua preserva��o, fundamental para a nossa qualidade de vida.

5 Comments:

At 9/29/2005 01:10:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Est�s a propor um congresso estilo "O estado da na��o"?

Acho uma boa ideia. Decerto que a CMM n�o se importaria de organizar tal evento.

O que achas Jorge???

 
At 9/29/2005 11:52:00 da tarde, Blogger Afroluso said...

Toda a gente pede solu��es.
Eu tamb�m n�o tenho nenhuma receita milagrosa, Mas, por aquilo que conhe�o de outros locais, permito-me recomendar a todos (incluindo os nossos autarcas... e candidatos) uma visita ao site www.parquesdesintra.pt
Est� l� tudo o que se fez ou faz em Sintra na recupera��o e gest�o de um patrim�nio que tem algum paralelo com o Bu�aco.
N�o quero dizer que se copie exactamente as solu��es dos outros.
Mas, tamb�m n�o � preciso inventar o que j� foi inventado.
V�o l� ver e digam a vossa opini�o.
Uma Confer�ncia para a defesa do Bu�aco, tamb�m poderia ser uma boa ideia. H� muitas pessoas e institui��es que poderiam participar numa coisa dessas e sa�rem da� conclus�es importantes.
Quem convoca e organiza um evento desses? Uma parceria JTLB com a JFL? com mais alguem?
Digam l� qualquer coisa sobre isto.

 
At 9/30/2005 12:18:00 da manhã, Blogger Pearl-Harbor said...

Obrigado meu caro Bambi... aqui estou...

 
At 9/30/2005 01:55:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

H� uns anos, todos devem lembrar, alguns elementos do grupo de jovens crist�os do Luso, tiveram essa iniciativa. Fizeram um bom trabalho, mas tamb�m foram criticados, n�o existindo reconhecimento da sua ac��o por parte dos lusenses, que os apelidaram de desocupados. As rela��e com este grupo nunca foram as melhores (daria um post, que escreverei se entretanto ningu�m o fizer), mas n�o compreendi esta recep��o. Do qualquer forma, mais do que limpar a mata, h� que fazer press�o e falar do assunto, de molde a persuadir as pessoas que, na sua maioria, nem sequer se passeiam pelo Bu�aco a p�.
Mais do que irmos todos limpar a mata, devemos pressionar para que exista uma equipa de manuten��o da mata, a tempo inteiro, com profissionais competentes.
Compreendo a boa vontade do sos, mas penso que isso � s� e apenas protelar uma interven��o s�ria e urgente e, com isso, fazer vista grossa � incompet�ncia que assola esta situa��o.

 
At 9/30/2005 09:23:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

LOLOLOL

 

Enviar um comentário

<< Home