27.9.05

BRANCO e NULO!!


Agora que a pol�tica parece ter tomado conta do Blog, queria tamb�m eu partilhar com o pessoal uma ideia que j� defendo h� muito tempo!!
Parece que este ano, mais uma vez, vamos ter dois candidatos de �ltima hora que avan�am com renovadas esperan�as de alcan�ar o Poder!!
Falo dos candidatos: BRANCO e NULO!!
Pois �! Em jeito de protesto, muito boa gente opta por votar branco ou nulo aquando das elei��es! N�o tenho nada contra quem o faz, mas na minha opini�o pessoal, acho um desperd�cio de tempo e um protesto est�ril!!
Em primeiro lugar, quem entende n�o haver candidatos � altura dos cargos para os quais se candidatam, deveria avan�ar com ideias e com candidatos mais a seu gosto, situa��o perfeitamente permitida por lei!!
Por outro lado, que eu saiba, BRANCO e NULO n�o v�o governar cois�ssima nenhuma, pelo que quem assim vota n�o estar� mais do que a votar em candidatos inexistentes!!
Passado o prazo de apresenta��o e aprova��o das listas candidatas, penso ser da compet�ncia dos cidad�os escolherem aqueles com que se identificam mais, seja pelo Partido, pelas pessoas, pelos projectos ou outros aspectos que me escapem de momento!!
Caso n�o se identifiquem com nenhuns dos candidatos, � preciso notar que v�o ser "governados" � mesma por quem ganhar e, convenhamos, em tr�s listas alguma h�-de agradar um pouco mais (ou desagradar menos) do que as outras!
Neste sentido, considero uma nulidade a exist�ncia de votos brancos ou nulos, uma vez que n�o me parece que os mesmos representem o que quer que seja de positivo para a pol�tica de um modo geral!!
Penso at� que a absten��o acaba por ter mais significado e sentido do que o branco ou o nulo!! Ao menos (tirando os casos de imposssibilidade de voto), o abstencionista sempre diz ao Pa�s que se est� a borrifar para o Mundo � sua volta enquanto que o Branco ou Nulo acaba por dizer o mesmo limitando-se a ir complicar as contagens dos presidentes e pessoal das mesas de voto!!
Para terminar, deixo uma chamada de aten��o: o que aqui escrevi � opini�o pessoal minha e n�o tem qualquer objectivo pol�tico ou eleitoral! Trata-se apenas de uma cr�tica a uma situa��o com a qual discordo!!
Quanto � imagem, pe�o desculpa, mas foi o que encontrei assim � press�o!!

7 Comments:

At 9/28/2005 12:16:00 da manhã, Blogger jibita said...

sabias que se houver maioria absoluta de votos em branco suficientes, ter� que haver novas elei��es asdrubal......pois � pois.......perdes-te uma boa oportunidade de estar calado......o votar � um direito e um dever c�vico......agora votar em quem eu n�o tenho confian�a....s� porque n�o h� mais ningu�m......balha-me deus

 
At 9/28/2005 08:11:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro asdrubal, tamb�m n�o posso concordar com a sua posi��o.
Os votos em branco e os nulos (mas sobretudo os brancos) t�m mais implica��es pol�ticas do que a absten��o. Quem vota branco, vai votar, vai exercer o seu direito c�vico e mostra o seu descontentamento. Isto j� foi dito aqui, por outros, antes de mim. Mas h� mais.
O nosso sistema eleitoral apoia-se no m�todo de Hondt, que encoraja as coliga��es e fomenta, dando mais poder, aos grandes partidos. E se isto se dilui na representatividade de deputados, nas elei��es aut�rquicas este m�todo traduz-se em nova maioria e poder dos mais fortes (mesmo que n�o tenham tido maioria absoluta), sendo relegados para segundo plano, ou melhor (ou pior), mandando para o esgoto a opini�o de cerca de um ter�o (um exemplo, j� que se trata de uma vari�vel)dos votantes (que se traduz em pelouros apenas para o grande partido). � o m�todo que temos.
Assim, os votos dos votantes em partidos de minoria s�o sempre esquecidos! Por isso, devemos votar em consci�ncia pelas nossas convic��es e n�o pela utilidade ou n�o que possa dar a alguns. � aqui, neste acto de consci�ncia, que reside o princ�pio democr�tico.

 
At 9/28/2005 08:19:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Ai, asdrubal, asdrubal.
Bem vou-te fazer a vontade e escolher um para votar...
Um D� Li T�. Pronto, J� T�

 
At 9/28/2005 11:07:00 da tarde, Blogger jibita said...

asdrubal....no seu ponto de vista se houvesse s� um candidato.......o povo tinha de votar no marmelo.....ora por favor homem

 
At 9/29/2005 01:13:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

� asdrubal.
andas a dizer muitas asneiras.
Mau, mau... ainda levas tau-tau.

 
At 9/29/2005 07:00:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

LOLOLOL

 
At 9/30/2005 11:27:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Amigo asdrubal.
Estava a referir-me � palavra.
Em rela��o � nossa actual programa��o. CHEAAAAAT!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home