29.9.05

A MORAL DE ASDRUBAL (III)!!


Num Reino muito distante, um Rei mandava no povo com estilo autorit�rio e impondo regras r�gidas aos habitantes!!
Como detestava (temia?) forasteiros, proibiu-os de entrar no Reino!!
Num belo dia, um forasteiro, desconhecendo a proibi��o existente, entrou e passeava-se tranquilamente pelas paisagens locais!!
Nisto, os soldados, temendo as repres�lias do Chefe, agarraram no homem e levaram-no imediatamente � presen�a do Rei!!
Rei - "Mas que grande ousadia! Entrar assim sem ser convidado!! Brincaste com o fogo, caro invasor!!"
Forasteiro - "Pe�o desculpa nobre senhor, mas desconhecia que esta terra t�o bonita estava vedada � entrada de estranhos!!""
Rei - "N�o interessa! Regras s�o regras! As nossas dizem que, a quem violar a proibi��o imposta, manda-se matar!! Mas como estou bem disposto, decidi dar-te uma chance!!"
Forasteiro - "E que chance vem a ser essa?!"
Rei - "Pergunto-te! Forasteiro, com que inten��o vieste ao nosso reino?!! Se mentires, mando-te matar; se falares a verdade, deixo-te seguir tranquilamente o teu caminho!!"
- O forasteiro pensou, pensou, continuou a pensar e.... respondeu: "Caro Senhor, eu vim aqui para ser morto!!"
???????!!!!!!! (pensamento do Rei!)
Pois �, o Rei ficou atarantado! Era conhecido por cumprir sempre o que prometia mas, desta vez, n�o fazia ideia de como havia de o fazer!!
Na verdade, se o Rei mandasse matar o forasteiro, n�o estava a cumprir a promessa, uma vez que este tinha falado verdade e, assim, n�o devia ser morto mas antes seguir o seu caminho!!
Por outro lado, se o Rei o deixasse seguir, n�o cumpria a promessa, uma vez que o forasteiro tinha mentido e, assim, devia ser morto!!!
Desconhe�o o fim da hist�ria, mas suponho que a mesma n�o tem outro fim que n�o o de deixar o Rei completamente est�pido!!
Moral da hist�ria: s�o v�rias as interpreta��es poss�veis! Na minha opini�o, tudo tem a ver com a linguagem!!
A linguagem � uma arma ao servi�o do homem, mas este nem sempre a sabe controlar devidamente!! Muitas vezes, fala-se demais e perde-se completamente a raz�o, ou ent�o acontece como ao Rei: falamos sem perceber o que estamos a dizer e, quando reparamos, estamos metidos na maior das embrulhadas!!
Mais! Pensamos ter a situa��o controlada e, repentinamente, a nossa falta de humildade levou-nos a deixar fugir o ch�o debaixo dos p�s!!
J� que s�o as palavras que tomam conta deste Blog, conv�m medir com aten��o tudo o que se diz!! � muito f�cil perder a raz�o, mesmo que ela esteja totalmente do nosso lado!! Principalmente numa altura em que a Pol�tica tomou (por completo?) conta do Blog!!
� que a Pol�tica continua a ser uma actividade com tend�ncia para se falar mais do que fazer ou concretizar projectos e obras!!

2 Comments:

At 10/01/2005 07:51:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro asdrubal, n�o que n�o tenha gostado do post e da imagem do Rei Elvis, ou que n�o tenha compreendido, mas acrescentar o qu�?
[Fui a primeira a enfiar a carapu�a, ups...ainda conta?lol]

 
At 10/01/2005 11:11:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

pois � asdrubal.
este post � um verdadeiro dilema.
quem comentar sujeita-se a uma carapu�a.
(e j� v�o duas)

 

Enviar um comentário

<< Home