Notícias pouco católicas
Segundo notícia do correio da manhã
"O Papa Bento XVI quer recuperar a antiga tradição de os padres recitarem a missa em latim. De acordo com o jornal inglês ‘The Times’, a autorização já está assinada e deverá ser anunciada durante as próximas semanas."
Este papa deve andar fora da graça de Deus
8 Comments:
Mais uma calinada de sua santidade???
olá becas...
E depois eu é que bebo.... já viram isto???....
Será que alguém controla a quantidade de vinho que é consumido nos altares do Vaticano???
E porquê latim?
Ainda bem que sou agnóstico.A religião está cada vez mais a perder terreno e ,então com estas atitudes retrogradas só vem reforçar o afastamento daqueles que dizem ter fé ,em relação à igreja.
Não ter credo é ser completamente livre, é isso que sinto, liberdade completa, sem medos divinos.
Ainda não há informações oficiais, mas é provável que seja verdade a notícia referida no post. De lembrar que já era permitido durante o papado de João Paulo II a celebração da missa em latim, desde que autorizado pelos bispos de cada diocese, ainda que tenham sido muitos os bispos que rejeitam esta ideia. De lembrar, também, que o actual Papa celebrava a missa em latim. Lembrem-se, também, que um pouco por todo o lado - incluindo Portugal, num movimento onde podemos encontrar a digníssima Maria Helena da Rocha Pereira, professora catedrática jubilada da Fac. de Letras da Univ. Coimbra - há um movimento de retorno à missa tridentina.
Espero que a Igreja não retroceda e se lembre que a cisão levada a cabo pela reforma protestante teve origem também nesta questão hermenêutica: a de traduzir as escrituras e a missa para a língua dos fiéis, de modo a que estes tivessem acesso à palavra divina.
De qualquer modo, não me parece que as missas voltem a ser em latim; o que me parece é que vai abir-se mais a possibilidade de optar pela celebração em latim. Claro que deve ser uma missa digna de se ver: só com a elite que aprendeu latim, longe da arraia-miúda que cheira mal e tem piolhos...Enfim... Por que não missa em aramaico, a língua de Jesus?
Aquilo já é tão sem sal....que voltar para latim é dar-lhe verdadeiramente com a alma....enfim....para quem gosta da pasmaceira de um sermão que tem milhares de anos....dá e sobra....porque na próxima celebração a "conversa" é a mesma...vale pelo menos isso, a malta nunca se perde...
Muito bem visto Fudin Plan...realmente muito bem visto, concordo plenamente.
Há muito boa gente que vai à missa que tem um comportamento muito pouco católico...
Enviar um comentário
<< Home