14.2.06

A rid�cula puberdade de atacar

E de repente, toda a gente se esqueceu, do verdadeiro motivo da g�nese deste blog. Deixaram de se expor ideias e iniciou-se novamente, uma fase de inconsequentes ataques pessoais.

Mais uma vez, vamos por partes:

O senhor Jorge Carvalho, n�o tem a solu��o para todos os problemas do Luso e do Bussaco; n�o poder� nunca ser-lhe imputado em exclusivo, qualquer erro pol�tico, que possa ter acontecido ou vir a acontecer e n�o � ele o �inimigo� da nossa terra. Por outro lado: � uma pessoa que tem (como todos n�s) as suas convic��es pol�ticas - tem direito a elas; � uma pessoa que tem (como todos n�s) uma fam�lia - e tem direito a defende-la com �unhas e dentes�; � uma pessoa que (como todos n�s) gosta da sua terra - que por acaso se chama Luso.

Como TODOS os lusenses t�picos (como todos n�s), padece de um problema �bvio: � emotivo e normalmente �hiper-reage�, quando algu�m mexe com as suas convic��es, ou com algo que lhe seja caro. Ser� isto um defeito ou um feitio? Penso que todos n�s sabemos (em consci�ncia) a resposta a esta pergunta.

O facto, de ele ser o �nico agente com responsabilidades pol�ticas, a dar a cara neste blog, torna-o (como � �bvio), em bode expiat�rio para todas as maleitas e problemas da nossa terra, do Concelho e �s vezes, para alguns, at� de Marte. Concordo que ele tenha responsabilidades pol�ticas sobre a nossa terra (at� porque foi eleito para tal), mas n�o podemos ca�r na cr�tica f�cil e na m� educa��o inconsequente - para isso j� h� muitos anos existem a pra�a e os bancos da avenida.

Sou seu amigo, conhe�o-o bem h� muitos anos e sempre admirei a sua paix�o pela nossa terra, se bem que muitas vezes discorde da sua abordagem!

Mas ser� que s�o s� virtudes? Claro que n�o! Como todos os seres humanos, comete erros de avalia��o e atitude (quem n�o os comete?). Ser�o estes erros desculp�veis? Alguns sim, outros certamente que n�o!

Um dos erros n�o desculp�veis, � o facto de se sobre-expor � opini�o p�blica. Tal como qualquer figura p�blica, s� deveria intervir em casos muito especiais (para esclarecer a popula��o), e n�o entender aquilo que muitas vezes n�o passa de um expressar de uma opini�o diferente, como uma cr�tica pessoal. Vivemos num pa�s democr�tico e � natural e salutar que existam opini�es diferentes - nem sempre isso significa um ataque pessoal � pessoa A ou B. A sobre-exposi��o p�blica, leva a que se caia muitas vezes em respostas hiper-activas, inconsequentes e emotivamente excessivas. Por outro lado, h� quem, do lado dos bloggers e comentadores, caia exactamente no mesmo erro. A �nica diferen�a � que �n�s� sabemos contra quem estamos a disparar e o Jorge n�o (apenas tem palpites sobre as identidades das pessoas, o que o leva tamb�m a cometer naturais erros sucessivos de avalia��o)!

Mas se o erro supracitado n�o � desculp�vel, j� o facto de o Jorge procurar constantemente identificar os autores dos posts e coment�rios, � no m�nimo compreensiv�l. Quando algu�m tem uma opini�o diferente da nossa (h� quem entenda isto como um ataque, mas gostaria de pensar que n�o � esse o caso), temos uma enorme tend�ncia em tentar identificar imediactamente o seu autor - quem, de entre n�s, n�o � assim? O problema come�a, quando se come�am a �atirar nomes para o alto�. Se eu (falo por mim), n�o tenho a certeza sobre a maior parte das reais identidades dos participantes do blog (mesmo falando com eles no MSN), como poder� algu�m ter certezas? Podemos cair no erro de estar a criar problemas a pessoas, que nada t�em a ver com o que se passa aqui e isso � grave, na medida em que estamos a incorrer em formas encapotadas de censura: h� pessoas no Luso, que est�o constantemente a receber �bocas� e outro tipo de press�es, por coisas que n�o escreveram - ontem mesmo, assisti a algu�m que estava a ser pressionado por uma opini�o que fui eu (Gato das Botas) a escrever: estavam a acusar essa pessoa de ser a minha personagem bloggistica e essa pessoa n�o tinha nenhum meio de se defender (pois n�o h� alibi possiv�l).

Um erro certamente desculp�vel, � o facto de se tentar sempre levar o conte�do bloggistico para a cr�tica pessoal. Em primeiro lugar porque �� isto de que o meu povo gosta�; em segundo lugar porque, para grande parte das pessoas � intelectualmente mais f�cil; em terceiro lugar porque destrai dos reais problemas (esses sim que � necess�rio discutir com cabe�a); em quarto lugar, por � mais f�cilmente defens�vel; em quinto lugar, porque se a defesa n�o der certo, a vitimiza��o � mais f�cil e em sexto lugar e �ltimo, porque d� �sal� ao blog. Em resumo: � um erro que conv�m a todos e � fomentado por todos! (neste, n�o h� inocentes!)

Notem por favor, que n�o estou a defender ningu�m em particular. Estou a defender os �nossos� blogs, que julgo terem contribuido at� agora, para esclarecer muitas das problem�ticas que atingem a nossa terra - quem o pode negar?!

Como qualquer entidade, estes blogs nasceram, cresceram, brincaram, aprenderam e est�o agora na fase da puberdade. Nascem as borbulhas e os pelos, muda-se a voz e aparecem as regras. Os namoros e as zangas s�o frequentes. O conflito de gera��es est� no auge.

Julgo que, est� mais que na hora de atingirmos a maturidade.

Touch�...

PS: pe�o desculpa pela extens�o do post, mas h� certos temas que assim obrigam!

20 Comments:

At 2/14/2006 01:59:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Merlin

Eu sei que o posting � longo e que nem sempre h� tempo para ler tudo.

N�o estou a tentar moderar nada. Estou �nicamente a dizer que j� basta de ataques e contra-ataques pessoais/pol�ticos.

Se continuarmos a agir assim, acabamos por dar raz�o a todos aqueles que acham que os blogs n�o t�em qualquer m�rito e que s� c� participam �garotada�, �bandoleiros� ou como diria Jorge Amado: �baderneiros�!

Se n�o fosse para contribuir POSITIVAMENTE, dentro das regras democr�ticas de di�logo, para alguma (a que for possiv�l)evolu��o para melhor, da minha terra, mais valeria n�o escrever aqui nada, e remeter-me ao sil�ncio em que estive durante anos.

Acredito (e tenho pena que assim seja) que muitos dos que aqui se agridem, s�o grandes amigos (ou at� fam�lia chegada) na realidade. A agress�o, o insulto e os extremismos ideol�gicos, nunca deram bons frutos - aqui n�o ser� diferente!

Se queremos ajudar a construir algo (mais do que a destruir o que outros tentam construir), temos de ser mais moderados, positivamente participativos, mas n�o submissos!

A parte do �n�o submissos� - definitivamente - j� conseguimos. Falta-nos trabalhar no restante.

Touch�...

 
At 2/14/2006 02:30:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Aben�oado sejas pela tua permanente lucidez caro Gato das Botas que n�o conhe�o,mas que te admiro tanto! Que Deus te d� sempre a coragem que tu tens e que te fa�a feliz, acima de tudo. Que o nosso LUSO se torne melhor com a luta de todos, apesar das imensas dificuldades que temos de ultrapassar.

 
At 2/14/2006 03:03:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Caro Jorge Carvalho.
Como todos em geral, tamb�m seria muito bom que assimilasse a mensagem do Gato da Botas.
� que o facto de estar sempre a meter-se no meio da linha de tiro, acaba por obrigar a estas tomadas de posi��o, que caso contr�rio seriam perfeitamente desnecess�rias.

E j� que � o Luso que interessa, como � que correu a reuni�o sobre a mata do Bu�aco, em Aveiro?

 
At 2/14/2006 03:03:00 da tarde, Blogger jibita said...

Quanto a ataques pessoais penso que � t�o �bvio que j� chateia virem sempre colocar �gua na fervura.

E se algu�m ferve e espuma por todo lado � sempre o Sr. Jorge.

Acredito que por vezes o calor da discuss�o o leva a exaltar-se, mas estarem sempre a dizer que o Sr. � assim como "feitio" porque o amor dele pela terra assim o deixa em estado de s�tio......alto e p�ra o baile....acredito que n�o ama mais o Luso do que eu certamente, e considero-me uma mulher ponderada.

Aprecio a sua postura de assinar com o seu nome, porque assim o deseja. Mas as regras j� estavam lan�adas muito antes de aparecer este blog. E o nick � uma delas quer se goste quer n�o.

 
At 2/14/2006 03:08:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

O Afonso Candal e a Rosa Maria Albernaz disseram-me que j� h� luz no fundo do t�nel e que v�m a� boas not�cias brevemente.
Pe�o a Deus que me ajude e que seja desta...

 
At 2/14/2006 03:19:00 da tarde, Blogger jibita said...

Grande resposta......ou seja politicamente correcta.....ou mais do mesmo....palavras repetidas.

o breve equivale a quanto tempo?

que seja desta????? e o que � "desta"????

e j� agora, como sou meio distra�da, "Afonso Candal" e "Rosa Maria Albernaz", estas pessoas est�o ligadas a qu� pr�priamente para darem essa resposta....

 
At 2/14/2006 03:31:00 da tarde, Blogger jibita said...

J� agora para si Gato das Botas:

Bom post, bem escrito, emotivo qb, com boa defesa do Sr. Jorge Carvalho.

Sr. Jorge Carvalho � emotivo, certo, j� percebemos isso.

Gosta do Luso, e trabalha em prol da sua evolu��o para melhor.

Engra�ado que no meu post "O Luso Unido......", n�o vi um coment�rio do Sr. Jorge Carvalho.

Afinal n�o andamos todos atr�s do mesmo?

 
At 2/14/2006 03:40:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Hor�cio... vai buscar a impressora... lolololol

 
At 2/14/2006 06:38:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

POSTO DE SA�DE - O visto do Tribunal de Contas j� est� efectuado. O empreiteiro j� pode come�ar a obra, porque j� passaram 15 dias do prazo de um ano que tem para a concluir.
Quer isto dizer que o empreiteiro j� podia come�ar a obra h� 15 dias atr�s.� s� come�ar, senhor empreiteiro, pois tem um ano para concluir a obra, com a data a come�ar no princ�pio deste m�s de Fevereiro de 2006.

 
At 2/14/2006 06:41:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Vamos ver TIMPANAS. O 1.� Ministro j� est� dentro do problema e o Secret�rio de Estado das Florestas j� l� tem o dossier.
Agora, tamb�m, conto com a tua ajuda para resolver o problema. Podes vir ajudar-me ?

 
At 2/14/2006 06:47:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

� mesmo com o trabalho do MERLIN que o problema da Mata se vai resolver !
Ouve MERLIN : com a tua magia d� for�a ao Jorge Carvalho para continuar a sua terr�vel luta, porque ele � uma pulga contra elefantes.
Mas �s vezes as pulgas ganham as batalhas, porque NUNCA desistem de lutar por ti, pelo teu LUSO, pela tua MATA DO BU�ACO.
E n�o � preciso saber construir valetas e andar com um farp�o nas m�os. � preciso ter CORAGEM e NUNCA desanimar.

EU SOU ASSIM ! Mesmo sabendo que o LUSO tem pessoas boas como tu...

 
At 2/15/2006 11:36:00 da manhã, Blogger jibita said...

Sr. Jorge Carvalho, ser� que me pode explicar qual o ponto de situa��o do Bu�aco?

agradecia

 
At 2/15/2006 03:06:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

JIBITA : PONTO DE SITUA��O DO BU�ACO : As muitas reuni�es que tenho realizado e que tenho assistido, a press�o permanente exercida, t�m vindo a dar os seus resultados. O dossier j� foi aceite pelo Secret�rio de Estado das Florestas, o Primeiro-Ministro j� tem conhecimento da situa��o e deu ordens para avan�ar. Disseram-me que brevemente vou ter uma boa surpresa. Continuo na luta e estou a pensar recolher 4.000 assinaturas pela levar o caso � Assembleia da Rep�blica.Disseram-me para, entretanto, esperar mais um pouco.NUNCA VOU DESISTIR !

 
At 2/15/2006 03:12:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Eu assino.
Publiquem um post, quando for necess�rio recolher as assinaturas.

 
At 2/15/2006 03:32:00 da tarde, Blogger jibita said...

E porque n�o come�ar j� com as assinaturas?

Mais vale prevenir j�, que andar depois a remediar.

Se forem precisas j� est�o.....caso n�o sejam melhor ainda....mesmo assim, penso que ser� um excelente bar�metro para ver at� quanto as pessoas est�o empenhadas no assunto.

 
At 2/15/2006 03:42:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Podem contar comigo, com o Hor�cio, com o Sereno, com o Cabana, com a Maria, e com o nosso grande candidato... o inigual�vel: VIEIRA!!!

A minha Renata Vanessa ainda n�o sabe assinar, mas pode p�r o dedito.

Estive a fazer �sinais de fumo� ao �nosso grande amigo Z� e ele disse-me que se for necess�rio, monta uma opera��o stop na A1 e como quem n�o quer a coisa, pede ao pessoal para assinar...

LUSO!!!!!!!!... SEMPRE NA FRENTE CARAGO!!!

 
At 2/15/2006 04:02:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

OBRIGADO A TODOS QUERIDOS AMIGOS E LUSENSES. VAMOS EM FRENTE! VAMOS A ELES!

 
At 2/15/2006 06:30:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

O melhor, � deixar um �cadernito� de assinaturas nos caf�s do Luso... mas deixar o telem�vel... n�o v�o esgotar-se as folhas, carago...

 
At 2/15/2006 06:46:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Boa, p�!!! � isso mesmo!!!... n�o tarda nada conseguimos assinaturas para mudar isto para uma monarquia parlamentarista...

LUSO...!!! ... SEMPRE NA FRENTE, CARAGO!!!!!!!!!

 
At 2/17/2006 09:00:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

...

 

Enviar um comentário

<< Home