10.2.06

O OUTRO LADO DO SISTEMA!!!



Nos �ltimos tempos, por motivos diversos, tenho pensado muito nalgumas quest�es que por aqui t�m sido apresentadas!!
Penso, por exemplo, nos pol�micos mais recentes posts do Gato das Botas ou nos "Lacaios" do Jerico, junto-os com uma s�rie de coment�rios de diferentes tend�ncias e envergaduras e chego � conclus�o que toda a gente gosta de "malhar" na pol�tica e nos pol�ticos, talvez por se tratar de uma �rea de enorme exposi��o p�blica, facilmente sujeita a "tiro ao alvo" vindo das mais variadas "espingardas intelectuais" !!
Como foi dito, a pol�tica est� repleta de "arranjinhos", submiss�es, sil�ncios ou abusos de v�ria ordem!!
Assim, � natural que o povo mostre a sua indigna��o e, tal como disse algures o nosso "Gato", se deva procurar combater o "Sistema" que teima em manter-se gera��o ap�s gera��o!!
Mas comecei a ver a quest�o pelo outro lado, ou seja, n�o pelo sistema em si mas antes pelo lado dos muitos que falam desse mesmo sistema!!
Como se costuma dizer, quando algu�m critica ou destr�i o que quer que seja, conv�m que tenha a "consci�ncia" tranquila!!
E a minha pergunta � precisamente esta: ser� que os cr�ticos t�m a consci�ncia tranquila?!!
E respondo: N�o, meus senhores!! O tal "Sistema", se o retirarmos dos meios meramente pol�ticos ou futebol�sticos, apanha-nos a todos por tabela na medida em que, de algum modo, todos somos c�mplices de um certo sistema!!
Recordo a bel�ssima passagem b�blica da "Mulher Ad�ltera" com que ilustro o Post!!
Se a ideia era que o homem come�asse a deixar de pecar, ent�o o mais �bvio seria que Cristo pegasse tamb�m numa pedra e ajudasse na humilha��o da pecadora para servir de exemplo para todos!!
Mas n�o, talvez por saber o n�mero elevad�ssimo de adult�rios e de pecados que a hist�ria humana veio a demonstrar, Cristo limitou-se a dizer: "AQUELE QUE NUNCA TIVER PECADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA!!!"
Com isto, a "fonte de inspira��o do cristianismo" alertou para a hipocrisia do mundo e para a cumplicidade de todos os homens em geral!!
Vejamos a nossa sociedade!!
Nas nossas fam�lias, quantas vezes fazemos coisas com que n�o concordamos por respeito aos nossos pais, irm�os, para proteger a fam�lia ou simplesmente para manter o "bom nome" do nosso sangue?!! Nos nossos empregos, quantas vezes "comemos e calamos", engolimos injusti�as, tapamos os olhos em protec��o de colegas, ou simplesmente agimos de modo contr�rio ao nosso desejo para satisfazer anseios comuns � "fam�lia laboral"?!!
No grupo de amigos, quantas vezes cortamos na casaca ou nos calamos devido ao valor da amizade ser para n�s mais importante do que eventuais atitudes com as quais n�o concordemos!!
Enfim, na nossa vida, quantas vezes n�o colaboramos com arranjinhos, submiss�es, sil�ncios ou abusos que, mesmo que em n�veis diferentes, nos tornam precisamente iguais aos pol�ticos?!!
Ser� isto hipocrisia?!! Claro que sim!! Na pol�tica, no futebol, na fam�lia, na economia, na sa�de, em Portugal, na Europa, no Mundo!!
Por natureza, o HOMEM � HIP�CRITA!!
Mas... sabem que mais, ainda bem que � assim!!
Se n�o f�ssemos hip�critas as estruturas dos grupos a que pertencemos iam ruir mais cedo ou mais tarde!! Se todos assum�ssemos a postura de saltar do barco ao mais pequeno deslize ou de seguirmos o nosso caminho sempre que discord�ssemos de certas situa��es, os Grupos e as Institui��es (algo indispens�vel � "organiza��o humana") iam deixar de subsistir!! �amos cair na "guerra de cada um contra todos"!! Seria o exterm�nio da Ra�a Humana!!
Com toda a sinceridade, acredito que a "hipocrisia" � parte integrante da condi��o humana! J� nasce com o homem e desenvolve-se com o passar do tempo, nuns mais, noutros menos!!
O Sistema existe, obviamente!!
Mas O SISTEMA SOMOS TODOS N�S!!

14 Comments:

At 2/11/2006 11:37:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 2/11/2006 11:38:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Asdrubal

Concordo contigo na medida em que afirmas, que o sistema somos todos n�s, pois que todos n�s pertencemos a diversos grupos de influ�ncia.

Mas o meu reparo, � muito mais directo e dirigido. Prende-se com o facto de o actual sistema, estar a travar (mais do que a acelerar), o desenvolvimento da nossa terra. Foi para denunciar esse g�nero de situa��es que surgiram os blogs, n�o foi?

Mas aceito a tua opini�o e brindo contigo a mais um post de qualidade!

Touch� amigo...

 
At 2/11/2006 01:52:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

A critica � fundamental para o melhoramento de tudo, tanto no emprego, na sociedade, no desporto. Mas apenas se esta for construtiva, neste blogs tem-se criticado muito um pouco de tudo. Mas n�o tem sido positiva, pelo contrario. Quando se criticam pessoas que foram ligitimamente eleitas pelo povo � um direito, mas vivemos num pa�s democr�tico, todas as citicas s�o bem vinda, mas devem serem construtivas, de forma a apoiar o debate de ideias, e apresentar solu��es. A critica deve aser fundamentada, consista, e deve tambem, para ser util apresentar solu��es. Caro Gato das Botas teria-se coragem para criticar da mesma forma, se o fizesses de cara destapada ?
Nisto � que se v� quem s�o as pessoas de coragem. Os nossos politicos n�o se escondem, d�o a cara pelo Luso ou pela Mealhada. Todos os dias cruzo o Pa�s de Norte a Sul, de este a Oeste, o Luso e a Mealhada n�o est�o assim t�o mal como o querem fazer passar.
A Todos os Bogger's que querem realmente contribuir para o Luso devem a partir de hoje aparecer de cara destapada, sem medo, sem vergonha, isto � que � democracia, caso contrario isto mais parece os prospectos vergonhosos que foram destribuidos pelo Luso antes de depois das elei��es.
Ser� que apoiam este tipo de propaganda ?
Ser� que regressamos ao passado com o medo da dar a cara ?
V� l� tenham coragem.

 
At 2/11/2006 03:59:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

Caro Corn�lia,

N�o digo que � comum, mas n�o o deveria ser, como j� referi aqui, j� utilizei em tr�s ocasi�es um nick name, sem medo de o revelar "luso Fresh", por achar que o debate de ideias � importante, e que n�o pode ser escondido por detr�s de um nick name, que assumo esta postura, mas cada qual sabe de si, n�o tenho medo das minhas ideiasm sejam elas boas ou m�s.
N�o � correcto que nos escondemos por detr�s de um nick name, n�o � moral, nem tem qualquer �tica. Pela parte que me toca, n�o utilizarei qualquer nick name. O Jorge Carvalho, tem sido corajoso, de expor as suas opini�es em seu nome. Respeito como tal.

 
At 2/11/2006 05:39:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

Caro Balancho,
N�o estamos em ditadura, por isso faz o que bem entende, Tem toda a liberdade. Mas o que est� a dizer � que tem medo de falar. Agora se n�o gostou da minha frase, problema seu...continuo com a mesma opini�o. A critica s� � ouvida se tiver algum rosto. Haja coragem, o 25 de abril foi em 1974.
Atacar pessoas, publicas ou n�o, com o nick name � simplesmente COBARDIA.

 
At 2/11/2006 05:41:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

Cara corn�lia,
Pe�o desculpa, n�o me tinha passado pela cabe�a que poderia ser uma senhora.
Se o seu nome fosse "Maria" ou "Joana"... n�o me teria enganado.

 
At 2/11/2006 06:15:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

Caro Frei povinho,

Pois bem, tambel tem raz�o, mas fui realmente eu que escrevi aquilo, e n�o � um nick name, Carlos Rodrigues, residente no Salgueiral e mais conhecido por Carlos Franc�s.

 
At 2/11/2006 07:14:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Amigo asdrubal.
Excelente post.
Tal como o Mandrake, tamb�m eu entendo que n�o se classifica um homem com um �nico atributo.
O homem � como um prato. Feito com variados temperos, que mediante a quantidade, definem a sua qualidade e sabor. O importante � cingirmo-nos � dose qb e n�o abusar naqueles que fazem mal � saude. Caso contr�rio poderemos ter um resultado pouco equilibrado, que ir� estragar a iguaria.

Amigo Carlos Rodrigues.
Ser� que o voto secreto � cobardia?
Ou n�o ser� antes uma f�rmula que permite a qualquer cidad�o expressar a sua opini�o, livre de quaisquer press�es?
Pense nisso.

 
At 2/11/2006 07:49:00 da tarde, Blogger Carlos Rodrigues said...

Caro Jerico,
Tambem tem raz�o, mas atacar pessoas, publicas ou n�o sem dara a cara, n�o beneficia em nada a express�o da sua opini�o.

 
At 2/11/2006 08:00:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

N�o posso concordar com o asdrubal, ainda que compreenda, simplesmente por que, tal como o Gato, partem de uma ideia j� gasta de sistema. Sistema � tudo, at� uma folha cair no ch�o. A quest�o s�o os tipos de sistemas. O que levra a outra quest�o, os sistemas n�o s�o entidades abstractas mas feitas por pessoas, pelos seus elementos e s� existem enquanto vontade dos seus membros. Acusar um qualquer sistema � dizer que as pessoas n�o s�o respons�veis pelos seus actos porque n�o t�m liberdade de escolha. Al�m disso, o senhor asdrubal mistura diferentes e variados contextos da vida humana: o familiar, o grupo de amigos, o pol�tico, o econ�mico. A quest�o � que quando falamos de pol�tica devemos saber que estamos a falar de um sistema onde as ac��es dos seus membros n�o devia, � luz da lei e da defini��o da pr�pria identidade do sistema pol�tico, ser regida por afectividades ou interesses pessoais. � um contra-senso e s� serve para desculpabilizar gente incompetente.

Caro Carlos Rodrigues, acho nobre da sua parte usar o seu nick. De qualquer modo, como j� foi dito pela(o) balancho, n�o menos nobre � o uso do nick porque � a nossa �nica garantia que nos ouvem, n�o nos perseguem e n�o contra-argumentam com argumentos da vida privada. O Senhor elogia o senhor Jorge Carvalho, no entanto ele usa mais do que um nick - sempre usou - para dizer as maiores barbaridades e, al�m disso, se ler com aten��o em todos os seus coment�rios tenta saber quem est� por detr�s dos nicks que t�m uma posi��o contr�ria aquilo que ele defende, estando-se a marimbar para o debate p�blico pol�tico. Para n�o falar das tentativas que faz em "falar" com as pessoas que ele pensa que est�o a utilizar nicks. O 25 de Abril foi em 74 e, acredite, o meu uso de nick tem que ver com uma op��o c�vica mais do que medo, porque, felizmente, n�o tenho o rabo preso a favores pol�ticos; pena � que muitos se tenham tornado em pequenos ditadores quando puseram fim � ditadura. Al�m disso, essa quest�o do nick � mais um fait-diver, j� que o que conta aqui n�o s�o as pessoas que escrevem mas o conte�do dos seus coment�rios.

 
At 2/11/2006 08:17:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro asdrubal (ainda), gostaria de acrescentar que todas as sociedades e todos os sistemas s�o pass�veis de uma maior perfei��o. Acreditar no que o senhor defende � desculpabilizar tudo e todos e tem como consequ�ncia o n�o desenvolvimento das sociedades. daqui a pouco estamos a defender um hitler porque tamb�m era humano e errar � humano.

 
At 2/12/2006 11:53:00 da manhã, Blogger El Tonel said...

EU N�O FA�O PARTE DO SISTEMA CARAGO! DE NENHUM SISTEMA!

ESTAMOS ENTENDIDOS?

 
At 2/12/2006 12:43:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Carlos Rodrigues

� claro que teria coragem de criticar da mesma forma, se fosse de cara destapada. Simplesmente, teria de radicalizar o meu discurso, ainda mais do que o que fa�o agora. Por outro lado, n�o o vi a insurgir-se contra as minhas cr�ticas, quando tantas vezes defendi o �nosso amigo� e o seu partido (porque achei que o devia fazer).

Tento ser justo e dormir todos os dias de consci�ncia tranquila. N�o critico por criticar, n�o sou �carneiro pol�tico�. S� actuo perante as minhas convic��es.

J� o disse e repito-o: Elogiarei sempre o que me parecer correcto e criticarei sempre o que me parecer incorrecto - � assim que vivo a minha vida - nunca fa�o nada, s� porque o meu �grupo� o exige! Tenho pena que a maioria das pessoas n�o seja assim, mas a vida nunca foi perfeita.

O fundamento das ideias � mais importante que o autor das ideias: ao contr�rio de si, eu n�o busco qualquer protagonismo pol�tico, nesta ou em qualquer outra terra.

N�o se preocupe. No dia em que eu (e outros membros, deste e de outros blogs), entendermos que queremos protagonismo pol�tico, passaremos a assinar com o nosso pr�prio nome. Esse dia chegar�, assim como chegar� a hora, de haver outros personagens (debaixo de nicks) a fazerem a cr�tica do nosso trabalho. N�o temos medo! Saber escutar � uma virtude que nos abre os horizontes.

Servi�o p�blico � servir, n�o � servir-se ou servir �nicamente o grupo que o elegeu. Servi�o p�blico � escutar, n�o � escutar �nicamente o grupo que o eleugeu. Servi�o p�blico � ajudar, n�o � ajudar �nicamente o grupo que o elegeu.

Bem sei porque querem t�o ansiosamente saber as nossas identidades. Mas sobre isso, j� escrevi um post que explicou o que havia para explicar. � uma pena que n�o o tenha lido.

Respeito a sua opini�o, mas n�o posso concordar com ela.

Touch�...

 
At 2/17/2006 09:23:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

lol

 

Enviar um comentário

<< Home