20.2.06

BU�ACO - INFORMA��O


Quem , efectivamente, se interessa pela nossa Mata do Bu�aco anda sempre muito curiosa e todos os dias me faz perguntas.
No S�bado passado, no encontro de Futsal, um amigo c� do blog, certamente, perguntou-me como � que est� a situa��o do Bu�aco.
Para responder ao meu Amigo e a muitos Amigos que por aqui andam, s� lhes posso informar que, por enquanto, n�o � preciso recolherem as 4.000 assinaturas porque, segundo as diversas reuni�es j� efectuadas, parece que a Reggie vai ser recuperada � semelhan�a da Tapada de Mafra e que est� previsto um Programa de Recupera��o da Mata no valor inicial de 1.300.000 Euros. Segundo informa��es a Mata ir� contar com 23 vigilantes.
Mas eu sou como S. Tom� : VER PARA CRER !

9 Comments:

At 2/20/2006 05:07:00 da tarde, Blogger CP said...

A Mata do Bu�aco � ,na verdade,um lugar muito especial.Quem � que nunca namorou nos recantos por ela oferecida?Ainda hoje ,apesar do abandono a que ela est� botada,ela nos apresenta encantadora,surpreendente e ainda causa admira��o a sua iponencia,apesar de l� ir com frequencia.
Mas a Mata Nacional do Bu�aco j� n�o � um lugar seguro....A julgar pelo numero de casos de roubo que ultimamente tem acontecido no seu interior tornou-se quase uma aventura andar sozinho.O mais lamentavel � que qualquer unidade hoteleira do Luso recomenda aos seus h�spedes a visita � mata e estes, depois de a visitarem ,v�m espoliados dos seus bens.� deveras constrangedor saber que quem nos visita regressa a sua terra com a pior das impress�es da nossa terra.Tambem � de lamentar a inercia dos Servi�os Florestais e da GNR.Quem for visitar a mata , ande por onde andar , n�o v� em lado algum qualquer agente da autoridade.Os ladr�es podem actura � vontade que ninguem os ir� molestar.
H� que tomar uma atitude mais energica porque , se assim n�o for,todos n�s que gostamos da Mata do Bu�aco ficamos a perder.

 
At 2/20/2006 05:56:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Jorge

N�o necessita de responder a tudo o que lhe perguntarem, mas gostariade deixar aqui uma pergunta acerca da qual continuo e continuarei a ter d�vidas:

E a reggie � o caminho certo?

 
At 2/20/2006 06:23:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

O caminho certo era a Gest�o Municipal. Mas eu tamb�m ficaria muito agradado com a solu��o da Reggie desde que ele fosse bem administrada.
Lamento profundamente, que o governo Dur�o Barroso e Santana Lopes n�o tivesse feito nada pela Mata do Bu�aco. Se os governantes de agora querem recuperar a Reggie, pois que seja com cabe�a, tronco e membros.E que dela fa�am parte a C�mara Municipal da Mealhada, a JF Luso e a JTLB principalmente, entre outras entidades.

Os que n�o fizeram nada devem estar muito caladinhos...

E tamb�m h� aqui muita gente no Luso que s� sabe dizer "baseiras" e criticar quem faz alguma coisa pela terra. A desculpa � sempre a mesma : "est�o l� para isso". Esquecem-se que este assunto n�o � f�cil de resolver e muito menos pelo vogal da XUNTA...

 
At 2/20/2006 11:43:00 da tarde, Blogger Adelo said...

Se a regie tiver p�s pra andar, pois que venha a regie... apesar de, pessoalmente, pensar que seria melhor o modelo empresa, como o de Sintra.
Aconselho a todos(as) uma visita ao seu site: http://www.parquesdesintra.pt/

 
At 2/21/2006 11:14:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Est� mais do que claro, que o governo Dur�o/Santana Lopes nada fez para que a mata pudesse ter outro modelo de gest�o. Espero que com uma maioria absoluta PS a "coisa" possa avan�ar (aten��o que a responsabilidade de serem todas as entidades da mesma "cor" pol�tica, aumenta infinitamente as responsabilidades de todos, no caso de ficar tudo na mesma). No entanto, tal como toda a gente, tenho algum cepticismo sobre o futuro modelo organizacional e concordo com o Adelo e consigo, na medida em que uma empresa (talvez municipal), pudesse ser o modelo ideal.

Tenho algum receio que a reggie, mesmo que criada e a funcionar, possa ficar "encravada" pelo facto de ter demasiadas entidades envolvidas (e assim, demasiados interesses envolvidos) - Mas o futuro dir�. Nestas coisas sou optimista: prefiro sempre o risco da novidade ao marasmo da perman�ncia.

Acho que a abordagem � tem�tica, tem sido feita mais com o cora��o do que com a raz�o: Sabemos que como est�, n�o pode (deveria) continuar, mas ainda ningu�m se deu ao trabalho de efectuar um PLANO GLOBAL DE L/P para a mata (talvez por falta de know-how?).

Sou optimista, mas sei que o risco de sairmos de um buraco, para nos metermos num atoleiro � mais do que evidente e real. Aquilo que fazemos com paix�o e vontade a bem da nossa terra, pode vir a revelar-se "grossa asneira" pelas gera��es a seguir.

Nestes casos, planear, mais do que agir, seria fundamental - E infelizmente n�o tenho visto isso (mas posso estar mal informado)...

Touch�...

 
At 2/21/2006 01:22:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

S� gostaria de pedir aos autarcas locais que se mantenham atentos � evolu��o e timings, nas promessas de reconstitui��o da dita reggie, que podem ser apenas manobras de divers�o e de adiamento desta quest�o, para evitar a sua discuss�o p�blica na assembleia da rep�blica.
Um abra�o.

 
At 2/21/2006 03:46:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

O tempo e o dinheiro que gastam com este assunto era muito melhor empregue numa mega-bucha-party.

N�o se resolvia nada, mas enchia-se a barriga na mesma (... ups... esta n�o era para dizer pois n�o?).

 
At 2/21/2006 05:24:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Talvez n�o Jerico...

 
At 2/22/2006 04:14:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Remato e ... remato bem. Agora h� outros que n�o rematam mesmo nada. NADA MESMO!

 

Enviar um comentário

<< Home