16.2.06

Com papas e bolos, se enganam os tolos!

Caro Senhor Fernando Ferraz da Silva, foi com alguma surpresa que li a sua �ltima entrevista ao JM. Logo na abertura, a frase �que s� agora foi possivel realizar�, deu-me uma enorme vontade de pegar no jornal e arquiva-lo na letra �L�. �L� de Lixo, entenda-se. � mais do que �bvio, que a entrevista s� surgiu depois das elei��es aut�rquicas e presidenciais, para que depois n�o fosse acusado de prejudicar os interesses do partido. � claro como �gua e parece-me ign�bil, que o jornalismo concelhio pactue com este tipo de manobras, sem alertar as popula��es do facto.

Quanto ao conte�do da entrevista, h� uma profunda contradi��o, entre o rol de realiza��es dos executivos c�mar�rios em que participou e a inexist�ncia de or�amento para o pelouro que ocupava. Ao dizer que n�o era homem para �laber as botas� ao presidente, disse tudo: falta-lhe umildade! De facto, s� h� um presidente eleito e cabe-lhe a ele, definir as orienta��es do executivo c�marario. Se ele � �estalinista� ou, como algu�m diria �que n�o despe o colete dos ventos de leste�, � um problema que s� aos municipes compete julgar em sede de elei��es livres. Quando algu�m, que s� faz aquilo que lhe vai na cabe�a, ignorando tudo e todas as opini�es � sua volta, encontra um s�sia, s� pode dar uma coisa: asneira! Se j� conhecia o seu presidente e se conhecia a si pr�prio, para qu� aceitar novo mandato? � de uma profunda falta de �face�, vir agora �tristemente enjeitado�, com uma entrevista assim.

Mais, �c?est ridicule�, ter agora na manga, tantas solu��es e opini�es sobre o concelho, quando se acabou de sa�r de um executivo c�marario. Ser� isto, um �piscar de olhos� ao Dr. Rui Marqueiro? Eu, e muitos dos que leram a entrevista, julgam que sim! � incriv�l a velocidade com que se tenta sacudir a �gua do capote e saltitar de �grupo� em �grupo�, na �nsia do protagonismo. Pelas suas palavras, h� um dedo seu, em tudo o que de bom foi feito, e continuando a ligar as suas ideias, s� n�o foi feito mais, porque n�o esteve disposto a lamber as botas ao presidente. Pois ent�o digo-lhe caro amigo: se o seu interesse era o bem estar do concelho e da sua terra (que tanto contribuiu para a elei��o de sucessivos executivos c�mararios), DEVIA TE-LAS LAMBIDO, e n�o deveria ter ficado vergado no �cadeir�o do orgulho�.

Globalmente, concordo com a sua abordagem sobre o estalinismo e (mau) funcionamento do actual executivo c�marario, sobre a ineficiente ac��o da assembleia municipal e sobre o trato �abaixo de c�o� dado aos vereadores da oposi��o, mas n�o posso pactuar com tamanha distribui��o de PAPAS E BOLOS NUMA TERRA DE VINHO E LEIT�O como � a nossa.

Touch�...

5 Comments:

At 2/16/2006 04:26:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

J� li, adomestica! Sobre o Augusto Mamede, o MOI e outras andan�as, terei todo o prazer em p�blicar, algumas coisitas, daqui a uns tempos. H� �timmings� a cumprir. Afinal de contas, se este blog � uma �conspira��o� tem de ter algum planeamento, n�o?

 
At 2/17/2006 12:57:00 da manhã, Blogger Sentinel' Alerta said...

Sobre este caso j� dei a minha opini�o no post "Pol�tica � Portuguesa" de 01.Fev. Por�m, acho oportuno lembrar que PS e PSD alteraram a lei eleitoral aut�rquica permitindo agora que os funcion�rios aut�rquicos exer�am tamb�m cargos pol�ticos na pr�pria autarquia onde s�o funcion�rios!
Parece uma altera��o inocente mas n�o �. Vejamos, um funcion�rio admitido, promovido, premiado,etc. por uma determinada clique partid�ria nunca ser� livre para exercer o seu cargo pol�tico!
Por sua vez o pol�tico ou melhor o partido, � falta de outros lambe-botas, ter�o sempre uma reserva estrat�gica de potenciais candidatos de entre os funcion�rios que ter�o dificuldade em recusar um qualquer convite. Aqui se enquadrar� provavelmente a marginaliza��o do Sr. Ferraz que l� ia fazendo algumas caretas ao Presidente mas este deixou de ter necessidade de o aturar pois arranjou um funcion�rio para o seu lugar...
Mais ainda, um funcion�rio ainda por cima dos servi�os de obras, como acontece no nosso munic�pio! tem naturalmente acesso a informa��o privilegiada que na sua qualidade de pol�tico poder� usar de forma a beneficiar a sua cor partid�ria.
Enfim, quanto a mim, fechou-se mais um c�rculo da antidemocracia.
Mas n�o esque�amos que houve cumplicidade PS/PSD na aprova��o desta nova lei!
E, pelo que sei, prepara-se mais uma facada na democracia atrav�s da lei que ir� impor os executivos municipais monocolores.
Caro Jerico, medite bem naquele meu coment�rio, o tal que provocou a sua reac��o e diga-me qual � a sua solu��o democr�tica!
Melhores sauda��es!

 
At 2/17/2006 08:11:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Bem, n�o sou advogada de ningu�m e muito menos quando n�o sei o que fazer com algumas pontas soltas da quest�o. No entanto, caro Gato, o �nico argumento que me parece leg�timo, que tamb�m foi usado por outros, � o facto de o snehor Ferraz s� falar depois de ter sa�do. Em rela��o a este argumento, contudo, h� que ter cuidado: s� falou agora mas, parece que o que disse n�o � mentira. E � isso que me interessa como cidad�, o modo de fazer pol�tica desta gente mais do que os motivos que levam uns a falar e outros a calar (desde que n�o me lesem nos meus direitos de cidad�).

O post do Gato, muito acalorado, parece-me mais emotivo do que razo�vel e acabei por n�o compreender o fundamento da sua tese: c� para mim ainda est� muita coisa por se saber e o Gato n�o disse tudo. Veja, por exemplo, caro Gato, que o seu primeiro argumento � de que o senhor Ferraz s� falou depois das elei��es, como se isso fosse uma coisa muito grave.Como deve ter lido no post "Pol�tica � Portuguesa" esse foi um ponto que me pareceu nobre. E, ao contr�rio do que � dito, o Jornal informa sobre essa quest�o: diz, na introdu��o � entrevista, que esta tinha sido solicitada aquando das elei��es e que s� agora o senhor Ferraz tinha acedido. Confesso que n�o compreendi a revolta do Gato em rela��o a este ponto. Parece-me um caso de "preso por ter c�o e preso por n�o ter".
Sei que todos n�s usamos filtros diferentes na leitura deste tipo de informa��es, aos quais tento ser o mais imparcial poss�vel, at� porque n�o tenho partido (gosto mais de projectos), mas n�o fiquei com impress�o de que o senhor Ferraz tenha dito que foi ele o respons�vel por tudo o que veio para o Luso. A verdade, no entanto, � que, coicid�ncia ou n�o, veio muita coisa. N�o compreendo por que raz�o tanta gente n�o suporta este senhor e depois compactua com outros dirigentes de modo muito mais pornogr�fico. Parece que h� muita coisa que ainda n�o sei e que, mesmo n�o sabendo, j� fede.

 
At 2/20/2006 09:04:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Lua, antes de mais pe�o desculpa por s� agora te responder, mas nem sempre � possiv�l.

Efectivamente, n�o disse tudo o que haveria para dizer relativamente ao assunto, mas j� me conheces h� algum tempo e sabes que nunca sou "gratuito" nas minhas cr�ticas. A minha cr�tica, limitou-se em exclusivo � an�lise da not�cia e ao seu enquadramento na hist�ria pol�tica recente. Os argumentos utilizados, foram todos eles, de opini�o pessoal e utilizando "s�" elementos que s�o do dom�nio p�blico.

N�o tenho nada, absolutamente nada contra o Sr. Ferraz a n�vel pessoal e a minha cr�tica resume-se � sua actua��o pol�tica - nada mais do que isso.

Quando ao argumento �S� agora foi possiv�l�, convido todos os leitores do JM a enumerarem o rol de entrevistas PRETERIVEIS a esta, o seja, com menor import�ncia para o Concelho, que sairam em sucessivas edi��es do JM, desde o momento em que o Sr. Ferraz foi afastado das listas (altura em que amea�ou "p�r a boca no trombone")- Outubro de 2006. � mais do que �bvio que houve filtragem pol�tica!

Quanto � �ltima quest�o: toda a gente sabe que o Sr. Ferraz � um homem integro e incorruptiv�l nas suas convic��es. � um homem que gosta do Luso como todos n�s, mas de facto teve quase o p�ssaro nas m�os e enxotou-o (n�o posso dizer mais). Que fique bem claro, que eu n�o tenho nada, absolutamente nada a apontar ao "homem", mas que estou (j� estava, na altura do seu segundo mandato) profundamente desiludido com a actua��o do "pol�tico".

Quanto �s colabora��es pornogr�ficas, nada a dizer, cada um que fale por s�, pois como est� mais do que demonstrado, n�o � minha fun��o pactuar com ningu�m, mas sim expressar livremente as minhas opini�es, ouvindo atentamente todos os que dela discordem. Eu entendi esta cr�tica como, alguma protec��o que tenho dado ao JC neste blog. Mas se forem lidos com aten��o, todos meus os posts e coment�rios, verificar-se-� que tal protec��o se limita � parte pessoal e n�o � parte pol�tica (Se bem que o JC, nem sempre sabe onde come�a uma e termina a outra).

Mas n�o te preocupes (e respondendo tamb�m ao taska force), fica aqui o meu compromisso de tratar toda a gente com igual "bitola" (ou corro o risco de te "ter � perna").

 
At 2/20/2006 02:17:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Isso tamb�m foi uma "piscadela de olho"???... lololol

 

Enviar um comentário

<< Home