19.2.06

AS ABERRA��ES DO IMI

A reforma da tributa��o do patrim�nio veio instituir em Portugal um sistema inovador de avalia��es prediais de pr�dios urbanos, assente no car�cter objectivo dos factores e coeficientes para a determina��o dos valores patrimoniais tribut�rios.
No �mbito dessa reforma tribut�ria, a Portaria n.� 982/2004, de 4 de Agosto, define os crit�rios de zonamento e os coeficientes de afecta��o, a considerar para efeitos de avalia��o do valor patrimonial.
Os zonamentos, n�o s�o mais que cria��o de zonas distintas �s quais se atribuem diferentes coeficientes de localiza��o, que permitirem ajustar os valores patrimoniais � zona do pais, regi�o ou zona urbana em que se insere a constru��o ou pr�dio.
A determina��o desses coeficientes de localiza��o dependem das seguintes caracter�sticas:
- acessibilidades
- proximidades de equipamentos sociais...
- servi�os de transportes p�blicos
- localiza��o em zonas de elevado valor de mercado imobili�rio.

A cria��o dos zonamentos faz todo o sentido, se atendermos que a constru��o de uma moradia envolve mais custos e tem mais valor patrimonial em Lisboa, que outra exactamente igual, constru�da na Merdaleja. E que ter� mais valor na Mealhada, do que no Monte Novo.

O que n�o faz qualquer sentido s�o os zonamentos criados e as disparidades dos respectivos coeficientes atribu�dos.

Sen�o vejamos:
Dentro do per�metro da vila de Luso, os zonamentos atribu�dos apresentam uma amplitude de coeficientes de localiza��o que variam entre 0,6 e 1,2.
O que significa, que para valores actuais e para uma simples moradia unifamiliar de 200m2 (n�o vou considerar o terreno nem valorar a qualidade construtiva para n�o complicar os c�lculos), o seu valor patrimonial seria de 17 712 contos, se constru�da numa zona do Luso com coeficiente 0.6.
Se construir uma moradia exactamente igual, noutra zona do Luso, com coeficiente de localiza��o de 1.2, o seu valor patrimonial ser� de 35 424 contos.
Como � poss�vel, que moradias iguais, tenham uma disparidade t�o grande de valores, estando inseridas numa pequena vila como � a do Luso?
Ser� que a constru��o em diferentes pontos da vila de Luso, altera t�o substancialmente as caracter�sticas que est�o na base da determina��o dos coeficientes de localiza��o, para termos uma discrep�ncia de valores desta ordem de grandeza?
Esta disparidade � uma aberra��o e uma deturpa��o total dos crit�rios objectivos e uniformes que se pretendiam com a nova reforma do patrim�nio.


Vou dar outro exemplo de aberra��o, na cria��o destes zonamentos:
Se a moradia do exemplo anterior fosse constru�da no local do novo centro de sa�de seria tributada pelo valor de 35 424 contos. Contudo, se fosse constru�da, do outro lado da rua, em frente � igreja, num local, que a meu ver at� � mais apetec�vel, o seu valor patrimonial seria de 26 568 contos???? Uma diferen�a para menos de quase 9 000 contos, s� por ser do outro lado da rua.
Ser� que do outro lado da rua existe assim tanta diferen�a dos crit�rios que definem os coeficientes de localiza��o, ou pelo contr�rio, deveriam ter exactamente o mesmo coeficiente?
Mas, pasme-se!!!! Isto n�o � um caso isolado. Infelizmente parece que � a norma adoptada, para a cria��o surrealista dos zonamentos.
Os exemplos n�o param. No Monte Novo, as constru��es de um lado da rua apresentam valores diferentes, das do outro lado. Ser� uma divis�o entre bairro de luxo e bairro dos pobres? Na rua dos Moinhos, na Rua Em�dio Navarro, na Rua da Pampilhosa, na EN 234, na Rua da Esta��o e tantas outras... a mesma coisa. D� para perceber?

At� quando � que vamos continuar a assistir a estas aberra��es?
Quando � que Portugal deixa de funcionar � base do amadorismo?

10 Comments:

At 2/19/2006 11:32:00 da tarde, Blogger Sentinel' Alerta said...

Apesar de j� ter lido algo sobre este assunto, confesso n�o estar documentado. Agrade�o a lembran�a do tema e a informa��o da Portaria.
Tamb�m este fim de semana ouvi nos m�dia que o IMI ir� ser aplicado em dobro aos im�veis desabitados, atendendo aos consumos de energia el�ctrica e �gua. Falta-me esclarecer melhor o assunto mas por respeito � verdade, devo dizer que � uma medida que preconizo h� muito. O investimento p�blico realizado com o diverso tipo de infraestruturas para servir um pr�dio � muito elevado e n�o pode ser de forma gratuita que um propriet�rio o mant�m sem utiliza��o muitas vezes s� por interesses especulativos. � assunto controverso mas que por princ�pio merece o meu apoio...
e eu que quase sempre critico!...

 
At 2/19/2006 11:41:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Para consultarem os zonamentos e respectivos coeficientes de localiza��o:
coeficientes de localiza��o

 
At 2/20/2006 08:29:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Jerico

� natural que um pol�tico, com ordenado de pol�tico, com carro de pol�tico, com casa de pol�tico e com vida de pol�tico (leia-se: vive em Lisboa), actue desta maneira, fazendo leis desta maneira.

Respondendo � tua �ltima pergunta: NUNCA! (infelizmente)

 
At 2/20/2006 01:29:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

O objectivo da lei, parece-me coerente. Contudo na defini��o do zonamento e a atribui��o dos respectivos coeficientes foi dada alguma liberdade e flexibilidade, que agora se torna no calcanhar de Aquiles desta lei.
E as C�maras Municipais, coniventes e colaboradoras na aplica��o e defini��o do coeficientes podem e devem recorrer destes da atribui��o destes zonamentos e coeficientes, perfeitamente desfasados da realidade.
Ali�s, a lei permite uma fase extraordin�ria de 3 anos para efectuar as correc��es e ajustamentos pr�prios de uma situa��o experimental.
E o tempo est� a passar.

 
At 2/20/2006 02:13:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Uma casaleira de duas, paga quanto???

 
At 2/20/2006 02:14:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

� que como muitos portugueses, � o �nico im�vel que tenho... quero dizer... quando est� parada...

 
At 2/20/2006 02:17:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Tonel, com este zonamento, depende do lado da rua em que estiver parada.lol

 
At 2/20/2006 02:29:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Fui visitar Barr�.
Como grande urbe que � tem 3 coeficientes diferentes.
Ent�o � entrada da aldeia, quem estiver � esquerda tem coef. 0,6 e � esquerda tem coef. 0,9. se subir tem coef. 0,8.
Deve ser Baixa Esquerda de Barr�, Baixa Direita de Barr� e Barr� de Cima.
Ser� que um �nico coeficiente para toda a aldeia n�o era mais justo?
Isto � completamente rid�culo.
Bem, vou visitar as outras aldeias da freguesia. Volto j�

 
At 2/20/2006 11:43:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Cheguei ao Salgueiral!!!!
Pasme-se mais uma vez!!!!
Os peritos atribuiram ao Salgueiral um coeficiente de localiza��o superior ao do Monte Novo????

Na fixa��o do coeficiente de localiza��o t�m-se em considera��o, nomeadamente, as seguintes caracter�sticas:
a) Acessibilidades, considerando-se como tais a qualidade e variedade das vias rodovi�rias, ferrovi�rias, fluviais e mar�timas;
b) Proximidade de equipamentos sociais, designadamente escolas, servi�os p�blicos e com�rcio;
c) Servi�os de transportes p�blicos;
d) Localiza��o em zonas de elevado valor de mercado imobili�rio.

Uma vez que o Salgueiral est� mais longe de tudo, que o Monte Novo, porque raz�o tem um coeficiente de localiza��o superior?

Ser� que o Salgueiral � uma aldeia de elevado valor de mercado imobili�rio e ningu�m sabia?
Ou ser� que os peritos avaliadores n�o fazem a m�nima ideia onde fica esta terra?

Vou ver as outras aldeias...

 
At 2/21/2006 09:51:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Porque raz�o � que a Vacari�a(sede de freguesia), que disp�e de maior popula��o e de melhores acessibilidades e uma maior proximidade � Mealhada, Pampilhosa e Coimbra tem um coef. de localiza��o de 0.75, contra os 0.8 de Barr�?
E o Monte Novo, Carvalheiras??? e Salgueiral???, com uma diferen�a m�nima de 0,05, quando � obvio que o valor imobili�rio, na Vacari�a justificaria uma diferen�a maior?
E porque raz�o � que o Pego tem um coeficiente inferior �s das tr�s aldeias referidas, Quando a sua proximidade ao Luso � semelhante, mas beneficia de uma maior proximidade � Mealhada e Pampilhosa? D� para entender?
Ser� que aquelas tr�s aldeias t�m melhores equipamentos sociais? N�o consigo perceber...

 

Enviar um comentário

<< Home