15.12.05

DIST�NCIAS!!


A vida � assim!! Por vezes, temos que partir da nossa terrinha por quest�es profissionais ou de estudos!! Outros h� para quem o Luso se torna demasiado "pequeno" e partem em busca de outros horizontes ou simplesmente fartaram-se e "fugiram" do Luso!!

Por motivos diversos, foi isto que aconteceu um dia com cinco bons amigos que se encontram a "estilar" por terras algarvias (escolhi esta imagem precisamente por achar que espelha "bem" o que � o sonho algarvio!!)!!

Falo-vos dos amigos Jorge Lopes, Cardix, Pitaitas e ainda dos "jovens" Nini e Nau Coelho!! Todos eles s�o malta porreira com quem tenho o prazer de conversar e trocar cumprimentos algumas vezes durante cada ano que passa!!

� precisamente aqui que eu quero chegar!! Como disse, estou com eles "algumas vezes" por ano!! E onde? No Algarve? N�o!! No Luso, at� porque n�o sou t�o frequentador como desejava das del�cias algarvias como representa a imagem do Post!!

Bem! N�o devem estar a perceber nada, mas eu explico!!

Como � poss�vel que eu veja e esteja com a gente que referi umas 3 a 4 vezes por ano, bem no centro da minha terra e, ao mesmo tempo, haja um bom punhado de gente (de novos a velhos!) que habitam na minha terra e que eu passo uma boa dezena de anos sem lhes p�r a vista em cima?!!

Os amigos que referi, quando nos visitam, espalham-se pela localidade, conversam com as pessoas, partilham os nossos espa�os, falam-nos das suas vidas e perguntam-nos pelas nossas!!

Pelo contr�rio, h� uma boa percentagem de habitantes lusenses com vidas "fantasmas" no que respeita � viv�ncia social e "mistura" da vida de todos n�s, habitantes! H� gente que vive "� margem" da nossa comunidade!!

�bvio que cada um tem a sua vida e eu n�o tenho nada a ver com isso!!

Mas penso ter o direito de mostrar a minha sentida indigna��o!!

H� o associativismo, h� 29 tascos, h� o com�rcio local, h� as nossas paisagens!! Vamos sa�r do "casulo" e misturarmo-nos, ok?!!

N�o � admiss�vel que os meus amigos algarvios estejam mais "perto" de mim do que pelo menos metade da "minha" popula��o!!

17 Comments:

At 12/15/2005 11:53:00 da manhã, Blogger Pearl-Harbor said...

Concordo inteiramente amigo asdrubal... Fa�a-se luz nesta terra que anda tudo �s escuras...
Mas j� agora... quando o pessoal se misturar... mistura tamb�m a� umas coisas assim como a da foto... acho que seria de bom tom e faria bem � imagem... do Luso.

 
At 12/15/2005 02:09:00 da tarde, Blogger jibita said...

ent�o e os imigrantes.....hein....que animam sempre este ver�o......ai ai.....ou ser� que n�o partilham do teu n�vel cultural....

 
At 12/15/2005 02:11:00 da tarde, Blogger jibita said...

� j� me esquecia........� asdrubal essa idade na perdoa....e o ruizinho ameixa....tamb�m pertence � mesma comandita.....ou n�o?!?

 
At 12/15/2005 05:30:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Amigo asdrubal
Com 29 tascas n�o � f�cil conviver com toda a gente.
� um problema de dispers�o e de dist�ncias.

 
At 12/15/2005 07:40:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

JIBITA E ASDRUBAL : Desculpem l� o recado, mas quando falam de imigrantes (com i ) est�o a referir-se a estrangeiros ( BRASIL - R�SSIA - MOLD�VIA - UCR�NIA etc. ). Esses � que s�o os imigrantes . Os nossos s�o emigrantes ( com e ). Aqui fica o reparo com um grande abra�o do vosso amigo Jorge Carvalho

 
At 12/16/2005 12:19:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Caro mic.
A chamada de aten��o por parte do sr. Jorge � pertinente e se algu�m perdeu uma oportunidade para estar calado foi o Sr.
Ali�s, pelo que tenho lido em alguns coment�rios seus, j� perdeu v�rias oportunidades.

 
At 12/16/2005 09:25:00 da manhã, Blogger jibita said...

Caro Jorge......estamos sempre aprender....

 
At 12/16/2005 02:23:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12/16/2005 02:25:00 da tarde, Blogger Afroluso said...

J� que se falou em emigrantes (e eu tamb�m o sou, embora n�o no estrangeiro, mas na capital do reino), acho pertinente este tema.
Penso mesmo que este blog poderia tamb�m servir de "ponto de encontro" para muitos lusenses (ou naturais da freguesia) que, por qualquer motivo se encontram ausentes noutras terras.
E alguns foram procurar um vida melhor para bem longe: ainda no m�s passado estive (na festa de V�rzeas) com um "varseense"(ser� assim que se escreve?) que vive e trabalha na Calif�rnia, l� do outro lado das terras do "Tio Sam".
Mas tamb�m havia lusenses na banda de c� dessas terras (Miami)... Que ser� feito deles?
E, para terminar, o nosso amigo Jorge veio aqui colocar os seus melhores dotes na l�ngua portuguesa: Com efeito, os que saem s�o EMIGRANTES, imigrantes s�o aqueles que v�m de fora para c�.
Aproveito ainda para desejar a todos Boas Festas, boas entradas e um novo ano de 2006 pleno de sucessos (pessoais, profissionais, etc.).
Como emigrante, para al�m do Ver�o, tamb�m nesta �poca natal�cia, costumo dar uma saltada ao Luso. Pode ser que por a� nos encontremos...

 
At 12/16/2005 02:43:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amigos ASDRUBAL - JERICO - JIBITA : Penso que eu � que tenho de pedir desculpas, porque posso ter dado uma imagem de correc��o n�o adequada. Por�m, somente o fiz, porque achei que havia um equ�voco da vossa parte, nada mais.H� pessoas que s�o equivoquistas por natureza- felizmente n�o � o vosso caso - e n�o entendem que neste mundo estamos sempre a aprender. Eu, por diversas vezes, tenho muitas d�vidas e engano-me, tamb�m, frequentemente. Isto n�o me acontece raramente. Aceito as vossas cr�ticas e aprendo com as vossas correc��es. Aproveito para enaltecer e, ao mesmo tempo, fazer lembrar que a vossa participa��o neste blog tem sido muito v�lida para a minha forma��o e aprendizagem de autarca. Todos os dias aprendo convosco e a vossa postura, para mim, nunca ser� um acto �rrito, bem antes pelo contr�rio.Um grande abra�o do Jorge Carvalho.

 
At 12/16/2005 02:48:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

AFROLUSO : Tu que eras uma sumidade- foi uma pena n�o te ser dada a oportunidade de ires mais longe - n�o escrevas "varseense", mas sim : varzeense. OK ? Um grande abra�o para ti querido Amigo.

 
At 12/16/2005 02:57:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amigo AFROLUSO : Tamb�m n�o te podes considerar um emigrante, porque trabalhas em Lisboa. Um emigrante � uma pessoa que vai procurar trabalho ou outro modo de vida num pa�s diferente daquele onde nasceu. Estamos sempre a aprender n�o � Querido Amigo ?. Um forte abra�o para ti e muita sa�de � o que te desejo.

 
At 12/19/2005 10:49:00 da manhã, Blogger jibita said...

ricardinho....isso � que � um homem de peito feito.......para quem tamb�m nunca fez nada de relevante nesta terra.....t�s com uma moral de acusar quem por c� anda.......perdeste uma oportunidade de estares calado.....algo que sempre soubeste fazer muito bem.....com esse coment�rio s� provaste que perdeste tempo por estas bandas e abalaste nem sabes porque........

 
At 12/19/2005 01:41:00 da tarde, Blogger Pearl-Harbor said...

Mais uma vez... este rol de comet�rios poderia terminar com o primeiro de todos...

J� viram a resma de "inutilidades" (tenho de p�r isto entre aspas porque se n�o o JCarvalho vem j� dizer que estamos sempre a aprender - e tem carradas de raz�o - que para aqui foi dita?
Ser� que algu�m ao ler estes 25 coment�rios anteriores fica indiferente ao facto de haver sempre um clima de crispa��o e desuni�o que �, precisamente, a pedra de toque para um generalizado mal estar social no Luso?
Por favor, em vez de gastar energias a esgrimir argumentos (quase) vazios de sentido e de raz�o, unamo-nos em torno de uma causa!! A NOSSA TERRA!!
Este Blog tem o m�rito de agitar a malta e sacudir um pouco os c�rebros j� entorpecidos pela rotina a monotonia... pode dar um contributo importante na consciencializa��o colectiva... mas que mais pode fazer??
Ser� que n�o percebem (claro que percebem... mas se calhar �s vezes d� jeito fazer que n�o!) que a mensagem do post do Asdrubal � precisamente que tiremos o nariz da toca?? Que olhemos esta terra e as suas gentes de outro prisma... que sintamos verdadeiro amor ao ch�o que pisamos e que nos sintamos uns privilegiados por poder lavar o matagal com "�gua do Luso"... podemos disfrutar de uma localiza��o sem par na nossa regi�o... com condi��es de vida impares....!
Eu sei l�... afinal o que � que a malta do Luso quer... s� copo e bucha e vou � tratar da minha vidinha... Mas h� tanto esc�rnio e mal dizer... e tanta conversa fiada...
Deixemo-nos disso... sejamos uma terra com uma s� popula��o.

J� algu�m viu algum barco navegar sem que os pregos estejam unidos �s t�buas??

 
At 12/19/2005 02:34:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

sic

 
At 12/19/2005 02:40:00 da tarde, Blogger jibita said...

pearl-harbor.....deves ser dos que vais � missa ouvir o mon�logo do paroquiante sem poder dar o teu veredicto.....vejamos o caso do ricardo....s� veio c� porque falaram dele.....antes disso nada....isto s� funciona quer queiremos quer n�o com misturada "cor de rosa".

 
At 12/20/2005 01:16:00 da tarde, Blogger Pearl-Harbor said...

Caro(a) Jibita:

O caso do ricardo, que at� � meu amigo (e de outros mais) n�o me diz nada... apenas constata (e ele � quem o diz) que h� pessoas que n�o est�o voltados para fazer alguma coisa por esta terra. Mas ele, apesar de n�o fazer (ou n�o o equacionar), tamb�m n�o estorva quem faz.
O problema est� nas pessoas que n�o fazem mas t�m o h�bito de criticar quem faz.
� precisamente nisso que assenta o meu coment�rio!!
As pessoas desta terra n�o podem esperar desenvolvimento se estiverem com medo da critica barata destes opositores de profiss�o e por isso resolvam ficar no seu cantinho. Esta filosofia leva � progressiva letargia da sociedade e � estagna��o da actividade � consequente morte de movimentos como o associativo (veja-se o CDL)!

Enquanto a malta julgar que os problemas desta terra dizem respeito apenas aos outros, temos o caldo entornado. � verdade que elegemos um grupo de pessoas designados por autarcas que t�m por miss�o proteger a sua �rea geogr�fica, desde o territ�rio �s popula��es.... mas se estas n�o se auto-mobilizarem, se n�o se esfor�arem pelo mesmo... se n�o colaborarem com as entidades locais... � como tentar remar para terra em alto mar sem b�ssola. E deixe-me dizer-lhe... s� quem n�o sabe como � que as coisas funcionam em pol�tica e governa��o � que pode ter esperan�as que estes sejam dois motores no desenvolvimento local... quando muito duas fracas alavancas.

A quest�o do paroquiano... devo dizer-lhe que de vez em quando l� vou � missa mas nem sempre digo Am�n... e algumas vezes at� discuto com o padre...

O problema est� naqueles quem nem sabem onde fica a Igreja mas t�m por h�bito comentar tudo o que (supostamente) se l� diz.

 

Enviar um comentário

<< Home