18.10.05

O REPARO!!

Ao ler atentamente o Post "Convocat�ria", do amigo Jorge, reparei num dado no qual n�o tinha ainda pensado de modo profundo!!
Dos nove nomes que v�o ser formalmente apresentados como os novos membros da Assembleia de Freguesia de Luso, n�o figura qualquer pessoa com o estatuto de Licenciado (s� se for a F�tima - confesso que desconhe�o)!
Vejo tamb�m a n�o exist�ncia de qualquer pessoa com menos de 40 anos (s� se for a F�tima - confesso que desconhe�o - penso que o Litos e o Caman� j� passaram os 40(?))!
Vou ser sincero, a situa��o deixa-me um pouco desgostoso!!
Bem sei que isso de licenciatura n�o quer dizer nada! H� imensos casos de pessoas mal formadas com o estatuto de licenciado! H� tamb�m pessoas cujo estatuto lhes sobe � cabe�a e que o melhor � mesmo v�-las longe!! E uma pessoa licenciada n�o � necessariamente melhor do que outra pessoa qualquer para o desempenho dos cargos em quest�o!!
Mas corrijam-me se estiver enganado! Os licenciados, passaram pelo menos 4/5 anos em ambientes completamente diferentes do nosso, onde conviveram com pessoas de todos os cantos do Pa�s, onde adquiriram capacidades intelectuais dignas de registo, onde adquiriram uma vis�o mais ampla sobre os problemas da nossa contemporaneidade, onde fizeram trabalhos de investiga��o, onde se tiveram que adaptar �s �ltimas novidades tecnol�gicas, enfim, onde enriqueceram o seu pensamento e o seu "equipamento" intelectual para lidarem com o Mundo � sua volta!!
Partindo do princ�pio que n�o falei mentira e tendo em conta que o Luso come�a a estar repleto de licenciados, parece-me imposs�vel que n�o d� pelo menos para aproveitar alguns deles!!
� claro que me v�o dizer que, se os licenciados s�o tudo aquilo que descrevi, ent�o eles que apare�am, que se movimentem no sentido de come�arem a intervir na cena pol�tica!!
Concordo plenamente! A malta tem que deixar de ser passiva e come�ar a empenhar-se a s�rio para ganhar o respeito dos "veteranos" e mostrar que podem confiar neles para servir o nosso Luso!!
Mas, por outro lado, l� diz o velho ditado: "A casamentos e baptizados, s� v�o os convidados!" De certeza que h� gente din�mica que n�o vai fechar os olhos se lhes f�r solicitada interven��o directa!!
Para finalizar, uma palavra para a quest�o da idade! Mais uma vez, n�o acho que seja muito importante! Mas numa sociedade em que � vulgar dizer-se que se tem que dar oportunidade aos jovens e que os jovens s�o o futuro, verifico que o facto de os jovens continuarem afastados n�o ser� culpa exclusiva deles pr�prios! Parece-me (perdoem se estou a ser injusto) que os "veteranos" passam melhor sem os jovens!! Ficam com um p� atr�s e pensar�o: "esta garotada � capaz de vir para aqui com ideias malucas! Daqui a 4 anos logo se v�!"
H� muitos jovens "bem formados" no Luso! A nossa terra pode enriquecer com eles!
Sonho e ilus�o de Asdrubal?!!
P.S. - Este Post n�o pretende entrar em nenhum tipo de pol�mica! Pretendo apenas chamar a aten��o para alguns aspectos que n�o me parecem muito positivos!! � um mero convite � reflex�o!!

8 Comments:

At 10/18/2005 04:48:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro Amigo ASDRUBAL : Venho aqui fazer um pequeno reparo porque, provavelmente, tu desconheces a situa��o. O Homero Serra foi eleito presidente da JFLUSO. No dia 28 de Outubro, na Assembleia de Freguesia, v�o ser eleitos, por voto secreto, os vogais secret�rio e tesoureiro. Como tudo indica, ser�o o Jorge Carvalho e o Jo�o Freitas a ocupar esses lugares. Depois, e naturalmente, avan�am para tr�s lugares vagos na Assembleia de Freguesia, o jovem Tiago �ngelo, o Alberto Madeira e a jovem Dr.�Claudia Melo ( formada em direito ). Sempre ao teu dispor, meu bom amigo, julgo que ficar�s agora esclarecido. Queria, tamb�m, informar-te que foi cuidado do PS do Luso endere�ar convite aos jovens valores da nossa terra. Alguns recusaram, outros aceitaram. O que eu mais gostava � que os jovens, os licenciados, se aproximassem de n�s, trazendo algo de novo e de prof�cuo para o bem da nossa terra. A melhor maneira de manter a amizade � ter os bra�os abertos. � necess�rio que a juventude venha ao nosso encontro, porque � deles o futuro da nossa terra. Contudo, � preciso mais interven��o e mais ac��o. Conto convosco !

 
At 10/18/2005 07:37:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

amigo asdrubal.
Em termos individuais, tamb�m entendo, tal como tu, que uma licenciatura n�o significa uma maior capacidade para desempenhar cargos numa freguesia.
Contudo, em termos de equipa, n�o tenho d�vidas que seria uma mais valia a exist�ncia de pessoas licenciadas, em �reas, como gest�o, economia, direito, ou outras com aplica��o directa nas fun��es e atribui��es da freguesia.
Tamb�m � certo que a Junta, em situa��es pontuais, conseguir� auscultar, sempre que necess�rio, pessoas ligadas �s �reas em causa.
No entanto, acho fundamental, que as pessoas ligadas a �rg�os aut�rquicos, participem em ac��es de forma��o espec�fica para �rg�os aut�rquicos, com posteriores reciclagens, por forma a estarem preparados para as exig�ncias e constantes altera��es aos regimes legais que regem esta actividade.
S� desta forma ser� poss�vel melhorar o desempenho e compet�ncias dos autarcas.
Sei que j� existiram cursos para funcion�rios aut�rquicos, que ainda devem existir, mas tais cursos deveriam ser alargados ao topo da hierarquia.

 
At 10/18/2005 10:55:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

AJFL, n�o existe, asdrubal.

Caro Jorge.
S� falta dizeres quem escolheram para presidente e secret�rios da assembleia de freguesia.

 
At 10/19/2005 02:59:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

O meu Amigo Ant�nio Aleixo, com as suas "farpas" do costume, agora j� � o julgador em escolhas bem acertadas e em seara alheia ! Oh meu querido Amigo, n�o me fa�a rir, como tem sido costume. Voc� nem faz uma pequena ideia o que � o trabalho do Presidente, do vogal-secret�rio e do vogal-tesoureiro da Junta ! E, j� agora, o meu grande amigo, saber� se o Edmundo e o Ra�l Aguiar aceitariam os cargos ? Voc� sabe tudo... � um mestre !!!

Pois �, a actualidade da mensagem do poeta-cauteleiro torna-se mais evidente nas novas condi��es da vida portuguesa. O poeta, est�, afinal, mais vivo hoje do que enquanto andou por este mundo ( 1899 -1949 ).Deve-lhe ser reservado lugar cimeiro de participante no processo de forma��o do Portugal Novo que todos os portugueses conscientes desejam socialmente menos injusto do que aquele em que o poeta viveu e penou.

Voc� � a mesma coisa aqui no Luso. O seu problema � n�o beber na mesma humildade do seu inspirador. Voc� � uma m�quina, amigo Ant�nio Aleixo.

E t�o pouco aproveitaste
Do caminho percorrido,
Que at� j� tens repetido
Os erros que praticaste

Que aprendeste nas batalhas ?
De que te serve a mem�ria
Se nem lendo a pr�pria Hist�ria,
Corriges as tuas falhas?...

Ele h� cada um !!!...

 
At 10/19/2005 03:31:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Progn�sticos s� no final do encontro ! Quero, contudo, informar os meus Amigos que o PS teve a sua estrat�gia para a forma��o das listas para a Assembleia de Freguesia, o que � perfeitamente natural. Sobre a vota��o que vai decorrer no pr�ximo dia 28, o Aleixo, o sabe tudo, o democrata, certamente que poderia ter dito, que liberdade de escolha era eu, por exemplo, votar nos 3 independentes. Por acaso at� o podia fazer, n�o � verdade ? Pois �, �...

Caro Amigo Jerico: Como � natural, vamos ter de votar para o lugar de Presidente e Secret�rios da Assembleia de Freguesia. O Presidente da Junta, o nosso amigo Homero Serra n�o tem direito a voto. Se calhar o Ant�nio Aleixo n�o sabia desta ! Por exemplo, em 14 de Dezembro de 1997, a vota��o para Presidente da Assembleia de Freguesia forneceu o seguinte resultado : Dr�. Ana Paula Coelho - 6 votos ; Manuel Antunes - 1 voto e um voto nulo. Para 1.� Secret�rio : Jo�o Freitas - 6 votos ; Edmundo Duarte 2 votos ; um voto nulo. Para 2.� Secret�rio : Edmundo Duarte - 6 votos ; Jo�o Freitas - 1 voto ; Manuel Antunes - 1 voto ; um voto nulo.

Como est�o a ver meus Amigos, afinal n�o � como diz o nosso poeta Aleixo, que est� tudo comprado. Ele h� cada um !!! E tamb�m h� votos nulos. Boa, boa !

Eu, por exemplo, tenho uma opini�o para o cargo de Presidente e Secret�rios da Assembleia de Freguesia e, sinceramente vos digo, que, at� ao dia de hoje, ainda n�o participei em reuni�o alguma para se debater este tema. Naturalmente que vai haver uma reuni�o com todos os nossos eleitos. Isso n�o � normal ? Isso n�o � democr�tico ?

Ai Aleixo, Aleixo. Para que andaste a passear, sozinho, a guardar umas cabras, porque foste cantor popular, soldado, pol�cia, tecel�o, servente de pedreiro em Fran�a e cauteleiro. Valeu a pena "este livro que vos deixo" ?

Vale sempre a pena ... quando a alma n�o � pequena !

Um abra�o do vosso Amigo - Jorge Carvalho.

PS - Eh p�, estou viciado nisto do blog !!! N�o � melhor eu seguir o conselho do SOL-LUSO ?

 
At 10/19/2005 08:19:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Asdrubal:
a quest�o que prop�e � reflex�o est� longe de ter uma resolu��o pac�fica, at� porque o eixo da discuss�o n�o deve ser licenciados "versus" n�o licenciados, mas sublinhar a quest�o do m�rito (n�o confundir com idade ou tempo de servi�o, que n�o � um posto).
Assim, a participa��o de mais licenciados s� por serem licenciados n�o me parece correcta. O Dr. nunca tornou ningu�m como mais m�rito, muito menos quando falamos da coisa p�blica. Um licenciatura, se foi bem frequentada - e n�o falo das notas -, dar�, com certeza, mais espa�o de manobra e mais "arcaboi�o" para as tarefas da vida p�blica. Mas n�o � isso, ainda, que d� o m�rito. O m�rito adquire-se na participa��o activa no mundo, de n�o se ficar pela esquizoidia de achar que uma licenciatura basta (at� porque toda a gente, se quiser, fica com tal certificado). Licenciados que n�o l�em um livro, que n�o l�em jornais; licenciados cuja opini�o � mera reprodu��o das sebentas e da opini�o dos outros; licenciados que nunca pertenceram a associa��o alguma, que nunca se exp�e � cr�tica (para defender uma qualquer honra obscura imanente ao dr), que se colocam acima dos comuns mortais (muitos deles, tamb�m, com dr's); licenciados que s�o sodomizados pela apar�ncia e pelo politicamente correcto, que nunca deram um murro na mesa, nem mesmo quando os professores universit�rios lhes roubaram a verticalidade (que, como bons traumatizados, depois de levarem na cabe�a ainda os t�m como modelos e lhes reproduzem os dogmas e as taxativas frases sobre o mundo)...Desses, que ser�o a maioria, n�o precisamos.
N�o que pense ou defenda que n�o tenha de existir forma��o. Pelo contr�rio. Sou das que defende que na pol�tica devem existir pol�ticos profissionais, que se formem nesta �rea, que recebam pela compet�ncia pol�tica que t�m, para n�o dar origem a que a pol�tica surja como um passatempo (e aos habituais "n�o tenho tempo para mais", "ando a perder dinheiro com isto", "j� muito fa�o eu; tamb�m tenho a minha vida").
N�o que isso signifique que um advogado de profiss�o, ou engenheiro, etc., n�o deva estar � altura de tal tarefa. Pode estar, claro, e est�o muitos, mas devem estar por m�rito e n�o porque ostentam um qualquer dr.. Ali�s, nunca percebi muito bem por que se parte do pressuposto que um licenciado em direito dar� um bom pol�tico. � por causa da ret�rica? � por causa da lei (que � legitimada pela pol�tica e n�o o contr�rio)?
Agora, o que me faz confus�o � ter um presidente da Junta que n�o vai a um debate por que n�o gosta de falar em p�blico e nem se digna a mandar um representante. Al�m de uma falta de respeito democr�tico, ro�a o puro caciquismo.
H�, de facto, pessoas interessadas e interessantes no Luso; pessoas jovens, bons profissionais. Alguns t�m de procurar trabalho fora e, por isso, n�o podem intervir mais. Outros existem que, estando c�, n�o s�o convidados pelas suas cores pol�ticas ou simplesmente porque n�o fazem alarde do que valem.
� por isto tudo, e repito-me, que fazem mais sentido listas independentes, movimentos, para o poder de uma Junta ou mesmo de uma C�mara do que listas partid�rias, que se cegam com as cores do partido, em v�rios sentidos, e raras vezes seleccionam os seus elementos pelo m�rito (quando n�o � pela cor pol�tica, geralmente, � pela popularidade pac�fica e/ou rela��es de amizade). Havemos de l� chegar.

 
At 10/20/2005 02:42:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro Ant�nio Aleixo : Tu � que me consegues baralhar ?!?! Tu � que andas baralhado, meu amigo ! Aquela vota��o foi a de 14 de Dezembro de 1997. Se entenderes, podes vir � Junta para eu te dar a c�pia da acta.

"Com frequ�ncia uma palavra que te escapa � uma espada que te amea�a"

"Defeito(s) do meu amigo, lamento, mas n�o (mal)digo".

Oh Aleixo o que � que est� comprado ? O meu voto ? Passas pelo meu carro todos os dias e... afinal,
ainda n�o me conheces !!!

"Deita-te na tua cama, e n�o te importes com o que na rua passa"

"N�o fales com o dedo, visto que n�o coses com a l�ngua"

"N�o fales sem ser perguntado, e ser�s estimado"

"N�o te importes com moitas que n�o s�o do teu alqueive"

Est�s a perceber, Aleixo ?

Um abra�o do Jorge Carvalho.

 
At 10/20/2005 02:42:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro Ant�nio Aleixo : Tu � que me consegues baralhar ?!?! Tu � que andas baralhado, meu amigo ! Aquela vota��o foi a de 14 de Dezembro de 1997. Se entenderes, podes vir � Junta para eu te dar a c�pia da acta.

"Com frequ�ncia uma palavra que te escapa � uma espada que te amea�a"

"Defeito(s) do meu amigo, lamento, mas n�o (mal)digo".

Oh Aleixo o que � que est� comprado ? O meu voto ? Passas pelo meu carro todos os dias e... afinal,
ainda n�o me conheces !!!

"Deita-te na tua cama, e n�o te importes com o que na rua passa"

"N�o fales com o dedo, visto que n�o coses com a l�ngua"

"N�o fales sem ser perguntado, e ser�s estimado"

"N�o te importes com moitas que n�o s�o do teu alqueive"

Est�s a perceber, Aleixo ?

Um abra�o do Jorge Carvalho.

 

Enviar um comentário

<< Home