17.10.05

E O ESPECT�CULO...... N�O CONTINUOU!!!


Teatro!! O tema que escolhi para mais uma pequena reflex�o!!
Num passado n�o muito long�nquo, o Luso foi uma terra de liga��es com a arte da representa��o em palco!!
Recordo-me de o meu pai me dizer que houve (n�o posso precisar a data) um grupo de teatro lusense que chegou a ter alguma "for�a" e que acabou por terminar sem que ningu�m percebesse muito bem porqu�!!
Lembro tamb�m, quando era mi�do de Escola, as habituais "palha�adas" com que J�lio Penetra, Paulo Carvalho e Ant�nio Rocha (era mi�do, mas penso que eram estes os habituais int�rpretes - desculpem se estou enganado) deliciavam a miudagem nas festinhas da Escola!!
Um pouquinho mais tarde, a malta que anda agora pelos 40 (mais ou menos) fez um espect�culo divertido e bem interpretado no Casino!
Seguiu-se o GACL, com alguns espect�culos no curr�culo e houve ainda um outro grupo lusense a representar no Cinema!!
J� no in�cio da d�cada de 90, o Grupo de Jovens brindou a popula��o e os turistas com uma "festa da mensagem" (uma esp�cie de teatro s�rio de teor religioso) que teve a grande vantagem de agradar a "gregos e a troianos", coisa rar�ssima na nossa terra! Um ano depois, o mesmo grupo lan�ou-se numa representa��o c�mica que, segundo lembro, agradou � popula��o de maneira geral!!
Entretanto.... os espect�culos do g�nero parecem ter terminado na nossa terra!!
� com grande pena que verifico ningu�m ter querido continuar ou substituir os respons�veis na tarefa de organizar as coisas!!
Pessoas como T�z� Costa (pessoa que tinha ideias mas que j� n�o vejo h� imensos anos) ou Rui Costa (o verdadeiro impulsionador da maioria dos espect�culos levados a cabo pelos grupos religiosos que liderava) n�o viram a continua��o do seu trabalho e empenho como, se calhar, gostariam de ter visto!!
Enfim, mais uma coisa boa (mesmo muito boa nalguns casos!!) que n�o passou de pequenos epis�dios isolados de uma s�rie sem continua��o!!
Espero que volte... um dia!!
e

3 Comments:

At 10/17/2005 10:59:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Asdrubal: excelente! Muitos parab�ns!

 
At 10/17/2005 11:27:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

amigo asdrubal.
Muito bom.
Tamb�m assisti a alguns desses espect�culos, bem animados e muito apreciados e aplaudidos pelo p�blico em geral.
Outros tempos...outras gera��es...

 
At 10/19/2005 07:40:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro cantaopisco, o Vicente Jorge Silva, se bem me lembro do artigo (j� l� vai cerca de uma d�cada! Ser� a mesma gera��o? N�o me parece!), n�o afirmou que a gera��o jovem de ent�o era rasca. N�o posso precisar as palavras, mas penso que o que disse foi qualquer coisa como: "Ser� esta uma gera��o rasca?". Foi uma interroga��o que passou para a opini�o p�blica como uma afirma��o porque os pap�s, os professores e os jovens (induzidos pelos anteriores) ficaram muito nervosos e vieram dizer que n�o eram uma gera��o rasca, que n�o admitiam,que eram rasca mas bl�bl�bl�, ... Ou seja, ironia das ironias: auto-denominaram-se como gera��o rasca (ou melhor, foram apadrinhados como tal pelos seus defensores).
Bem sei que n�o era esta a quest�o, mas fica a correc��o sobre a origem da t�o badalada "gera��o rasca".
De qualquer forma, caro cantaopisco, achei piada � enumera��o das coisas que parecem mais apelativas aos jovens (sobretudo da PSP, eheheheh); no entanto, lamento desiludi-lo, n�o me parece que o blog se inclua nesse rol.
Lembre-se, tamb�m, que n�o s�o os jovens que s�o "rascas", mas a educa��o num sentido geral (desde os pais aos pol�ticos, passando pelos formadores). N�o podemos, contudo, cair no erro da generaliza��o, que s� d� azo a coment�rios injustos e resvala, n�o raras vezes, em xenofobias de toda a esp�cie.

 

Enviar um comentário

<< Home