10.10.05

Conversas paternais

Um destes dias, enquanto trincava uma erva tenrinha, que a chuvita dos �ltimos dias ajudou a refrescar, ia esclarecendo umas d�vidas que atormentavam a minha pequena cornadura com o meu pai:
- Pap�, os bloguers do Luso disseram que gostavam de ver aqui no Luso uma extens�o da Escola Hoteleira de Coimbra; segundo eles o Luso tem um enorme potencial tur�stico.
- Pois tem Bambi.
- E diziam que aqui na terra at� existe massa cr�tica para tornar isso poss�vel. Pap�, o que � massa cr�tica?
- Massa cr�tica Bambi, s�o quase todos os habitantes do Luso, que, mesmo quando n�o sabem do que est�o a falar, criticam tudo antes de qualquer pondera��o!
- E o que achas de haver aqui uma Escola Hoteleira?
- Isso era �ptimo Bambi, at� tu podias ir l� tirar o 12� ano!
- 12�? ent�o isso n�o � nos liceus?
- N�o s� Bambi, o 12� agora tira-se nas Escolas Hoteleiras.
- A minha cornadura ainda � pequena para perceber estas coisas...
- � simples: antigamente as Escolas Hoteleiras eram os grandes hot�is do passado, alguns at� aqui bem perto, onde as pessoas iam trabalhar e aprender com quem sabia. Hoje em dia os putos rufias v�o para as E Hs tirar o 12�, porque os pais n�o t�m dinheiro para os manter no liceu, sendo que nas E Hs t�m escola, comida, cama e roupa lavada, paga por todos os contribuintes!
- Ent�o os putos agora v�o para as EHs mesmo que n�o queiram ser hoteleiros?
- Sim Bambi, e como n�o gastam nada com isso, ainda podem aproveitar os subs�dios e a notita dos est�gios para comprar chamon.
- Oque � isso?
- S�o uns sabonetes castanhos, de que a canalha agora gosta muito. Mas nem tudo � mau, h� sempre uns 5 a 10% que at� vir�o a trabalhar em hotelaria...
- Ah... E os hoteis e os hoteleiros? O que pensam eles desta hist�ria toda?
- Eles acham uma parvo�ce o Estado Portugu�s derreter milh�es com canalha que se est� a borrifar para a hotelaria.
- E n�o se queixam ao Estado?
- N�o. Se ficarem bem caladinhos podem sempre ser convidados a dar aulas numa Escola Hoteleira.
- � tipo aquilo dos tachos, n�o �?
- Sim Bambi.
- Por falar em tachos, aquele tipo ali de baixo ainda continua com inven��es?
- Sim Bambi, a nossa sorte � que ele ainda n�o descobriu que o Veado tamb�m � comest�vel, ou j� tinha inventado uma armadilha para nos apanhar...e aposto que, com tanta criatividade, ainda conseguia fazer de mim espetadas nos meus pr�prios cornos!
- Deus nos livre pap�, bem, j� tou a ver de onde veio esta minha veia s�dica...

5 Comments:

At 10/12/2005 11:35:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

As escolas profissionais t�m uma componente maior de aulas pr�ticas e espec�ficas ao curso, em detrimento de outras disciplinas base, onde, por exemplo a matem�tica tem uma carga hor�ria de cerca de metade da dada na via de ensino normal.
O objectivo destas escolas � formar quadros interm�dios, que tanta falta fazem no pa�s. Obviamente que fica aberta a possibilidade dos alunos prosseguirem os seus estudos, mas isso exigir� deles um esfor�o suplementar para ultrapassar os obst�culos dos exames.
Em rela��o ao facilitismo, ele existe em todas as escolas, mesmo nas de via de ensino normal, muito por culpa dos governos, que est�o sobretudo interessados em dar uma boa imagem estat�stica, ao resto da Europa.

 
At 10/12/2005 08:59:00 da tarde, Blogger jibita said...

isso � que � uma persegui��o de morte ao mo�o........bem......gostava de saber qual a est�ria por detr�s de tanto escarno......chi�a.....eu em.......

 
At 10/13/2005 04:49:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro Amigo Asdrubal : No meu caso pessoal, s� tenho a dizer o melhor sobre as Escolas Profissionais. Viva a Avelar Brotero ( no meu tempo ) e viva a Vasconcellos Lebre ( tempo do meu Sandro ). A nota para o Ensino Superior foi excelente. Obrigado a todos os professores, ao pessoal, ao Eng�. Pega. Parab�ns meu querido filho que tanto te amo.

 
At 10/14/2005 09:12:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro jerico& Albardas, j� come�o a ficar incomodada por lhe estar sempre a dar raz�o. � exactamente isso!Parece que agora os meninos que chumbam t�m direito a aulas suplementares...at� que passem de ano. S� quem n�o sabe o que se est� a passar no ensino b�sico � que pode achar esta ideia inocente e de boa-f�. O ensino portugues tem de levar uma reforma estrutural com urg�ncia (chamem o Barreto!). As medidas que t�m vindo a ser tomadas por todos os partidos que t�m estado no poder s� tapam o sol com a peneira. Saiu-se do despotismo para o nacional porreirismo, sem qualquer equil�brio. Os sindicatos s�o, tamb�m, em parte, culpados por este panorama, j� que nunca quiseram uma ordem de professores e uma avalia��o s�ria dos mesmos. Para n�o falar das DREs, cujos elementos sabem sempre muito de pedagogia mas n�o querem dar aulas. E depois, depois temos os pap�s dos meninos, para quem os filhos s�o sempre muito mais s�bios que as notas que recebem...Ah, e temos depois uma ministra da educa��o, que do alto da sua c�tedra diz os professores do b�sico e do secund�rio malandros, sem olhar para o que se anda a passar h� muito tempo nas nossas Universidades em termos de investiga��o, avalia��o e profici�ncia dos professores.
V�o existindo excep��es, valha-nos isso...mas n�o condeno que essas excep��es mandem a sua compet�ncia �s urtigas, j� que n�o s�o compensados de modo algum. Mas isto n�o acontece s� na educa��o. Temos m�dicos incompetentes, temos pol�ticos ran�osos, temos magistrados corruptos, temos pol�cias que se confundem com a pr�pria lei...
O pa�s que temos, que pode ser sempre melhorado...por n�

 
At 10/14/2005 09:18:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro Bambi, em rela��o ao seu post, n�o me parece uma ideia assim t�o inusitada a de uma Escola de hotelaria. Penso que j� dei, algures, as minhas raz�es, mas gostava de perceber melhor as suas.

 

Enviar um comentário

<< Home