27.9.05

O fiel jardineiro


Na Quinta-feira passada, t�vamos n�s nas Tisanas porque o Salta tava fechado, quando vimos o Hor�cio a subir as escadas ao p� da capela de S. Jo�o com uma grande resmas de papeis debaixo de um bra�o e uma forquilha e um farp�o do outro lado. �Eh Hor�cio??? N�o me digas que andas outras vez a ver se deslocas um bra�o com o blog???� perguntou o Cabana. �N�����... N�����... voc�s sabem muito bem que eu n�o ligo a essas coisas intelectualoides! S�o os apontamentos do curso nocturno que ando a tirar!!!... e isto � o material que o professor quer para amanh�!� disse o Hor�cio mostrando orgulhosamente o farp�o e a forquilha. �Mas que raio de curso andas tu a tirar, para precisares de tais ferramentas???� perguntei eu. �Tou a tirar um curso de jardineiro!!!! Ouvi dizer que � o emprego da moda!!! O que � que voc�s acham???� perguntou o Hor�cio. �Beeeeemmmm... eu n�o queria estar a contrariar-te mas.... � Iniciava eu a minha opini�o quando fui interrompido pelo Sereno: �Boa! Grande vis�o de futuro! Com tantas jardinagens que para a� h�, de certeza que vais arranjar emprego! J� decidiste qual vai ser o teu trabalho de final de curso??�. �Bem... o professor deu-nos duas hipoteses: ou rosas, ou laranjas!� respondeu o Hor�cio. �E ent�o e j� decidiste?!� perguntei eu. �J�! Como as laranjas n�o se d�o muito bem nos terrenos do Bussaco, resolvi optar pelas rosas!� respondeu o Hor�cio. �Ent�o,... e n�o podias fazer um trabalho sobre Cravos vermelhos, cultivados � base de foices e martelos, ou coisa que o valha?� perguntei eu. �N�o... parece que os cravos tamb�m n�o se d�o bem nesta zona.... acho que � por causa da brisa que sopra de Santa Comba de vez em quando!� respondeu o Hor�cio. �E que tipo de rosas vais tu cultivar?� perguntou o Cabana. �Bem... como tu sabes, h� rosas de todas as cores e feitios! H� as rosas vermelhas, as rosas cor-de-rosa (que s�o as aut�nticas), as rosas cor-de-laranja, as rosas amarelas, etc etc etc... s� ainda n�o vi rosas verdes nem azuis... mas tamb�m as deve haver, com esta coisa da gen�tica... enfim... modernices. Tamb�m aprendi no curso que as rosas, por serem um derivado das silvas, resistem a tudo... at� j� ouvi falar de um tipo de rosa, que apesar dos seus oitenta anos, ainda tem a mania de estar fixe!... Estou cheio de d�vidas relativamente ao tipo de rosas que vou cultivar!� respondeu o Hor�cio. �Eu tamb�m ouvi falar de uma dessas rosas resistentes com� cara�as!� disse o Cabana. �Ena!! E como se chama?� perguntou o Sereno. �� a rosa-dos-poetas! Parece que � preciso ser-se muito bem disposto para a ter! Parece � que n�o � compativel com essa tal rosa decana!� respondeu o Cabana. �� Cabana!!! Tu at� sabes umas coisas!....� disse eu. �Olhem... eu vim s� beber uma mini... n�o tenho tempo paa grandes conversas! Tenho de ir fazer trabalho de grupo com o resto do pessoal!...� disse o Hor�cio enquanto agarrava na trouxa. �Espera a� mais um bocadito!... Explica l� essa do trabalho de grupo!?� disse o Sereno. �Combinamos na ter�a-feira ir para o lago plantar roseiras... para treinar... o professor vai-nos ensinar a destinguir as mudas de roseira das mudas de laranjeira e cravos... parece que quando s�o pequenas se confundem com facilidade!!!� respondeu o Hor�cio. �E voc�s s�o muitos, l� na vossa classe?� perguntei eu. �Bastantes... mas porque queres saber?� perguntou o Hor�cio. �Por nada... por nada... achas que se eu for l� montar a barraquita das carapu�as algu�m se chateia?� perguntei eu

17 Comments:

At 9/27/2005 03:01:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro El Tonel : gostei imenso da tua ep�stola. Aparece logo na festa do lago. Continuo a afirmar que sabes muito bem redigir. Estou a escrever com sinceridade dou-te os meus parab�ns.

 
At 9/27/2005 03:15:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Caro El Tonel : J� disse v�rias vezes ao Serra para pintar a "porta do templo".

 
At 9/27/2005 04:51:00 da tarde, Blogger jibita said...

� jorge......explica l� porque o bar � � conta do pessoal do clube ou da festa do esp�rito santo?

 
At 9/27/2005 05:36:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Assino por baixo Gutenberg.
Conhaque � conhaque, trabalho � trabalho.
� preciso saber separar as �guas.
N�o vamos cair em fundamentalismos.

 
At 9/28/2005 12:20:00 da manhã, Blogger jibita said...

meus amigos...eu s� perguntei....ou ser� que perguntar ofende......podia ter sido o grupo de jovens do luso.....ou do grupo coral.....qual � o srtess......se sabem digam l�....

 
At 9/28/2005 04:49:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

JIBITA : o bar � por conta do Clube Desportivo do Luso e da Comiss�o de Festas do Esp�rito Santo / 2006 que � para eles ganharem umas "ma�as" para realizarem os seus eventos.N�o h� aproveitamento pol�tico nenhum. Fui eu que tive a ideia. Eu penso que est� bem assim.

 
At 9/28/2005 04:53:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

JIBITA : Eu tamb�m j� colaborei com os Jovens Crist�os e com o Coro do Luso.Se eles necessitarem dos meus pr�stimos e eu tenha possibilidade de ajudar eles podem sempre contar comigo.

 
At 9/28/2005 07:42:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Cara jibita, agrade�o-lhe por ter feito a pergunta por mim (ver esta quest�o algures por a�). A minha posi��o mant�m-se: n�o concordo. Posso acreditar na bondade que animou tal atitude, mas continuo a pensar que houve um aproveitamento pol�tico. H� muitas formas de ajudar estas entidades, durante todos os anos transactos, e, ajudar por ajudar, podiam simplesmente dar o lucro do bar, explorado por v�s, aos mesmos. Foi uma festa pol�tica, foi campanha pol�tica, n�o foi uma mera festa para o povo do Luso. N�o � fundamentalismo, � falta de ingenuidade.
Quanto � ajuda a todas as associa��es, a JFL tem essa obriga��o, n�o se trata de bom cora��o, j� que o direito � associa��o � um direito consagrado e deve ter o apoio dos autarcas e entrar aquando da divis�o do or�amento. Deve, ainda que muitas vezes n�o o tenha (n�o estou a falar do nosso caso, que n�o conhe�o assim t�o bem).

 
At 9/28/2005 07:45:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

El Tonel, como sempre, adorei a sua est�ria. Diz muita coisa, levanta muitas quest�es...Parab�ns.

 
At 9/28/2005 08:38:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Cara Lua.
Continuo a n�o concordar com essa conota��o politica.

O exemplo pode ser infeliz, mas numa festa gay, qual o problema, se o bar for explorado por heterossexuais?

Numa festa de mulheres, os cozinheiros e empregados de mesa n�o podem ser homens?

E a montagem e aluguer de equipamentos, tamb�m devia ter sido entregue a uma empresa rosa?
E se convidassem um conjunto do Luso, tamb�m tinha de ser da mesma cor?
Se um partido fizer algum congresso numa unidade hoteleira do Luso, a ger�ncia tem que ser desse partido?
Estou certo que n�o.

Um abra�o.

 
At 9/28/2005 09:27:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro Jerico, tem toda a raz�o. os grupos escolhidos n�o t�m de fazer parte do sistema (vimos ali�s, isso muito bem no tempo da nossa ditadura, quando alguns artistas animavam, porque era esse o seu papel, o poder - que os aproveitou), nem sequer se deve adivinhar rela��es pol�ticas quando um partido faz um congresso numa unidade hoteleira. S�o, contudo, casos diferentes...ou talvez n�o... Isto porque os partidos usam as instala��es hoteleiras porque s�o do seu gosto (devido �s suas infra-estruturas) para se reunirem e pagam a grupos musicais/artistas que sabem ser do agrado do p�blico. Se pensa que esta situa��o � semelhante, nesse caso, n�o deixo de ter raz�o: estas entidades foram convidadas para explorar o bar porque de algum modo convinha ao partido e, por isso, n�o foi para os ajudar (pelo menos, n�o foi s� para os ajudar). J� agora, gostaria de saber se o convite foi aberto �s restantes associa��es do Luso, para saber se estou assim t�o errada. A que prop�sito � que a Comiss�o de festas tem mais direito a explorar o referido bar do que outra associa��o com muito mais necessidades financeiras (quem faz parte desta comiss�o, j� agora? Vou estar a ajudar quem? Onde estar� o balan�o no final?)? E porqu� o Clube Dsportivo, que, ainda que mal apoiado, � a associa��o que recebe mais? Estarei a ser tendenciosa?

 
At 9/28/2005 11:04:00 da tarde, Blogger jibita said...

tou contigo lua...

 
At 9/29/2005 04:09:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

LUA-DE-MEL-LUA-DE-FEL : Por muito que tu n�o concordes, n�o houve aproveitamento pol�tico nenhum. � a tua opini�o e eu respeito-a, mas n�o concordo com ela.Eu falei nas minhas ajudas pessoais aos JOVENS CRIST�OS DO LUSO e ao Coro. As minhas, as minhas n�o as da JFLUSO. Queres que eu venha para aqui mencionar as minhas ajudas ? Se assim entenderes eu divulgo, mas por favor poupa-me, pois na pr�xima v�o dizer que � "gabarolice".

 
At 9/29/2005 04:21:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Cara LUA : N�o � a primeira vez que o nosso partido faz uma festa no Luso e oferece a explora��o do bar ao CDL. At� uma vez ( n�o era campanha eleitoral )trouxemos o lusense TITO NIETO e os POP MEN e, sabes, uma coisa, no fim obrigaram-me a pagar as cervejas que foram para o conjunto. Eu ri-me e paguei.

 
At 9/29/2005 06:20:00 da tarde, Blogger O Grama-o-Fone said...

The Pop Men ... tururu ... The Pop Men ... tururu!!!

UAUH!!!!

 
At 9/29/2005 07:04:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

LOL
Caro Jorge Carvalho: n�o duvido, nem nunca duvidei, at� porque, como disse, n�o conhe�o bem os meandros dessa situa��o, que n�o ajuda e n�o se mostra disponivel para ajudar essas associa��es. A minha quest�o era a de saber se o convite foi alargado a estas para a explora��o de tal bar.

 
At 9/29/2005 07:11:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

[O LOL era, obviamente, para o car�ssimo Grama, que anda muito onomatopeico...]

 

Enviar um comentário

<< Home