26.9.05

LUSO E A CABALA PARTE II


O Turismo ...

Muito se tem falado e escrito ultimamente ... e???

J� que pelos vistos as "favas est�o contadas" outra vez, saberemos n�s onde queremos estar daqui a 4 / 8 anos?

Que estrat�gia para a promo��o e desenvolvimento tur�stico?

Ter�o sido identificados os nossos "pontos de for�a" e "fraquezas"? Que medidas correctivas se ir�o tomar? Teremos identificado o nosso turista tipo e as suas necessidades/ sugest�es (um question�rio elaborado pela JTLB e disponibilizado �s unidades hoteleiras para que os seus clientes pudessem responder, seria um instrumento importante que atrav�s do tratamento dos resultados nos permitiria uma planifica��o mais precisa das ac��es a tomar no futuro.)

Saberemos que passos tomar? O que nos diz a estat�stica? (Tratamos os dados?)
Qual os nossos segmentos/mercados alvo? (Teremos no��o do nosso potencial e quem queremos atrair?) Publicidade/Promo��o - Iremos "sozinhos" s� com a "marca institucional" e com o parco financiamento da CMM? Ou j� que sofremos de problemas or�amentais contaremos com a contribui��o dos privados interessados.
(Plano de Promo��o Conjunta ? Estatal/Privados)

Que sinergias com a S.A.L.? Marca "Luso"? Ac��es de marketing conjuntas? Mercados Nacional / Estrangeiro?

Que medidas tomaremos em rela��o � requalifica��o arquitect�nica e paisag�stica da Vila? J� que se fala de altera��es a n�vel da sinal�tica. Que tal contratar uma empresa de design que fa�a um levantamento da hist�ria da terra e crie uma sinal�tica apropriada para os nossos espa�os p�blicos e comerciais? Por que n�o criar uma identidade/imagem diferenciadora para a nossa Terra?
(N�o poderemos por e simplesmente proibir a utiliza��o de "letreiros publicit�rios/neons" n�o uniformizados ... teremos claro est� que educar e comparticipar o investimento dos privados.)

Qualidade das infra-estruturas hoteleiras da Terra ... Que futuro?

A qualidade n�o passa exclusivamente pela comodidade dos utentes e produto oferecido (Alimenta��o & Bebidas, higiene, conforto, etc)
E o atendimento? E a forma��o profissional? (De activos e tamb�m de futuros profissionais) At� existem alguns jovens da nossa Terra que est�o a estudar fora em escolas t�cnicoprofissionais do sector.
N�o seria uma boa aposta para o futuro e uma contribui��o importante para a qualidade actual, a cria��o de condi��es para a instala��o de um curso t�cnicoprofissional ligado ao ramo? A t�tulo de exemplo, a exist�ncia de um p�lo da EHT Coimbra no Luso (onde at� existe massa cr�tica para tal) permitiria a evolu��o/reciclagem profissional dos activos e poderia at� mesmo assegurar a continuidade da ind�stria na Terra, incentivando as camadas mais jovens que muitas vezes n�o vislumbram alternativas para o futuro, a enveredar por uma carreira profissional que n�o os obrigue a ter de sair do Luso e migrar a outra localidade do pa�s para estudar, trabalhar ou mesmo s� para "tirar um curso qualquer".

E poder�amos estar aqui at� amanh� ...

Vamos falando!

4 Comments:

At 9/26/2005 03:42:00 da tarde, Blogger O Grama-o-Fone said...

Dificuldade!

 
At 9/26/2005 07:34:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Assino por baixo de tudo o que disse, Grama. De facto, limitamo-nos a ficar satisfeitos com explica��es e justifica��es superficiais para o que se vai fazendo e para o que n�o se faz, sem que se reflicta e se accione uma reforma estrutural. Um problema do Luso, um problema de Portugal.
Quanto � ideia de um p�lo de ensino de Hotelaria e Turismo, gosto bastante da ideia e locais para tal val�ncia e recursos (mesmo os humanos) n�o faltam. Falta a vontade...sobretudo pol�tica. N�o sei como est� a situa��o, mas vejam o exemplo do Instituto Universit�rio Lus�ada do Centro na...Curia! Mais do que este projecto [da Universidade Lus�ada/ Funda��o Minerva (um � parte, sabem com certeza que um dos excelsos senhores desta universidade, bem como do Miguel Torga em Coimbra, � do Luso ? Dr. Carlos Amaral Dias)], mais pertinente (e mais transparente nos objectivos) seria uma aposta de base, estrutural, na forma��o de profissionais para a hotelaria e turismo: afinal, sabemos que essa � a solu��o menos estreita para colmatar a "crise" n�o s� do Luso, mas do nosso pa�s.
A ideia, contudo, ainda que exequ�vel, penso, passar� por dificuldades, a come�ar pelos nossos empres�rios hoteleiros e de restaura��o cujo apoio seria inevit�vel e essencial. Depois temos as burocracias normais e que, n�o raras vezes, nos vencem pelo cansa�o: do minist�rio da educa��o [l� vai o tempo em que qualquer um abria um simples col�gio e/ou instituto - e ainda bem, porque o encher o bolso era pornogr�fico (agora surgem as funda��es, claro...mas isso � outra hist�ria...mal contada...)] � CMM.
Uma ideia com pernas e, com (muito) trabalho � bem poss�vel. Avan�amos para o projecto?

 
At 9/26/2005 09:32:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Esta n�o foi de grama... foi de quilograma.

 
At 9/27/2005 12:12:00 da tarde, Blogger O Grama-o-Fone said...

E o nosso ?malogrado? (at� ver!) site da JTLB ... que continua sem dar ares de sua gra�a no mundo cibernauta.
J� efectuei dezenas de buscas no google/yahoo/altavista/ ? e nada!
Nem por Luso+Portugal, nem por Luso+Termas (Onde tamb�m continua a aparecer o famoso site em manuten��o) nem por Junta+Turismo+Luso+Bussaco ?

Felizmente bem colocadas continuam algumas unidades (Palace, Grande Hotel, Alegre, Hotel �den)
Do mal o menos ?

Registar o dito site nos motores de busca n�o custa nada (solicitem � empresa que o desenhou que vos d� uma ajuda, pois sabem como o fazer) ? e mandat�rio seria mesmo uma politica de ?pay per click? associada a ?palavras chave?: LUSO, PORTUGAL, SPA, COIMBRA, HOTELS, TERMAS, at� � pr�pria ?�gua do Luso?

E vamos falando ?

 

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