14.9.06

Festas e Romarias e Foguetes


Nas festas e romarias deitam-se muitos foguetes. Na zona norte, principalmente no Minho, os mordomos e romeiros capricham na arte da pirotecnia e, por diversas vezes, assistimos a coisas maravilhosas durante os festejos.
Por falar em foguetes, em mordomos e romeiros, sou o primeiro a parabenizar o Senhor Manuel Amorim da Silva, juiz dos festejos em honra de Nossa Senhora da Natividade, que teve um trabalho incrível para levar a bom porto este evento.
Pois o Senhor Manuel Amorim da Silva gosta muito de lançar foguetes, ao contrário de alguns lusenses que se sentem muito incomodados com os estrondos pirotécnicos. Talvez seja por isso que eu me lembro sempre da fábula do pirilampo e da cobra. Vamos lá:
Uma cobra cuspideira lembrou-se, um dia, de perseguir um pirilampo mágico que só vivia para brilhar.
O pirilampo conseguia sempre fugir da cobra, mas a feroz pedradora não parava de o perseguir com uma atrocidade tremenda. Foram três dias sem parar que o pobre do pirilampo conseguiu fugir.
Extenuado de tanto fugir, o pirilampo parou ao terceiro dia e perguntou à cobra:
-« Ouve lá cobra cuspideira, consentes que eu te faça 3 perguntas antes de morrer?»
- «Não costumo abrir precedentes, mas não vou negar um pedido a um condenado à morte que me faz um pedido assim»
O pirilampo então perguntou:
-«Será que eu pertenço à tua cadeia alimentar e que te vou fazer bom proveito?»
-«Não, mas não tens nada com isso», respondeu a cobra.
-«Por acaso alguma vez te fiz algum mal?»
- «Não, mas não gosto de ti, pronto»
- «Então responde-me: porque é que tu me queres tragar?!»
A cobra respondeu de imediato:
- « PORQUE EU NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!...»

Parabéns ao Senhor Manuel Amorim da Silva pelo seu brilhantismo e...atenção...muito cuidado com as cobras.

15 Comments:

At 9/14/2006 08:53:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Agora só falta um post a apanhares as canas.

 
At 9/14/2006 09:24:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Jerico

DFKR TXH KD DOJXHP TXH QDR VXSRUWD DOJXHP D EULOKDU UHVWD VDEHU TXHP H D FREUD FXVSLGHLUD OROROROROROOOOOOO....

 
At 9/15/2006 03:47:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Mesquinho é fazer-se tanto alarido por causa de umas pretensas denúncias. Se tinham as licenças não fizeram mais do que a obrigação. Ainda não percebi onde querem chegar com esta coisa das denúncias! Se alguns cafés do burgo fizessem tanto alarido como estes senhores por causa de denúncias quando tentam fazer alguma coisa diferente ficavam afónicos.
Senhor Real, o senhor também está sempre a queixar-se dos mesmos...

 
At 9/15/2006 09:30:00 da manhã, Blogger El Tonel said...

Peraí...

Atão o post é do JC e quem responde é o Real????...

nãããããã...

ó pá... ao menos podias não ser tão obvio....lololololol

 
At 9/15/2006 01:59:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Não apanho as canas porque os Jericos não gostam de foguetes. Quando eles estoiram no ar os jericos dão muitos pinotes.

Senhora Lua : Olhe que eu até já fui testemunha de defesa de um proprietário de um café do Luso que, por causa de uma denúncia, levou uma "cacetada" valente através de uma queixa da GNR na Câmara Municipal da Mealhada.

 
At 9/15/2006 02:01:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Tonel : Perdoa lá ao REAL, mas a linguagem dele não se coaduna com a minha maneira de ser. Está errado, mas enfim...

 
At 9/15/2006 02:04:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

E...já agora, senhora LUA, procure saber como é que um café do Luso conseguiu resolver o seu problema das denúncias e voltou a ter licença para estar aberto até às 4 da "matina" aos fins-de-semana. Vá lá ao PIPAS e pergunte.lololololol

 
At 9/15/2006 02:22:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Ó pá... eu não tenho nada de perdoar ou deixar de perdoar... até acho que o gajo tem uma linguagem "fina"...lolololol... ferve é em pouca água... lololol

Relax meu...

 
At 9/15/2006 06:10:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Já sabemos que o senhor gosta de fazer favores aos amigos. Mais uma vez o senhor achou que o meu comentário era um ataque pessoal à sua pessoa. Não compreendo. Por vezes parece-me que o senhor pensa que eu sei mais do que aquilo que digo. Será essa a razão de tanto melindre pelos meus comentários?

 
At 9/18/2006 05:38:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Eu não me melindro assim tanto como a Senhora Doutora pensa e favores gosto de fazer a todos os que precisam e aos quais eu posso ser útil. Agora fretes é que eu não faço. E por falar em favores: Às vezes tenho de engolir cada sapo!!!... Será por causa do diteísmo? Senhora Doutora, veja lá, não me pergunte se eu sei o que é o diteísmo.

 
At 9/19/2006 01:04:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

Para quem não sabe:

"Diteísmo. Doutrina filosófica aceita por diversas religiões e seitas que admitem a existência de dois princípios opostos e distintos, como, por exemplo, bem e mal, corpo e espírito, essência e existência, entre outros. Os adeptos dessa filosofia pregam, ainda, uma forma de politeísmo, uma vez que acreditam que existem apenas dois deuses."

"diteísmo" : confessar dois deuses, o Pai e o Filho.


A internet é realmente uma maravilha da natureza...aceitam-se outras definições mais esclarecedoras...

 
At 9/19/2006 03:16:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Muito bem, Urtigão.

 
At 9/19/2006 04:41:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Obrigado caro Jorge...pode não parecer, mas eu também sei utilizar dicionários, enciclopédias ou a Internet.

Já agora diga-me lá o que é "modalismo". Mas tem que ser muito rápido, não vale ir pesquisar...

 
At 9/19/2006 06:07:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Passou o prazo...

 
At 9/20/2006 12:37:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

...pronto...pronto...não insistam mais...eu digo...

segundo a teoria do "modalismo", o Pai e o Filho são dois modos de manifestação do único Deus.

...não têm nada que agradecer...

 

Enviar um comentário

<< Home