20.12.05

ARTISTAS ILUSTRES VIERAM C�!!



Mais um momento de saudosismos!!
Os senhores das fotos s�o conhecidos e bastante consagrados para al�m de darem um toque muito pessoal e de grande qualidade ao fen�meno musical!!
Para os mais distra�dos, tratam-se, respectivamente, dos "monstros" XUTOS & PONTAP�S, QUINTA DO BILL e LA FRONTERA!!
Quem conhecer um bocadinho da hist�ria lusense, lembra-se certamente da passagem desta gente famosa pela nossa Vila!!
Outros tempos, digo eu!!
Hoje, s� por milagre veremos novamente gente deste calibre a actuar nos nossos palcos!!
Recordo com saudade aqueles rapazolas de ar "esgaziado" (Xutos), os musicalmente diferentes rapazes da Quinta (que at� encontraram no Luso uma numerosa legi�o de jovens "fi�is seguidoras" entretanto j� "crescidinhas", "bem crescidinhas" por falar nisso!!) ou ainda os espanholitos da moda que recentemente voltaram ao activo com um novo CD!!
Claro que os dinheiros hoje envolvidos e pedidos por grupos deste g�nero aumentou em mais de 100%, claro que o pre�o dos bilhetes cobrados pelas mordomias na entrada das festas teria que continuar a ser do mesmo valor de h� mais de uma d�cada atr�s (a falta de graveto do povo � um facto que n�o pode ser ignorado), claro que o dinheiro que se arranja para as festas � hoje em dia ainda inferior ao que foi noutros tempos e claro que, aquando da passagem dos La Frontera, � sabido que aquilo j� deu uma "buracada" de grandes propor��es!!
Mas pronto! Sou for�ado a dizer: antigamente � que era bom!!
� incr�vel, mas olhamos para o passado e somos for�ados a concluir que h� muita coisa boa que foi acabando sem que d�ssemos conta!!

8 Comments:

At 12/20/2005 02:10:00 da tarde, Blogger jibita said...

herman jos�, marco paulo, uhf, her�is do mar.....e por a� adiante

 
At 12/20/2005 05:24:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Pois � XAMUSSAS, eu n�o sou de TREZOI, mas respeito o pessoal de l�.E Por falar em contactar a IBERSHOW ,por acaso sabes dizer-me quem � que andou a pagar a "barracada" que deu os LA FRONTERA ?!?!...E olha que foi tudo pago ! S� que o cachet cobrado pelos LA FRONTERA, n�o tinha nada a ver com o pre�o real. Nessa altura ainda n�o existia a IBERSHOW. Em 1998 estive � frente de uma festa aqui no Luso que deu muito lucro, apesar de chover copiosamente todos os dias. Sabes para onde foi esse lucro ? Informa-te bem, porque n�o foi para TREZOI.
Maneiras de estar na vida, sabes...

 
At 12/20/2005 05:26:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Meus Amigos : � perfeitamente poss�vel realizar um festival aqui no Luso, como voc�s idealizam. Assim de dessem "asas" para poder voar... E dava lucro, n�o duvidem !

 
At 12/21/2005 03:35:00 da tarde, Blogger jibita said...

ser� mais um caso de "segredo religioso"?

 
At 12/21/2005 03:53:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Ant�nio Aleixo : informa-te bem meu querido Amigo. Vai � Comiss�o Fabriqueira, pergunta aos seus membros ( Sr. Carlos de Castro, por exemplo )e pergunta quanto lhe entregou a Comiss�o de Festas do Esp�rito Santo do ano de 1998 - a comiss�o da ral�, como era chamada. Depois vais perguntar ao Luis Pedroso quanto recebeu da mesma Comiss�o. Depois vais procurar �s Tricanas quanto receberam da mesma Comiss�o. Pergunta tamb�m ao Luis Pedroso e ao Lino quanto receberam para fazerem a festa de 1999. Eu informo-te : foram 2.000 Euros e receberam 500 euros para abater � escandalosa d�vida dos LA FRONTERA. J� agora pergunta a toda a Comiss�o da festa de 1997 se houve, ou n�o, relat�rio de contas, pois numa reuni�o final todos receberam um exemplar. Nessa altura o Padre Mo�o recebeu as contas, recebeu o resultado final em "cash" e elogiou a Comiss�o numa c�lebre missa, onde afirmou : �entregaram os lucros finais at� aos centavos�.

Como tu s� sabes dizer mal, pergunta l� ao Eng.� Jo�o Jos� Seabra Pereira, quem � que o ajudou a fazer a Festa de 1997 e, para dar esse lucro todo, quem � que trouxe a "inven��o" do TOTO-SORTEIO para o Luso, correndo s�rios riscos no emprego onde trabalhava. Pergunta meu Amigo e mais uma vez te digo: Vomita o teu �dio da Ponte de V�rzeas, mas toma cuidado para n�o sujares ningu�m.

J� agora saber-me-�s informar quem foi que ficou com o dinheiro do lucro de uma Festa do Esp�rito Santo para fazer um palco e... At� hoje, nem o palco, nem o dinheiro apareceu ?

Toma ju�zo meu Amigo e quando falares e escreveres medita bem no que dizes e informa-te melhor. N�o brinques com a honradez das pessoas.

Larga l� o pseud�nimo e vem falar comigo. Ficar�s a saber o motivo mais forte que contribuiu para "desastre" da Festa LA FRONTERA. Provavelmente, essa Festa, at� daria lucro. E houve algum rato que abandonou o por�o e nunca mais apareceu para ajudar a amortizar a d�vida brutal ?

Comigo no CDL, no LTC e em Festas e outros eventos sempre existiram contas certinhas, meu Amigo. Eu n�o trabalho de outra forma.

MEDITA BEM NO QUE AFIRMAS !

Tira a m�sc�ra do teu rosto,
Sen�o serei obrigado
A dar-te o grande desgosto
De andar tamb�m mascarado.

Desce � escala a que perten�o
Que, com certeza, achar�s
Muito justo o mal que penso
Dos que est�o onde tu est�s.


ANT�NIO ALEIXO SEMPRE ACTUAL !

 
At 12/22/2005 04:14:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amigo Ant�nio Aleixo : Pe�o desculpa porque ao referir-me � Comiss�o de 1997, enganei-me, porque tinha de dizer 1998. Havia um livro de contas, eu era o tesoureiro e juiz dos festejos. Todas as semanas havia reuni�o e todos tinham conhecimento das entradas e sa�das ( movimento de contas ). A Comiss�o apelidada da " Comiss�o da Ral�" tinha os seguintes elementos : Pedro Mir�o, Manelito Poit�o, S�lvio Preto, Topo Gigio, Vitinho do Bairro e esposa Provid�ncia, Quim Luis, Jorge Carvalho, Augusto Tuenga. Tiraram-nos o TOTO-SORTEIO do ano anterior, pois o Eng.� cedeu- o ao CDL, direc��o do MIRO. Fic�mos aflitos, mas n�o desanim�mos. Come��mos a trabalhar em Julho de 1997 e contrat�mos : IRAN COSTA - MICAELA - FERNANDO CORREIA MARQUES - MEGA - KGB - TV 5 - e as Orquestras Espanholas REINO e SONORA REAL. Fizemos 2 torneios no lago de Luso. Em 23 de Novembro de 1997, morreu o meu Jorge e os meus amigos e colegas dos festejos entenderam n�o fazer a festa. Eu n�o concordei e pedi-lhes 3 meses para recuperar. Assim aconteceu e continu�mos a trabalhar. Vendemos 700 cart�es sorteio a mil escudos cada um. Eu levava a malta para vender os cart�es, � noite, por todo o lado ( Mealhada- Vila Nova de Monsarros- Souselas - Pego - Quinta do Valongo, etc. ). A festa estava or�amentada em cerca de 7.500 contos e, na semana anterior � sua realiza��o, s� faltavam 600 contos. Choveu copiosamente durante todos os dias dos festejos. Por�m, o bar safou-nos porque arranj�mos quase tudo em ofertas - tive um Amigo que me arranjou 3 porcos -. Gostei imenso da Comiss�o e dos espect�culos, a chuva foi o pior.
No final, depois de tudo pago, tivemos 835.742$50 de lucro. Distribu�mos o dinheiro por colectividades, Grupo Tricanas e entreg�mos o remanescente ao Padre Mo�o ( cerca de 180 contos ). Fiz uma reuni�o para apresenta��o de contas na Sede da Junta de Freguesia de Luso. Cada Mordomo ficou com um exemplar das contas e as mesmas foram entregues ao Padre Mo�o que as leu e afixou na igreja. Lembro-me que a igreja foi maravilhosamente enfeitada com flores. Os andores estavam magn�ficos. N�o houve prociss�es por causa da chuva e eu chorei muito na igreja. O Padre Mo�o, durante a missa veio abra�ar-me e disse : � Parab�ns Jorge, o teu querido filho est� no c�u e neste momento contempla-te e tem orgulho no pai que tem � . N�o pude conter as l�grimas e todo o povo que estava na igreja veio abra�ar-me e beijar-me, dando-me alento. NUNCA MAIS VOU ESQUECER ESSE DIA. As senhoras da igreja levaram as flores dos andores � campa do meu filho.
Querido Amigo: eu n�o tenho, nem nunca terei espinhas atravessadas contigo, nem com ningu�m. Aceito as tuas cr�ticas quando s�o justas. Quando o n�o s�o contesto-as, apenas...

 
At 12/22/2005 04:23:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amigo Ant�nio Aleixo : No final da Festa de 1998, como o Luis Pedroso e o Lino Guedes, nos foram ajudar e tinham cerca de 700 contos em d�vida da Festa LA FRONTERA, a nossa Comiss�o deu-lhes 100 contos e eu disse-lhes : � Fa�am a Festa para o ano ( 1999 ), que n�s do lucro desta, contribu�mos com mais 400 contos. Assim aconteceu e, felizmente, ficou tudo pago, tendo eu e o QUIM LUIS trabalhado imenso para a Comiss�o de 1999.

Assim ficou paga a d�vida dos LA FRONTERA.

Mas sabes uma coisa : o Senhor Jos� Rosa de Pego diz que ainda lhe devem 400 contos da festa dos LA FRONTERA !!!!!... Eu n�o percebo nada disto !!!!!!

 
At 12/22/2005 07:02:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amigo XAMUSSAS : N�o fui eu que contratei os LA FRONTERA. Nessa altura nem sonhava que um dia iria dedicar-me a estas coisas. Tamb�m vi os LA FRONTERA e gostei imenso. Sobre a festa do lago : h� gostos para tudo. Se eu saltei, saltei e... pronto. Eu j� disse muitas vezes que n�o sou daqueles que raramente tenho d�vidas e que nunca me engano. Admito perfeitamente que foi um erro ter dito que o LUSo n�o era TREZOI, mas isso j� pertence � hist�ria.

 

Enviar um comentário

<< Home