30.11.05

OS MEUS AMIGOS DESTE BLOG

A Guerra Colonial deixou grandes marcas e traumatismos em muitos lares de portugueses e portuguesas que viviam numa afli��o constante, em permanente sobressalto, sempre � espera de uma m� not�cia, mas tamb�m de um aerograma amarelo que, sempre que recebido, nos dava algum alento, alguma esperan�a e, muitas vezes, nos trazia a felicidade ansiada.
Com catorze anos vi partir o meu irm�o para Mo�ambique. Fui esper�-lo a Lisboa aquando do seu regresso. Foi um dia de festa no meu lar!
Ao longo dos tempos, o meu irm�o contou-me proezas empolgantes e, como gosto muito do luar, da lua cheia, foi numa noite ao luar que o meu irm�o me contou a proeza do soldado Faria, um "pequenito" de Viseu que, segundo o meu irm�o, era um rapaz corajoso e muito audaz.
Um dia l� nas picadas do SAGAL - CABO DELGADO - MO�AMBIQUE, o soldado Faria disse para o capit�o da companhia que o seu amigo n�o tinha regressado ao grupo, depois de um feroz ataque dos macondes. Como tal, pediu permiss�o para o ir buscar, o que n�o lhe foi permitido pelo capit�o, justificando que n�o queria que o Faria arriscasse a vida por um homem que, provavelmente, estaria morto.
O Faria desconsiderou a proibi��o, aventurou-se no capim, e uma hora mais tarde regressou mortalmente ferido, transportando o cad�ver do seu querido Amigo.
O capit�o ficou furioso e vociferou em voz alta :
-� Faria, tu n�o fizeste o que te mandei e, por causa da tua indisciplina, vou perder dois homens!Este teu acto her�ico tem algum sentido para teres ido para o mato s� para trazer um cad�ver ?�.
O Faria, moribundo, ensanguentado, respondeu tenuamente :
- Claro que valeu a pena, meu capit�o! Debaixo de fogo dos macondes encontrei o meu Amigo, ele ainda estava vivo e, apesar de moribundo, ainda teve for�as para me dizer : � Eu tinha a certeza absoluta que tu virias, querido Amigo Faria! �

Com as l�grimas nos olhos acabei de ouvir esta est�ria contada pelo meu irm�o e, numa noite de luar, como j� referi, chequei � seguinte conclus�o :

" UM AMIGO � AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODA A GENTE J� SE FOI EMBORA"

Dedico este post a todos os meus Queridos Amigos deste blog, na esperan�a de, no dia-a-dia, continuar a encontrar e a fazer novos Amigos como o bravo Soldado Faria.
S� quero dispor da vossa AMIZADE SEMPRE, porque n�o sou nenhum chefe pol�tico e n�o disponho dos votos dos eleitores da minha localidade. Sou apenas o JORGE CARVALHO e gostaria de seguir, eternamente, o exemplo do SOLDADO FARIA.

3 Comments:

At 11/30/2005 08:01:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

J� estou habituado meu Caro Amigo Asdrubal.

 
At 12/01/2005 03:53:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12/01/2005 03:57:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Ser�, assim, t�o dif�cil de entender, maggalli ?!?!?!...

 

Enviar um comentário

<< Home