23.10.05

Ranking das Escolas

(Clik na imagem para aumentar)
O ranking de escolas contempla um universo de 592 escolas.
No quadro apenas se compara a escola do nosso concelho com as escolas, privadas e p�blicas dos concelhos vizinhos.
A Escola Secund�ria da Mealhada manteve uma posi��o semelhante � que tinha o ano passado, situando-se ligeiramente abaixo da m�dia nacional, com os seus alunos a obterem nos exames, uma m�dia de 10,68 valores.
De referir que os alunos de cerca de 25% das escolas do pa�s, obtiveram notas m�dias inferiores a 10.00 valores.
Na nossa regi�o continuam a ser as melhores escolas de Coimbra, a obter as melhores posi��es, sendo de salientar, que 4 delas est�o classificadas nas 20 melhores escolas do pa�s.
�Informa��o obtida do jornal Expresso, que pode ser consultada na p�gina:

2 Comments:

At 10/23/2005 10:05:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Apesar de estar sempre atenta aos ranking das escolas, este s� deve servir como uma mera indica��o. Isto porque o ranking, o modo como est� elaborado, n�o nos diz muito sobre a qualidade do ensino das escolas, apesar de dizer alguma coisa. Podemos ver isso que analisarmos o n� de exames realizados. � normal que em escolas onde muitos alunos fa�am exame a m�dia seja inferior daquelas escolas onde o n� de exames s� foram realizados por menos alunos.
Outro modo de analisar os dados destes estudos � o de ver a diferen�a entre a m�dia de frequ�ncia numa disciplina e a m�dia dos resultados dos exames nessa mesma disciplina. Uma vez que se trata de avalia��o cont�nua, � normal (e desej�vel) que as m�dias n�o coincidam, no entanto quando a diferen�a � abissal, algo funciona mal na avalia��o e na compet�ncia dos professores.
Assim, ainda que seja um estudo a que devemos estar atentos, devemos ter algum cuidado na an�lise que fazemos destes dados.

 
At 10/24/2005 09:42:00 da manhã, Blogger El Tonel said...

Lua

Concordo inteiramente contigo. H� tamb�m um aspecto a salientar... as notas dos exames n�o s�o s� responsabilidade da qualidade de ensino... s�o tamb�m responsabilidade da qualidade dos alunos e das suas familias (que muitas vezes, n�o os estimulam nem apoiam).

Depois de copos e buchas o dia inteiro... eu quero l� saber o que � que a minha Renata Vanessa esteve a aprender...!

 

Enviar um comentário

<< Home