16.9.06

Venham de lá esses DVDs!



Sinceramente, os meios de comunicação social começam a cair no ridículo com uma frequência que chega a enjoar!

O Jornal "O Expresso" lançou uma campanha de oferta de 1 DVD a acompanhar as edições semanais de Setembro e Outubro!

Tudo bem! O povo agradece! Segundo julgo saber o jornal esgota rapidamente o que não é de admirar por dois motivos: 1º é um jornal de qualidade inegável; 2º os DVDs são cópias de 8 excelentes filmes!

Agora reparem no slogan de promoção da oferta: "SÓ UM GRANDE JORNAL COMO "O EXPRESSO" LHE PODERIA FAZER UMA OFERTA ASSIM"! Ao mesmo tempo, já li algures que a oferta se deve ao respeito que os leitorers do Jornal merecem por parte da referida publicação!

Ora pois bem! Quis o destino que a oferta do Expresso surgisse ao mesmo tempo que é lançado um novíssimo jornal semanário que pretende ser seu concorrente, publicação entitulada por "SOL"! Claro que só pode ser uma mera coincidência! A abertura da concorrência nada tem a ver com a oferta (os tais DVDs) dos puros e humildes responsáveis pelo "O Expresso"!

Caros senhores, compreendo que as leis da concorrência obriguem a estas artimanhas e sei que neste momento é impossível que as regras do consumo passem sem elas!

Mas caramba! Detesto que me façam de parvo e o vosso slogan é um atentado a quem procura ter os olhos minimamente atentos à realidade envolvente!

Ainda por cima "O Expresso" destina-se e é consumido por uma escala cultural já com um certo nível pelo que qualquer leitor do jornal atinge o que quero demonstrar, o que torna ainda mais ridículo o slogan!

É o desespero!!!

2 Comments:

At 9/16/2006 09:25:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

"O Sol" (que quer ser tão inovador mas que traduziu o título do jornal "The Sun") é um concorrente do Expresso, concorrente que era para ser interno, isto é, no grupo do Balsemão, mas que deu o grito do Ipiranga (fraquito, mas que vem colmatar o desaparecimento de semanários como o falecido "Independente".). Quanto à publicidade, não me irrita nem me parece que estejam errado. Toda a publicidade e propaganda, tb a política, funciona deste modo. A sua irritação só mostra que é uma pessoa que sabe filtrar a informação que lhe dão a comer e deve ser o nosso papel enquanto cidadãos. Isto não significa que eles tenham agido mal, simplesmente que há diferentes funções de cada parte, do jornal e do leitor.

 
At 9/22/2006 03:39:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro Lobo Mau, não posso falar pelo timpanas, mas eu tb estou falar do slogan, o tema do seu post.
E não, amigo (só quando não é Mau)Lobo: a verdade não é a força motriz da comunicação social. A verdade é o pretexto para vender notícias - há tantas verdades que não são vendíveis. O sistema social dos mass media tem como função estrutural vender para que possa continuar a existir. As reportagens e as notícias que levantam muitas vezes o pano do que é desconhecido vendem porque têm o carácter de novidade ou de update da novidade e vendem mas não por serem verdade. Aliás, muitas vezes assistimos a falsas notícias que só são falsas quando alguém (geralmente o visado da falsa notícia) recorre ao mesmo sistema para repor a verdade. Daí a nossa necessidade de filtros para ler as informações e tentar irmos mais longe nas investigações da verdade.

 

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