16.9.06

SOBRE UM CERTO COMUNICADO!



Sobre o comunicado que correu meio Luso há uns diazitos atrás e que tanta confusão e picardia trouxe a este blog, não posso deixar de tecer algumas considerações!

Como já muita coisa foi dita, não pretendo alongar-me muito!

Só queria dizer aos senhores juízes e mordomos da Festa da Natividade que, em geral, o trabalho foi bastante positivo, coisa que saltou à vista, pelo que não passaria pela cabeça de ninguém minimamente atento dizer que foi um evento mal organizado! Como, tal, parabéns a todos os intervenientes!

Quanto ao triste comunicado que se sucedeu à festa, já não posso dizer o mesmo!

O espírito religioso que deve estar por detrás de uma Procissão é um espírito de devoção, alegria, partilha por causas e sentimentos comuns, humildade, respeito e esperança (muita esperança)!

Como se vê pelo Comunicado em causa, alguém terá passado o tempo de Procissão a reparar em quem estava presente, como estava e, pasme-se, quem estava e tinha dado algum, quem estava sem ter dado, porque é que não deu, porque é que deu tão pouco, enfim..!

Ora, sem me considerar muito inteligente mas considerando que não é precisa muita inteligência para analisar a situação, parece-me óbvio que quem passou a Procissão com este tipo de observações, estava com o espírito completamente desviado do DEVER SER! Ou seja, os organizadores que repararam nestas coisas, não são bons representantes do Espírito religioso que DEVERIA TER ACOMPANHADO TODA A CERIMÓNIA!

Mais! As cerimónias religiosas são para adorar a Deus e não para nos AUTOADORARMOS, e muito menos para olharmos os outros com desprezo! Pelo contrário, elas servem para que reparemos que todos somos iguais, com defeitos e virtudes!

Foi (realmente!) uma Festa bem organizada mas, Comunicado Dixit, a Beleza estética do evento encalha e naufraga num espírito pobrezinho que, infelizmente, não me parece inocente!

3 Comments:

At 9/16/2006 02:04:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

Excelente, soberbo post e linha de pensamento caro Pilão.
Afinal contrariamente ao que dizes no post anterior tens qualquer coisa para dizer...

 
At 9/16/2006 04:40:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Concordo em absoluto com o Urtigão. Bem-vindo de volta, Pilão.

 
At 9/18/2006 01:30:00 da tarde, Blogger Vénus said...

É por estas e por outras que me deixo ficar por cá.
Imaginava eu que a deposição da monarquia traria uma nova luz a esse cantinho da europa... No fim de contas, tantos anos volvidos, tantas "personalidades" depois, ainda há, como que, um espírito impositório, virtualmente assumido mas, realmente pouco consistente, ao invés, mandatário, que imagina fazer dos outros o que lhe aventa pela veneta.
Foi precisamente por isso que não voltei! O cheiro da hipocrisia e da malandrice, misturado com uma certa falta de valores e orientação da côrte, levou-me a optar por uma vida diferente.
Afinal, isto de ser jovem e Rei em simultâneo, era um fardo demasiado grande para suportar, tendo em conta que os galifões jurássicos instalados, de tudo faziam para me diminuir e retirar valor, pela juventude e ideias diferentes. Sem dúvida, sentiam-se ameaçados, no entanto, nunca a sua impertinência fará jurisprudência!

 

Enviar um comentário

<< Home