1.7.06

SEM COMENTÁRIOS



De gastronomia, na Boa Vista, conheço pouco, mas penso que devem existir cerca de 5 restaurantes.
Após provável reunião com a Dra Damasceno, os empresarios da restauração e o edil municipal concordaram que a Boa Vista passaria a ser a CAPITAL DO LEITÃO ???? Quais os critérios ????
Bom, tendo em conta os critério das gentes de Leiria peço ao Sr Presidente da Câmara da Mealhada que proclame a Mealhada a Capital de Portugal !!!!

Após um longo periodo de reflexão, percebi o erro grosseiro da dita placa, deveria ser "Boa Vista - Capital das poçilgas" para grande alegria dos vizinhos da ribeira dos milagres (constantemente poluida pelas respectivas descargas efectuas pelos criadores de porcos).

Tão a ver, basta pedir ???
Mealhada - Capital de ____________ ?

2 Comments:

At 7/02/2006 03:40:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Proponho:
Mealhada - Capital do Leitão... com cheirinho.

 
At 7/03/2006 11:04:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

A questão de uma região demarcada de Leitão á Bairrada, é uma questão que se prende em primeiro lugar com a falta de uma legislação clara quanto a este tipo de produtos regionais e em segundo lugar com a falta de rumo e união dos municipios «bairradinos».

De facto, e bem vistas as coisas, quando pedimos «Leitão á Bairrada» nos Estados Unidos ou na Alemanha, estamos ou não a ser sujeitos a marketing indirecto e gratuito. Ou seja, quando um assador de leitões japonês (por exemplo), tentando tirar partido de um nome já existente para vender mais, anuncia «Leitão á Bairrada», está ou não a promover a Bairrada e consequentemente a excelência do seu produto?

Por outro lado, o que é que impede que um grupo de restaurantes espanhois crie uma região demarcada do Leitão assado á Bairrada, do lado de lá da fronteira? Será que isso prejudicaria a marca «Bairrada», ou pelo contrário, iria ajudar a promovêla?

A resolução desta e de outras questões deveria passar pelo registo internacional da marca «Bairrada» e dos seus consequentes sub-produtos, por parte de todos os Concelhos que tradicionalmente compoêm a região.

A Bairrada, terra de gente afável que sabe e gosta de receber visitantes, possuidora de extensos vinhedos produtores de vinhos com crácter e qualidade, gastronomia rica (que não passa só e em exclusivo pelo Leitão), encastrada entre as serras, o mar e a bacia do Mondego, tem todos os predicatos necessários a uma região de excelência que gere em si as cinergiais necessárias ao desenvolvimento sustentado baseado no sector terciário.

houvesse mais união entre os seus municípios, visando a criação de um modelo de desenvolvimento supra-municipal, e todas estas questões estariam devidamente acauteladas e defendidas, permitindo por exemplo, que se assasse leitão com a denominação «á Bairrada», única e exclusivamente se fossem cumpridos todos os critérios de confecção que caracterizam o nosso tradicional «dourado» e impedindo que alguns «loucos», na ânsia de lucro fácil, destruam a seu belo prazer, o prestigio e bom nome da região - veja-se a qualidade de algum leitão(porco grande) vendido nas grandes superfícies por alguns produtores locais.

Não podemos nunca esquecer, que a par com a Água DO Luso e o Vinho, o Leitão é um dos embaixadores e promotores da excelência da nossa região e como tal, garante de pão e sustento de uma parte substâncial da população da região.

Não é certamente, na criação de grandes(pequenos) parques industriais sem massa crítica, que irá residir o futuro sutentado deste Concelho.

Touchè....

 

Enviar um comentário

<< Home