24.1.06

Tomada de Posi��

A administra��o do amo-te Luso solicita a aten��o dos bloggers (em especial a um), que este local n�o � uma �lavandaria�. Este espa�o pretende-se salutar e �til � vida na nossa terra.

Se algu�m teve desilus�es eleitorais, este n�o � o local para procurar �bodes expiat�rios� e para descarregar as suas m�goas de forma desordeira.

Por esse motivo, e para que certas pessoas n�o se cubram mais de rid�culo do que j� se cubriram at� agora, os coment�rios ficar�o bloqueados at� reuni�o de administra��o.

15 Comments:

At 1/27/2006 05:08:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Exm.� Administra��o : Admiro muitos os meus professores, os do passado e os do presente. Tive muitos e continuo a ter. Quero congregar em mim o passado e o futuro. Ser muitos - e ser de todos os tempos - num s� que sou eu. Sou S�CRATES, o fil�sofo, a cultivar a mai�utica e a estimular a juventude de Atenas a descobrir novas ideias atrav�s da projec��o de d�vidas e perguntas. Sou fiel ao seu ensinamento de que "o homem s� � feliz quando � bom e s� � bom quando conhece". Sou PLAT�O a casar a �tica e a est�tica, ao dizer que a verdade � a beleza no seu m�ximo esplendor. Quem se revela neste postal, sou eu, o Jorge Campos Carvalho e sinto-me tentado a dizer � Exm.� Administra��o o mesmo que Fernando Savater escreveu para o seu filho : "Se eu tivesse qinze anos (...) desconfiaria de todos os mais velhos demasiado "simp�ticos", de todos os que parecessem querer ser mais novos do que eu e por sistema me dessem raz�o. Est�s a ver, os que est�o sempre a dizer que "os jovens s�o porreiros", "sinto-me t�o novo como voc�s", e outras prendas do mesmo estilo ? Olho neles ! Com tanta graxa, alguma coisa devem ter na id�ia.
Eu desconfio dos demagogos, dos populistas e da facilidade. Falar � muito f�cil, fazer � um pouco mais dif�cil.Como lembra Fernando Pessoa, Deus ao mar o abismo deu, mas foi nele que espelhou o c�u.
Por tudo isto, Exm.� Administra��o, eu sou a primeiro a dizer, que este blog n�o � nenhuma lavandaria, mas tamb�m n�o pode ser a noite da m� l�ngua. N�o tive desilus�es eleitorais, n�o manifestei as minhas m�goas de forma desordeira e n�o me cobri de rid�culo. H� "carapu�as" que me servem, mas estas n�o.
Sei quem s�o os elementos da Administra��o. Sei, meus senhores e minha senhora, sei...
A todos sa�do com gratid�o e afecto e convido-vos a brincar, atendendo � inquietante confiss�o de Attila Joszef : "Tenho medo do homem que n�o sabe brincar".
Sim, pregamos alto e bom som a necessidade do homem jogar, de desdobrar e multiplicar as suas dimens�es e o seu auto-entendimento, tal como disse Fernando Pessoa desta forma admir�vel :

Brincava a crian�a
Com um carro de bois.
Sentiu-se brincando
E disse, eu sou dois!

H� um brincar
E h� outro a saber
Um v�-me a brincar
E outro v�-me a ver.

Sou um homem do LUSO ! Agrade�o a Deus por isso e rezo-lhe para que me mantenha firme nas minhas convic��es e fiel � recomenda��o de um filme de Pedro Almod�var : somos tanto mais aut�nticos quanto mais sonhamos e nos aproximamos do nosso sonho. E ao fazer tal ora��o recebo, pela pena de Fernando Savater, a resposta luminosa e quente que me aponta os caminhos do porvir : "O facto de estarmos inseridos numa sociedade que tem voltado as costas � �tica n�o � motivo para desanimarmos. Somente a virtude � capaz de renovar as for�as do homem, convidando as pessoas a aplicar-se na observ�ncia do dever. O agir virtuoso ou �tico n�o pode ser uma pr�tica ocasional ou espor�dica, mas sim um h�bito alicer�ado na vontade e capacidade de perseverar na persegui��o do bem e do belo.

Em suma, Senhores Administradores, estou convicto de que temos boas raz�es para pensarmos bem de n�s.Temos que ser JUSTOS e FRATERNOS, n�o podemos enviar recomenda��es ao pr�ximo, sem primeiro aceitar que n�o estivemos correctos a julgar. Quantos postais indecorosos, n�o foram criticados e "julgados" pela Exm.� Administra��o ? Temos que ser, em primeiro lugar, juizes na nossa pr�pria casa. Que belo poema que me acompanha, no dia-a-dia, tecendo a manh�:

Um galo sozinho n�o tece a manh�:
Ele precisar� sempre de outros galos. De um que apanhe esse grito que ele lan�a e o lance a outro; de um outro galo que apanhe um grito que um galo antes lan�ou e o lance a outro; e de outros galos que com muitos outros galos se cruzem os fios de sol de seus gritos de galo, para que a manh�, desde a teia t�nue, se v� tecendo, entre todos os galos.

Ainda bem que, no nosso LUSO, ainda temos destes galos.

CASTIGOS, meus ilustres lusenses, Senhores Administradores que muito bem conhe�o :

�TACA
N�o vale a pena suportar tanto castigo.
Procuras �taca. Mas s� h� esse procurar.
Onde quer que te encontres est� contigo
dentro de ti em casa na dist�ncia
onde quer que procures h� outro mar
�taca � a tua pr�pria err�ncia.

� esta resposta que eu tenho para dar a quem considerou este blog uma lavandaria, a quem chamou as m�goas e as desilus�es.

S� � vencido quem desiste de lutar!

JORGE CAMPOS CARVALHO - LUSO

 
At 1/27/2006 10:36:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

...

 
At 1/28/2006 04:08:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

...

LUA-DE-MEL- LUA DE FEL

A Senhora, como pertence � Ex.m.� Administra��o s� pode escrever

...

� natural, � l�gico, numa pessoa formada em filosofia que supostamente deveria ter o amor pelo saber..

A sua resposta, como membro da Administra��o, ao meu coment�rio s� revela a pobreza de ideias que vai nessa alma.

...

 
At 1/28/2006 04:34:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Toda a gente sabe que sou um dos elementos da administra��o, basta ver os post mais antigos, mas acredite que n�o foi minha a ideia de bloquear o blog (se soubesse o motivo desse bloqueio compreendia porqu�).

Quanto ao resto: nem todos temos a capacidade de ler e escrever refer�ncias (descontextualizadas e for�adas numa qualquer �nsia de erudi��o) por atacado. E, se gosta de ler, aproveito para lhe sugerir, se me permite, o livro "Anatomia do Pensamento" (Burton, Kimbal e Wing) (se n�o tiver tempo para ler tudo, aconselho as p�ginas 333 e 334), talvez perceba as retic�ncias...

 
At 1/30/2006 10:29:00 da manhã, Blogger El Tonel said...

Tanta parra e t�o pouca uva...

 
At 1/30/2006 02:03:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

A �nsia da erudi��o faz parte de todos aqueles que procuram na leitura a sabedoria e o conhecimento. Quem foi que disse que :"Um pa�s faz-se com homens e com livros"?

Quando utilizo as retic�ncias fa�o-o por omiss�o propositada de uma coisa que se devia ou podia dizer.

Neste contexto, a Senhora � que sabe se devia ou podia dizer alguma coisa em rela��o ao que escrevi.

Por falar em parras e uvas, como diz o EL TONEL, podem dizer-me, por favor, se s� os letrados, especialmente os formados em filosofia, � que t�m a obriga��o de escrever com sabedoria ? N�o � permitido a todos aqueles que n�o tiveram pais com posses para os colocar na faculdade, ou por outros motivos, n�o tiveram nem meios nem formas de obter uma licenciatura, terem uma cultura superior a muitos licenciados ? Pergunto isto porque conhe�o muita gente nesta situa��o !
Agrade�o � Senhora Administradora o conselho que me deu para ler o livro recomendado. Por acaso tenho-o na minha pequena biblioteca, em minha casa. Saiba V. Ex.� que eu gosto muito de ler, mas apenas, como j� referi, por ter prazer em saber mais, ou procurar ser mais culto, nunca por emula��o.

Tenho surpreendido muita gente, n�o tenho minha senhora ?

 
At 1/30/2006 02:58:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

E para concluir : Toda a gente sabia que a Senhora era Administradora do blog... menos eu!Lancei-lhe o engodo e o peixe mordeu o anzol. Perdoe-me a minha esperteza saloia, mas nem tudo se aprende na Universidade.

 
At 1/30/2006 03:18:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

De facto tem, senhor Jorge Carvalho, mas pelo pior dos motivos. � que mais importante que ler muito � saber ler...

Se de facto tem o livro, ainda n�o leu as p�ginas que lhe indiquei, de outro modo teria ouro tipo de coment�rio.

O senhor n�o me surpreende por saber umas quantas refer�ncias. Um texto com refer�ncias qualquer pessoa o faz, basta fazer umas pesquisas por autor num qualquer motor de busca ou ter um daqueles livrinhos com frases famosas e compor o ramalhete (dif�cil � ter pertin�ncia com essas cita��es).
E muito menos tem que ver com estatutos acad�micos, porque � o senhor, e n�o eu, que tem um recalcamento qualquer com licenciaturas, sobretudo em filosofia, como se a filosofia fosse reduto da sapi�ncia. Ali�s, se o senhor estivesse atento, h� uns meses, a partir de um post do Don Islero ou do asdrubal (n�o me lembro qual), cujo mote era o canudo universit�rio, saberia a minha opini�o sobre a grande parte dos licenciados deste pa�s.
Refiro ainda que, ao contr�rio de si, que j� est� a puxar para o tipo de argumento falacioso da p�gina 334 do livro que lhe indiquei (que tem na sua biblioteca, mas que ainda n�o leu), nunca por aqui prediquei, ao contr�rio do senhor, que algu�m era pobre de alma e p�rolas do g�nero. Ali�s, na presun��o que me adivinha, devia achar estranho ser o senhor, e n�o eu, sempre a fazer quest�o de citar grandes nomes, a citar grandes frases, a introduzir palavras que ainda cheiram a diccion�rio em frases ocas de sentido. O que me surpreende, senhor Jorge Carvalho, n�o � a quantidade de livros que as pessoas dizem ler, nem as refer�ncias avulso a torto e a direito; o que me supreende, pela positiva, s�o as pessoas que sabem e gostam de pensar com os outros. E, por isso, o senhor n�o me surpreende... pela positiva.

E para n�o cansar os nossos amigos do blog, fica aqui o meu e-mail. lua@luso.pt para: disputas te�ricas, troca de galhardetes, java, ensaios filos�ficos e liter�rios, teoria pol�tica, cartom�ncia, hor�scopos e, qui��, receitas de culin�ria, etc.. Sempre ao seu dispor...

 
At 1/30/2006 03:21:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Lol, se o senhor n�o sabia � porque anda distra�do e n�o porque propriamente esperto. � que o peixe j� estava pescado...

 
At 1/30/2006 04:09:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Essa da cartomancia - sem assento circunflexo - Amiga Lua, tem muito que se lhe diga. Ent�o tamb�m pretende adivinhar o futuro por meio de cartas de jogar ?!E de java s� percebo do caf� que vem da ilha de Java no Brasil. � muito, muito bom!
Sempre, tamb�m, ao seu dispor.

O seu admirador
Jorge Campos Carvalho

 
At 1/30/2006 04:15:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Amiga Lua : � como a pescada : antes de o ser j� o era.

 
At 1/30/2006 04:56:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

LUA-DE-MEL- LUA DE FEL:

Gosto muito do seu e-mail. Pena que "essa" palavra Luso nada tenha a ver com o NOSSO LUSO.

Em verdade, em verdade lhe digo que gosto muito do seu e-mail...

 
At 1/30/2006 08:58:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Ora ainda bem que foi ver a palavra ao dicion�rio (ent�o, senhor Jorge, deixou passar a gralha de "diccion�rio"), pq sempre pensei que fosse com acento (e n�o assento, senhor Jorge)circunflexo. Mas, para n�o causar qualquer tipo de ansiedade, podemos atalhar pela quiromancia.

Quanto ao e-mail ficarei � espera.

 
At 1/31/2006 04:59:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

J� o Senhor Judas me chamou � aten��o pela palavra acento e a outra do assentar no banco. Que Jerico que eu sou !Burro, Jorge ! Toma que � para aprenderes!

Amiga Lua : Quanto � cartomancia n�o precisei de ir ver ao dicion�rio. O que me espanta � que a Amiga � um dicion�rio-vivo e, portanto, n�o pode falhar tanto como eu, porque os seus alunos podem reparar. N�o se enfade, Amiga Lua, porque eu gosto muito da minha Amiga e reconhe�o-lhe grandes qualidades. Quanto � quiromancia,isso � um dom das ciganas e eu gosto pouco delas, ao contr�rio do gosto que tenho pela minha Amiga. Sobre o seu e-mail, j� lhe disse tudo, minha Amiga, e at� sei a sua proveni�ncia.

Falando nos motores de busca, a minha Amiga sabe muito bem que, no meu tempo de estudante, n�o tinhas nada disso. Tinhas era a Grande Dr.� Dulce Cristina Siva que nos obrigava, todos os dias, a ler os textos e a recorrer ao dicion�rio quando n�o sab�amos o significado de uma palavra. T�nhamos um pequeno caderno para apontar as palavras e os significados e o dicion�rio era obrigat�rio estar sempre ao nosso lado. Saudosos e velhos tempos! Pouco, ou mesmo nada, sei de motores de pesquisa, por�m tenho muitos livros e livrinhos com frases famosas, mas tamb�m tenho outros.Se por acaso passar pela minha casa �s 4 - 5 - 6 da manh�, ver�, quase sempre, uma luz acesa de um quarto onde o seu admirador, Jorge Carvalho, se encontra a ler. No outro dia o Andr�, l� no SALTA, pergunta : "Mais uma noite a ler? Quando � que voc� l� "O Vermelho e o Preto".
Espero, com esta explica��o, que a minha Amiga entenda que n�o preciso, sempre, de introduzir palavras que ainda cheiram a dicion�rio.
Sobre a Filosofia ser o reduto da sapi�ncia, a minha Amiga � que me poder� explicar o que � que � a etimologia grega da palavra - philo, amor; sophia, sabedoria, porque eu entendo que qualquer sociedade tem uma no��o sobre aquilo em que deve acreditar e sobre o modo como cada indiv�duo se deve comportar para evitar suspeitas de impopularidade.Voc�,que � uma pessoa que muito admiro, ser� uma boa conselheira para mim em explicar-me tudo isto, porque, conforme estudei, a filosofia no sentido corrente � a concep��o daquele que aceita as coisas como elas s�o; no sentido antigo � o conhecimento, saber racional, ci�ncia, sistema de conhecimento; no sentido moral � a sabedoria, regra pr�tica de ac��o e em HENGEL � o sistema que unifica o conjunto do real, encerrando tudo numa unidade.

Minha Querida Amiga : Quem sou eu para discutir tudo isto consigo ? Eu sou apenas o Jorge Carvalho.

 
At 1/31/2006 05:06:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Senhora Lua .Pe�o-lhe desculpa por alguns erros de escrita e pontua��o errada. Tamb�m pe�o desculpa pelo sentido das frases, por vezes, n�o corresponderem ao que � necess�rio. Tenho o terr�vel v�cio de escrever sem minuta. Fa�o-o directamente para o blog e, com isto, falho diversas vezes.

 

Enviar um comentário

<< Home