20.1.06

Agora � a minha vez de falar...


Depois de tanto ter sido dito neste blog sobre as elei��es, e de todos terem exprimido a sua opini�o e sentido de voto, achei que devia tamb�m eu, exprimir a minha inten��o e sentido de voto, no exerc�cio da minha liberdade de express�o e em total respeito pelas opini�es de todos os outros. Fa�amos uma breve an�lise dos candidatos: o Sr. Dr. Garcia Pereira est� desfasado no tempo, convencido que ainda estamos no tempo do Ver�o quente de 1975 e faz campanha de angaria��o de clientes para o seu escrit�rio de advocacia; O Sr. Professor Francisco Lou�� quer obter vit�rias acenando �s minorias (confesso que ainda n�o o entendi) apesar de achar que ele foi um economista brilhante ao descobrir esse �nicho de mercado�; O Senhor (escrevo Senhor por extenso pois parece-me ser um homem de car�cter) Jer�nimo de Sousa est� definitivamente no partido errado, limitado pela cassete e subjugado a vontades pol�ticas superiors (onde � que p�ra o partido dos renovadores comunistas?); O Sr. Dr. Manuel Alegre ainda n�o entendeu que falar de Tarrafal, Arg�lia, Resist�ncia Anti-Fascista, Pide (Termos que j� nada dizem a uma franja subst�ncial da popula��o ? nascida depois de 1974), n�o o vai fazer ganhar votos, nem � um discurso que contenha quaisquer �rumos ao futuro�; O Sr. Dr. M�rio Soares (que tem um lugar especial reservado no cora��o da maioria dos portugueses) est� velho, e � preocupante pensar num presidente capaz de fazer frente aos desafios que v�o ser colocados a Portugal durante os pr�ximos 5 anos com essa idade (Em 2009, no final de mandato, iria ter 86 anos ? � um risco demasiadamente grande para mim, que um qualquer Presidente da Assembleia da Rep�blica, nomeado por um governo maiorit�rio, possa ter de assumir fun��es como Presidente da Rep�blica ? estariamos a dar o primeiro passo para uma nova ditadura); finalmente, n�o esque�o o desmoronar do castelo governativo do ultimo governo do Sr. Professor Cavaco Silva e a sua �fuga� do governo para se candidatar � presid�nciais, deixando o Dr. Fernando Nogueira entregue aos �bichos�. Mas ent�o, em que � que ficamos? Se de um lado chove do outro troveja?! Se calhar � por isso que estas elei��es demonstram ser t�o in�cuas � popula��o, como as elei��es para o parlamento europeu. Ser�?

Na d�vida, sabendo que teria de escolher o candidato �menos mau� e que s� possuia crit�rios subjectivos para a escolha (como toda a gente), fui obrigado a por de lado todas as promessas de defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidad�os e outros bl�bl�s comuns a todos os candidatos, limitando-me a seguir o �nico crit�rio objectivo que encontrei: O controle da actividade governativa e o regular funcionamento das institui��es. Toda a gente sabe que a melhor maneira de um patr�o controlar o saldo de caixa noma loja, � colocar a tomar conta da caixa dois funcion�rios que n�o se �gramem�: eles encarregar-se-�o de se auto-controlar e o patr�o poder� dormir descan�ado. Ora, sendo a Popula��o portuguesa o �patr�o� daquela �rapaziada de Lisboa�, nada melhor do que Governo e Presidente da Rep�blica de quadrantes partid�rios diferentes. A nossa hist�ria no p�s 25 de Abril est� cheia de exemplos bem sucedidos deste modelo e a queda do ultimo governo do PSD � disso a prova mais recente. Foi por este motivo que sempre votei M�rio Soares no tempo dos governos do PSD e ser� por este motivo que irei votar no actual candidato de direita, o Sr. Professor Cavaco Silva. Da maneira que o pa�s anda, a �ltima coisa de que temos necessidade � da possibilidade de conluio governativo, subjugado a quaisquer aparelhos partid�rios. J� que �mudamos de moleiro, mas n�o mudamos de ladr�o�, pelo menos poderemos tentar com que o moleiro n�o possa subornar o padeiro.

Touch�

5 Comments:

At 1/20/2006 08:43:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Ser� um bom crit�rio, mas o produto desse crit�rio n�o tem, necessariamente e apenas, esse nome. Verdade � que o Prof. Cavaco Silva foi um dos que criticou o governo de Santana Lopes e, em reuni�o com Jorge Sampaio, opinou favoravelmente � destitui��o, mostrando, por isso, estar, aparentemente, acima de lobbies partid�rios. Peca, no entanto, por falta de espontaneidade para debates e entrevistas, n�o sabendo n�s o que pensa sobre a maior parte dos problemas e quest�es a resolver nos pr�ximos anos. Resta assim a d�vida: se ser presidente, como decorrer�o as presidencias abertas?

Outro nome - e, obviamente, falo de entre aqueles candidatos que t�m mais probabilidades de ganhar - ser� o de Manuel Alegre, o �nico que tem uma candidatura independente e que estar� ciente dos problemas que vai encontrar, dentro do partido do qual � militante, caso fique atr�s de M�rio Soares; acrescendo o facto de que t�m mostrado, tal como Cavaco, que n�o funciona por lobbies partid�rios.

N�o esque�amos que Manuel Alegre foi preterido a Soares, que tinha dito "Basta!" mas que depois mudou de opini�o (afinal a experi�ncia n�o � tudo), e das lutas viscerais que Alegre teve com S�crates, quando este era ministro do Ambiente e queria por for�a implantar em Souselas a coincinera��o. A postura de Alegre, deputado do PS por Coimbra, foi a de invadir Coimbra em protesto, contra os desideratos do seu partido, luta que teve os seus frutos e ainda bem, porque hoje sabemos que a coincinera��o n�o � a melhor solu��o para o tratamento de res�duos t�xicos.

N�o ser� por acaso que, das pessoas que conhe�o, independentemente de se assumirem de esquerda ou de direita (ainda me h�o-de explicar se ainda faz sentido pensar assim no contexto actual), est�o indecisas entre Cavaco e Alegre.

N�o fa�o campanha por ningu�m, mas assumo uma anti-campanha: qualquer um dos candidatos excepto o dr. M�rio Soares. N�o pela idade, que me parece uma cr�tica balofa, mas porque se ganhar significa que h� v�rias gera��es de pol�ticos que de nada valem e que se teve de recorrer a um antigo presidente, qual Messias, para salvar a p�tria. E um Messias que apoia o filho � revelia da lei, filho que tem ambi��o de chegar a primeiro-ministro (e aqui, outra patranha, em rela��o ao apoio de S�crates, o qual foi zurzido por M�rio Soares de imberbe para assumir a lideran�a do partido...claro, os nossos filhos s�o sempre os melhores do mundo... Mas o Dr. Cavaco tamb�m foi � Madeira e esteve ao lado do pequeno ditador da ilha?idiossincrasias eleitorais).

Diz o Gato que o discurso dos candidatos, referindo-se a Manuel Alegre, est� desfasado do contexto, mas n�o podemos esquecer, contudo, o passado. Foi o Dr. M�rio Soares o respons�vel pela descoloniza��o, foi o Dr. Soares que traiu o amigo Salgado Zenha em 85, voltando a trair o amigo Alegre, foi o Dr. M�rio Soares que fez presid�ncias abertas principescas (e aqui um aplauso para Sampaio, que esteve mais pr�ximo das popula��es). Se h� algu�m desfasado do tempo ser� Soares, cuja campanha o tem como o pai da p�tria, qual D. Sebasti�o, e cujo discurso em debates foi depauperante, usando o chav�o da experi�ncia e assumindo-se como superior, ou j� n�o se lembram do modo como tratou Cavaco no debate ou o riso que teve quando lhe colocaram a possibilidade de Alegre ir � segunda volta com Cavaco?

O crit�rio da experi�ncia soa-me a terceiro mundo, existindo apenas este crit�rio, na Europa, nos pa�ses do mediterr�neo (que est�o aqu�m dos outros pa�ses da Europa). O crit�rio da experi�ncia, usado por Soares, lembra-me sempre um discurso mon�rquico e lembra-nos que esse n�o � um crit�rio v�lido mas sim oco de sentido numa democracia.

Talvez o discurso dos candidatos esteja a ser in�cuo, como diz o Gato, pensamento que partilho tamb�m, mas mais preocupante do que isso � o discurso de alguns dirigentes, discursos arruaceiros e anti-democr�ticos, como o proferido pelo ministro dos assuntos parlamentares, que predicou de "golpista" Cavaco Silva, que tem muitas probabilidades de ser o seu presidente e o qual ter� de receber: viva a democracia (e um ponto a favor de Cavaco, que o Gato se esqueceu, foi o �nico que n�o entrou em lutas partid�rias de direita e esquerda, luta que de facto n�o faz sentido quando estamos a falar de Presidentes).

E, por falar de dirigentes e autarcas, outra mentira de Soares: nem todos os autarcas do PS o apoiam, preferindo Alegre. Alegre que at� tem um busto em Coimbra, por m�o de Carlos Encarna��o. psd, pelo homem de cultura e percurso liter�rio de Alegre (que � estudado na escola, que � alvo de estudo de acad�micos, que � cantado, ... o que ser� uma mais-valia para um presidente, que representa o povo e n�o um partido).

N�o sei em quem votarei, j� que a candidatura de Manuela Magno (que era a minha favorita) nunca chegou a ser candidatura, mas n�o ser� em Soares, exactamente por acredito que podemos ter um Portugal melhor e precisamos de uma lufada de ar fresco (n�o falo, obviamente, na idade).

 
At 1/20/2006 09:50:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Partilho, no geral, das opini�es expressas no post do Gato e no coment�rio da Lua.
Da pan�plia de candidatos � presid�ncia, que s�o os que temos, teremos de optar por um.
E sou sincero. Nenhum me satisfaz plenamente.
A campanha exageradamente partid�ria e nada neutral levada a cabo pelo Dr. M�rio Soares, e os seus discursos revivalistas, agressivos e de fantasmas pessoais, contra a figura de outro candidato, descurando aquilo que deveria ser o perfil do presidente de todos os portugueses, teriam sido completamente desastrosos, para qualquer outro candidato que tivesse enveredado por esta via.
A coragem de Manuel Alegre, em avan�ar s�zinho contra tudo e todos, merece a minha maior admira��o.
Tamb�m como a Lua, encarei este candidato como uma possibilidade para o meu voto.
J� votei � direita e j� votei � esquerda. (ainda n�o descobri onde � que h� essa separa��o entre os dois maiores partidos portugueses).
Voto em homens e ideias. N�o voto em partidos.
Nas legislativas votei em S�crates.
Agora voto em Cavaco Silva.
Um presidente n�o governa, mas controla. E Cavaco Silva parece-me aquele que ter� mais for�a para o fazer.
Um abra�o.

 
At 1/20/2006 11:01:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Manuel Jos� Vieira!!!!

SEMPRE!!!!

 
At 1/20/2006 11:50:00 da tarde, Blogger Adelo said...

Aprecio/compreendo as vossas d�vidas e partilho algumas das opini�es/devaneios...
O + importante, parece-me, � este di��ogo e troca de ideias entre n�s com todo o respeito pelas opini�es do parceiro do lado. � isto um exemplo do esp�rito e forma��o democr�tica enra�zado nas nossas mentes. O que eu acho essencial para a constru��o de um futuro onde n�o passem quaisquer ideias que pretendam reduzir/afunilar ou eliminar a liberdade em que vivemos.
termino com um Viva a a Liberdade e a Democracia. E vamos todos votar! Eu n�o voto no Prof. Cavaco e fa�o votos para que haja 2� volta... eh p�, faltam poucos minutos para a meia-noite...

 
At 1/21/2006 06:59:00 da tarde, Blogger Acácio Simões said...

esperto...este gato !

 

Enviar um comentário

<< Home