"Não há bons ventos para quem
não sabe para onde quer ir"
Frase de Séneca
Ao ler o post do Future-believer, que propõe uma interessante idéia de se efectuar um acesso mais directo entre o parque de campismo e a zona desportiva, veio-me à memória o facto de já existir uma vontade de efectuar essa ligação para melhorar as acessibilidades ao parque de campismo.
O traçado, que estará em fase de estudo para incluir na revisão do PDM, é no entanto mais ambicioso, por ser mais curto, e apresenta uma proposta que não será muito diferente da linha amarela apresentada na imagem.
O traçado, que estará em fase de estudo para incluir na revisão do PDM, é no entanto mais ambicioso, por ser mais curto, e apresenta uma proposta que não será muito diferente da linha amarela apresentada na imagem.
E a minha perplexidade começa aqui.
Ao analisarmos o trajecto previsto para este novo acesso, verificamos que vai passar precisamente sobre o campo de jogos que a JFL está a fazer.(???)
Agora alguém me explique por favor:
Tendo a Junta de Freguesia de Luso estado na posse de elementos que lhe permitiam ter tido conhecimento e tomado consciência desta proposta de trajecto, porque razão continua a avançar com as obras num campo de jogos que irá colidir com a nova estrada?
Será que alguém na JFL sabe para onde estamos a ir?
Ao analisarmos o trajecto previsto para este novo acesso, verificamos que vai passar precisamente sobre o campo de jogos que a JFL está a fazer.(???)
Agora alguém me explique por favor:
Tendo a Junta de Freguesia de Luso estado na posse de elementos que lhe permitiam ter tido conhecimento e tomado consciência desta proposta de trajecto, porque razão continua a avançar com as obras num campo de jogos que irá colidir com a nova estrada?
Será que alguém na JFL sabe para onde estamos a ir?
8 Comments:
Não haverá espaço para a estrada passar ao lado???... não sei... lembrei-me desta de repente.... lololol
Na minha opinião, há mais e mais importantes "estradas" a fazer. Mas, à partida, não posso ser contra qualquer desenvolvimento positivo para a minha terra.
A propósito de estradas, volto a relembrar que as mesmas são fundamentais para o ordenamento do trânsito.
O Luso continua desorganizado em termos de trânsito, e não me parece que esse acesso, seja a solução para resolver o problema. Mas posso estar enganado.
Ao desenhar o traçado vermelho, aproveitei vias já existentes, onde não à necessidade de expropriações, nem todo o trabalho de compra e venda a proprietários.
Confirmei já o novo pdm e realmente havia sido planeado tal estrada. Mas acho que será mais fácil fazer as estradas por traçados já existentes.
Conhecem o traçado que liga as Carvalheiras ao Pego, ou de Barro a Vila Nova, quanto dinheiro seria preciso para fazer a expropriação de terrenos e contactar todos os proprietários?
No entanto as estradas estão feitas e cumprem totalmente o seu propósito.
Sr. Serra cale a boca a estes meninos e faça lá mais umas estradas, pois elas dão jeito!
Certo, future... certo... Mas a minha abordagem é mais pragmática do que isso. O problema é bastante mais profundo e grave, pelo que acho que não se poderá resolver com medidas avulso. Um plano global, bem elaborado impunha-se numa situação destas.
Por exemplo: era muito mais importante retirar o trânsito que vem de Penacova em direcção à estrada de Viseu, do centro do Luso, do que a construção do acesso que sugeres. Mas como alguém diz - cada cabeça, sua sentença.
Julgo que estão os dois certos, mas a falar de tipos de estradas diferentes.
Com a criação do parque de campismo, abre-se uma nova zona com muito potencial de expansão e é fundamental criar bons acessos para que essa zona respire e tenha presente e futuro.
Esse acesso dará também para melhorar o escoamento da zona urbana onde está o bairro.
Resolve uma área local bem definida e limitada.
A estrada que o Gato fala tem outro tipo de objectivos, outros custos e resolverá outro tipo de problemas.
Qual a mais importante e prioritária?
Muito sinceramente não sei.
Mas numa análise rápida optava pelo acesso ao parque de campismo.
Porque, para a nossa terra, é preferível melhorar a qualidade daquilo que temos, do que melhorar a qualidade dos que apenas passam. Além de que a via alternativa ao Luso terá também de ser alternativa ao labirinto da pampilhosa, sem a qual perde efeito. E isto envolve custos e coloca esta opção num patamar diferente de prioridades (ou oportunidades).
A não ser que o problema para o Luso seja o elevado tráfego que vem da pamp e entope o Luso. Mas não me parece que exista essse problema.
Jerico
Retirar o trânsito que apenas está de passagem, é contribuir para a paz, sossego e bem estar dos habitantes do Luso.
Tens razão quanto ao trânsito da Pampilhosa, que ainda é mais confuso para quem quer apenas atravessar para Coimbra, mas julgo que o projecto está incluido no da construção do golf. Lá para o ano 3000 está resolvido.
Mas enfim... continuemos a construir ideias (o que, por enquanto, não paga impostos). Pode ser que no meio de tantos sonhos haja algo que se aproveite das "patacoadas" que dizemos.
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