22.6.06

Laxantes Vs Clisteres


«Nas situações de obstipação aguda, por exemplo em situações agudas de doença ou cirurgia, alterações da dieta ou medicamentos, viagens, podem ser usados laxantes (bisacodil, óleo de rícino, fenolftaleína, sene, cáscara-sagrada) estimulantes da contracção e secreção de fluídos no cólon, de forma esporádica. Estes agentes podem provocar cólicas e diarreia. Os clisteres resolvem a obstipação aguda e podem ser usados antes dos laxantes - desde 120 a 1000 ml, água tépida, com ou sem óleo (de preferência do Luso).

Os volumes maiores podem ser irritantes do intestino!!!!!!... (Atenção!)

A manutenção de exercício físico, o hábito de defecar com regularidade, não ignorando a necessidade de defecar, são fundamentais, tal como evitar alimentos, que diferem de pessoa para pessoa, mas podem provocar obstipação.
Os indivíduos em que não seja identificada uma causa associada à obstipação, ou que não melhorem com as medidas dietéticas habituais, devem ser divididos em 2 grupos: atraso do trânsito intestinal, que habitualmente demora 35 horas; e dificuldade na defecação por alteração do recto ou pavimento pélvico, com necessidade de grande esforço ou sensação de evacuação incompleta. No primeiro caso, os clisteres, laxantes e resolução de problemas psicossociais, quando existem, estão indicados. No segundo caso, podem ser usadas desde técnicas de relaxamento até correcção cirúrgica de anomalias anatómicas.(da-se....!!!)»

Na volta temos mesmo descurado a capacidade dos clisteres em resolver alguns problemas.... lolololol

3 Comments:

At 6/22/2006 04:12:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Essa do atraso do trânsito intestinal é uma prova de que não basta pôr tudo a andar num só sentido para resolver o problema do escoamento de trânsito.
E nem os clisteres nos safam.
Isto já só lá vai com correcções cirúrgicas das anomalias.

 
At 6/22/2006 05:31:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

El Tonel, não o sabia fã do discurso escatológico, lol
Jerico: ehehehh

 
At 7/03/2006 11:25:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Tenho de concordar que o problema do trânsito NÃO ficou resolvido com as alterações introduzidas. Antes serviu os interesses de alguns lobbys mais reivindicativos.

O facto é que o Luso continua «estrangulado» e sem solução á vista. Mais valia repôr a solução de trânsito que existiu sempre. Pelo menos era mais fácil de entender.

Touché...

 

Enviar um comentário

<< Home