13.5.06

CISTERNAS PARA O COMBATE AOS INCENDIOS


As popula��es andam cada vez mais preocupadas com o risco de inc�ndios florestais. As conversas de caf� rondam o tema.
Eu pr�prio come�o a ficar preocupado!
Sugeri � dias, a C�mara Municipal a aquisi��o de cisternas, as quais seriam colocadas nas localidades de maior risco, mas a ideia n�o foi bem recebida. Responderam-me que existiam duas corpora��es de Bombeiros no Concelho da Mealhada, e que existia da parte do executivo a maior confian�a.
Pois � eu tamb�m tenho confian�a nos nossos Bombeiros, at� sou s�cio de uma das corpora��es. Mas em caso de inc�ndio � imposs�vel aos Bombeiros estarem presentes num per�odo inferior a 15 minutos. Esta semana tivemos direito a um teste da parte dos Bombeiros, incendiou-se uma chamin� no Salgueiral, ap�s a chamada para o 117, os bombeiros demoraram apenas 15 minutos (eu pr�prio n�o teria feito melhor) mas quando os bombeiros chegaram j� o inc�ndio estava controlado.
Tendo umas cisternas em locais de risco, pela distancia com a Mealhada e Pampilhosa, pela caracter�sticas do arvoredo, etc? Acredito plenamente que se um fogo possa ser extinto � nascen�a pelos populares, dificilmente poder� atingir situa��es dram�ticas, assim como fornecer �gua aos bombeiros para o combate.
N�o podemos esquecer que as localidades do Salgueiral, Monte Novo, Bu�aco, Carvalheiras, Loredo, Santa Cristina rodeiam a nossa querida Mata do Bu�aco.
Gostaria, para o efeito que deixassem aqui as vossas opini�es quanto a este tema de forma a que eu o possa debater em outros termos, para quem me quiser deixar algum coment�rio de uma forma n�o an�nima aqui vos deixo o meu email: carlosrodrigues@azura.pt.
Obrigado a Todos.

3 Comments:

At 5/15/2006 11:53:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Para al�m das povoa��es que referiu existem muitas mais nas encostas da serra do Bu�aco e igualmente em perigo em caso de inc�ndio.
O que eu acho incrivel � que, sendo o Bu�aco um patrimonio �nico que deveria ser bem defendido e um ponto de vigia estrat�gico para uma �rea muito vasta, n�o haja um acordo entre as v�rias corpora��es de Bombeiros existentes nos concelhos envolventes de modo a criar uma equipa de vigia e interven��o r�pida que esteja no Bu�aco permanentemente na �poca de incendios. Esta tarefa dividida por todas as corpora��es seria por certo mais f�cil e menos dispendiosa. Mas enfim...infelizmente que o coorporativismo nos tempos que correm � coisa rara.

 
At 5/16/2006 12:09:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Partilho da posi��o do post e do urtig�o e acrescento que dever�amos ter, tamb�m, uma ambul�ncia de preven��o pelo menos durante o ver�o.

 
At 5/17/2006 09:48:00 da manhã, Blogger Vénus said...

A dormir todos vemos muitas coisas... o problema � que, na maior parte das manh�s... um tipo acorda e j� n�o se lembra do que sonhou... depois... surgem os pesadelos!

 

Enviar um comentário

<< Home