10.9.05

Uma Ida � fonte


"� Tonel!? N�o h� c� �gua em casa!" disse a Maria para mim com um ar carrancudo. "N�o querem l� ver que apesar de a SAL estar a injectar �gua na rede, voltou a faltar a �gua???" pensei eu, e respondi "E o que queres que te fa�a?!... J� n�o tomas banho � uma semana, podes muito bem esperar mais um dia!". "Tu �s vezes �s mesmo burro!... N�o � isso!... falta �gua para beber!... da fonte!! D������!...." disse ela com a m�o espalmada a abanar em frente aos olhos. "Ahhhhhh... prontos... t� certo... vamos l� buscar uns garraf�ezitos, e ala pr� fonte, que se faz tarde.... temos de l� chegar antes das dez, sen�o os gajos fecham aquilo!".

Atrelamos o carrito � casaleira, e l� fomos n�s todos pimp�es at� � "maravilhosa fonte, maravilhosa!". Ao chegarmos, � �bvio que vimos o sinal a dizer "dois garraf�es no m�ximo!", mas n�o ligamos. Afinal de contas, n�o ligamos a qualquer merda!

Peg�mos nos garraf�es e l� fomos encher. Estavam as bicas todas ocupadas. O que nos valeu, foram uns "c�s" de garraf�o encaixados nas bicas exclusivamente para beber, sen�o, nem no outro dia de l� sa�amos. Estava a minha Maria a encher garraf�es na bica mais proxima da casa das bombas, quando ouvi uma voz: "� sua vaca!!! Voc� n�o sabe ler???". N�o fiz caso... afinal de contas, sempre ouvi dizer que "vozes de burro n�o chegam aos ce�s!", o que numa terra de burriqueiros tem especial significado.... Mas depois ouvi a mesma voz insistir: "� sua p.... !! Voc� � mesmo cega e al�m disso surda!". "Eh p�!!! O homezito t� mau!" pensei eu. Nisto oi�o a voz da Maria "� seu filho de uma ganda c..., que quando nasceste j� vinhas com esse c... todo arreb....! Vai-te maz� meter-te com a c.... da tua m�e e deixa-me em paz!!!!". "� que � j�! Vou s� dar a volta! Sua c... do ca....! pu.... do ca....! Vais j� levar nas trombas!" respondeu a voz que vinha do camarach�o por cima da fonte. Ora, aqui o "Je", que n�o anda nesta coisa � dois dias, foi-se aproximando da fat�dica bica, e aguardou a apari��o de t�o valente figura....

O homezito, coxeando e gemendo, l� veio, enganando as artroses, at� � fonte... Quando deu a volta as bicas, vendo que eu me encotrava l�, deu meia volta e fingiu que n�o era nada com ele... s� lhe faltava assobiar o "fandango". "� amigo???... onde � que voc� vai??? Porque � que n�o repete aquilo que disse??" perguntei eu pondo-lhe a m�o no ombro. "�ke �ke, eu tava a falar pr� kela senhora!!! Aquela que vai ali a subir as escadas! Aquela que j� vai ali muito looonge!" respondeu ele. "Bem me parecia!" disse eu ao homezito, com pena dele. "V� l�... e n�o se esque�a de fazer manuten��o � dentadura.. � que qualquer dia... algu�m lhe acerta o passo!" continuei eu.

Como n�o gosto de andar sempre a chatear-me, nem a caminhar para a fonte, enchi quantos garraf�es pude (aqueles que o atrelado aguentava) e voltei para casa mais a minha Maria. O resto da noite n�o posso contar... mas a minha Maria estava t�o orgulhosa, mas t�o orgulhosa de mim que desconfio que vem l� um manito pr� minha Renata Vanessa...

Afinal de contas... Ir � �gua � fonte de S. Jo�o, ainda rende qualquer coisita...

12 Comments:

At 9/10/2005 01:44:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Ainda ningu�m me conseguiu explicar - e volto a repetir-me - qual o objectivo daqueles cartazes...Se bem se lembram do post do Pearl sobre a �gua, com a ajuda da SAL, fechamos o ciclo: fonte (utentes) - sal - rede p�blica (utentes)...

 
At 9/10/2005 12:25:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

� sempre bom saber que nesta terra as coisas s�o feitas com transpar�ncia...Desde as simples placas � gest�o dolosa da fonte, passando por crit�rios esconsos que subjazem � atribui��o de licen�as de constru��o e trespasses...N�o h� nada como ter carta de tractorista e muitos amigos "importantes"...

 
At 9/10/2005 12:26:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Ah, e El Tonel, � bom voltar a ler as tuas est�rias...Continua!(E deixa as gajas)

 
At 9/10/2005 02:33:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

E como quer que lhe chame, a acreditar no que foi aqui dito (no anterior, esperando eu que Pearl-Harbor o reponha) sobre a gest�o da �gua da Fonte? N�o fomos/somos lesados? N�o estamos a ser lesados e enganados?
Se � uma quest�o de terminologia, altero o dolo por falta de transpar�ncia, indu��o em erro e, mesmo que n�o tenha ou seja esse o objectivo, de prejudicar os utentes. As palavras, caro moleiro, existem per si, n�o t�m de ser todas lidas � luz do Direito. Dolo n�o � uma palavra estritamente da esfera do jur�dico.
N�o se amedronte por mim; sei o que estou a dizer e assumo-o na minha liberdade e responsabilidade.
N�o estou a acusar, estou a comentar e a dar a minha opini�o. Se estou errada, algu�m venha dizer-me. Tem piada que aquando daquela bomba que nos caiu pela m�o do Pearl ningu�m tenha refutado o que l� estava escrito. E n�o me vai dizer que os que o poderiam fazer n�o v�m aqui, pois n�o? Leram t�o bem como n�s, mas como ningu�m parece ter feito grande caso disso...

 
At 9/10/2005 05:01:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

caro moleirocansado.
A natureza beneficiou o Luso com uma nascente excepcional. Tal como beneficiou Tochas, Miras e demais, com magn�ficas praias.
Sendo d�divas da natureza, julgo haver algum ego�smo obrigar as pessoas de fora pagar directamente por esse bem. Ningu�m paga para ir � praia.
O importante � cativar as pessoas que v�m em busca destes bens, tal como se faz nas praias.
Se continuarmos a receber as pessoas, com pedras na m�o, elas h�o-de continuar a vir, nem que seja �s escondidas, para levar o precioso nectar e fugir o mais r�pido poss�vel. Isso n�o interessa a ningu�m, pois n�o?
Se eu for mal recebido, nas praias, vou continuar a frequent�-las, mas garanto-vos, que n�o entro em caf�s, nem lojas, nem restaurantes... ainda levo alguma pedrada.
Temos que saber receber.

lua
Os cartazes tentaram evitar que haja um amontoado de garraf�es na fonte, ou que uma s� pessoa ocupe todas as bicas, impedindo outros de as usar. O que se consegue com 2 garraf�es. Mas est� visto que n�o foram felizes nesta solu��o.

 
At 9/10/2005 05:08:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

sos
Concordo com os parqu�metros nos estacionamentos adjacentes � fonte.
� uma forma "indirecta" de aproveitar um bem que � de todos.
Tamb�m sugiro um painel de boas vindas, com um mapa e fotografias, convidando os garrafonistas a visitarem outros locais apraz�veis do Luso.
� que h� muitos, que s� conhecem a fonte. Isto � verdade.

 
At 9/10/2005 09:00:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Moleiro...

N�o vamos ser mais papistas que o papa...

 
At 9/11/2005 01:31:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro Jerico& Albardas, concordo consigo no que respeita � gest�o da fonte. De facto, a �gua n�o � uma propriedade nossa, � de todos, ainda mais agora e, por isso, n�o temos legitimidade para cobrar dinheiro ou exigir que ?tomem uma bica?. Um maior investimento em infra-estruturas, na arte de receber e acolher os que nos visitam, � o caminho.
Quanto aos cartazes...� uma solu��o morta � nascen�a. Acreditaram mesmo que isso iria ajudar no controlo da confus�o? Como? Se � uma quest�o de controlo, ent�o colocassem l� algu�m (no ver�o e aos domingos) que zelasse por isso e pelo acesso de todos � �gua. � uma discuss�o longa, que j� tivemos no anterior blog e por isso, n�o vou repetir-me, mas sempre volto a sublinhar a patetice que foi esta iniciativa (que critiquei mesmo antes de ser imposta). N�o se trata apenas da falta de fiscaliza��o (para isso temos os nossos guardi�es da �gua, que se preocupam mais do que se ocupam, e que o El Tonel bem retrata; para embara�o nosso), � a pr�pria ideia que n�o faz sentido nem � exequ�vel!

Caro burriqueiro,
essa ideia da comercializa��o saltou para a esfera p�blica, quando um senhor, com cargos de responsabilidade na SAL, deu uma entrevista. N�o o preocupava, ent�o, a confus�o e a falta de respeito na fonte, mas o facto de as pessoas comercializarem �gua da fonte como �gua engarrafada pela SAL. Um problema que n�o se prende com a fonte nem o que nela se passa! A que prop�sito imiscuir estes dois planos? Al�m disso, h� uns anos, quando houve aquele problema com �gua engarrafada (n�o me recordo do nome), foi feita uma campanha para que nos caf�s e restaurantes se exigisse sempre que as garrafas fossem abertas na presen�a dos clientes. A culpa � tamb�m nossa, por n�o exigirmos que assim seja. Penso que n�o devemos confundir as coisas.

 
At 9/11/2005 08:54:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Bem, n�o sei se o burriqueiro est� ou n�o a fazer campanha pol�tica, no que me toca a mim: �-me indiferente. N�o vou deixar de ter as minhas convic��es apenas porque algu�m considera que o partido x � o melhor. Ali�s, h� muito tempo que o meu voto vai para o programa que mais me agradar, mais do que cor pol�tica (que tenho, mas n�o engulo sem mais e sou com eles mais cr�tica ainda) e, quando nenhum me agrada, n�o dou voto �til e deixo em branco.
Uma vez que ainda n�o li os programas dos v�rios partidos, at� gostava que ver algu�m por aqui a coloc�-los � discuss�o, j� que parece que alguns de v�s fazem parte de listas...
[Senhor Grama, perdoe-me a indiscri��o, mas o desaparecimento do blog tem alguma coisa que ver com isto?]
Quanto ao futebol...Mais uma vez o campo do futebol e o da pol�tica se misturam. N�o compreendo e mete-me asco esta mistura.
Mas, quanto ao jogo, vergonhoso n�o foi a derrota (� apenas desporto!), foi o que se passou com os petardos e very-lights, na claque do Sporting que, h� uns anos (num Sporting-Benfica), viu um adepto do Sporting e um amigo nosso, o Rui, morrer. Que nojo, que raiva, que m�goa por n�o compreender, por n�o se aprender nada com os erros e por n�o se ter mem�ria...!

 
At 9/11/2005 11:06:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Caro cantaopisco.
Tem medo de qu�?
Num blog, as pessoas podem expressar livremente as suas opini�es e ideias, mesmo as politicas. Sem rodeios e sem paninhos quentes.
E n�o se trata de treinadores de bancada. Trata-se de pessoas que gostam de dar a sua opini�o e de estar informadas sobre o que se passa.N�o somos marionetas de ningu�m. Temos ideias pr�prias. Aqui, ningu�m decide pelos outros. Se tem alguma informa��o ou mensagem que queira transmitir, venha ela. Se n�o tem, fa�a o favor de n�o tentar calar quem n�o quer ouvir. Contraponha, com argumentos v�lidos. Seremos todos ouvidos.
Depois do 25 de Abril, parece que ainda faz falta um 26 de Abril.
Ahhh!! Gosto muito dos demagogos do PBD (pensadores bloguistas democr�ticos)

 
At 9/12/2005 12:40:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

caro cantaopisco.
A �nica coisa que defendo � a liberdade de express�o, com o direito a argumenta��o e contra-argumenta��o.
N�o vejo onde � que isso me inclui no N�cleo dos Donos da Verdade.
Uma �ltima quest�o. Qual � a entidade privada que gere a fonte?
Um abra�o.

 
At 9/13/2005 03:04:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Caro zang�o, apenas sei que h� cerca de 3 semana saiu no jornal da mealhada as listas para as juntas de freguesia e no outro jornal, li na semana passada, as listas para a c�mara. Quanto a projectos...acho que ningu�m ainda sabe...Parace que o El Tonel tem raz�o...

 

Enviar um comentário

<< Home