10.11.06

O balanço das Juntas de freguesia

Ao fim de um ano de mandato das Juntas de Freguesia, parece-me importante que se faça um balanço das suas actividades para avaliar da competência e capacidade no cumprimento dos seus orçamentos, bem como da existência ou não de desvios, na realização dos planos e promessas que fizeram ao eleitorado.
A última edição do Jornal da Mealhada apresenta um balanço das várias Juntas, pela voz dos seus intervenientes directos.
Apesar do texto não ser suficientemente explícito, depreendo que as questões que são colocadas foram solicitadas às várias forças politicas representativas de cada freguesia. A apresentação desse artigo nem teria sentido se assim não fosse. É pois com base neste pressuposto que faço o meu comentário.

Mais uma vez os elementos da Junta de Freguesia do Luso optaram pelo silêncio.

Assim resta-nos a informação prestada por Fátima Silva, membro da Assembleia de Freguesia pelo PSD, para a qual, o balanço revela uma Junta de Freguesia sem capacidade realizadora, que vai terminar o ano com uma taxa de execução a rondar os 15%.

Ficaram 85% por executar. Isto significa que o Luso, este ano, atrasou-se 85%.
Infelizmente mais grave que isto, é a sensação que tenho de que o Luso, nos últimos anos tem-se atrasado 85%, por cada ano que passa. Nesta média, nos últimos 10 anos, o Luso só avançou 1,5 anos.
Um sinal de que esta sensação não andará longe da verdade está no crescimento quase nulo da população.
Actualmente é a quarta freguesia mais populosa do concelho, mas a continuar neste ritmo, não me surpreenderá, que nos próximos censos tenha perdido essa posição para Barcouço.

Resta-nos a esperança de continuarmos a ter as valetas mais limpas do concelho.

9 Comments:

At 11/11/2006 09:07:00 da manhã, Blogger future-believer said...

2009 Ainda vem longe!
Esperem lá mais um pouco.

 
At 11/11/2006 11:14:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Se bem que a taxa de execução, não seja o único vector de avaliação do dinamismo de uma junta de freguesia e, de eu achar que até 2009 poder haver tempo para que se atinjam melhores taxas de execução, estou preocupado com o seguinte:

- As "execuções" vão surgir mas num calendário, que não tem a ver com as necessidades da população, mas com as necessidades eleitorais das máquinas partidárias - aposto que as taxas de execução irão aumentar exponencialmente junto ás eleições - aguardemos pacientemente.

- Este calendário político, difere normalmente do calendário necessário. Há oportunidades e timmings que se perdem ao optar por esta abordagem da taxa de execução. Só há uma coisa que não se pode recuperar: O tempo perdido!

Começo a ter dúvidas sobre a oportunidade do meu voto no PS, nas últimas eleições, se bem que me serve de conforto (e ao mesmo tempo de desespero), saber que se fossem outros a lá estar, a atitude seria a mesma.

Touché...

 
At 11/11/2006 11:15:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Caro Pantufas.
O que escrevi é uma constatação que salta à vista de todos.
Mas se acha que não é assim, faça o obséquio de contrapôr.
Estou cheio de curiosidade.

 
At 11/11/2006 11:24:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Caro gato
Os orçamentos sustentam um plano de actividades anual.
Aquilo que pode variar é a ambição de cada plano anual, que pode ser mais humilde nos primeiros anos e mais arrojado no último.
Mas mesmo que assim não fosse, não vejo como será possível no último ano compensar atrasos desta ordem.

 
At 11/11/2006 11:36:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Quem é o gajo da Vimieira?

 
At 11/11/2006 11:37:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

Eu também não, mas gostaria de dar o benefício da dúvida, pelo menos para não dar o meu voto como um "infeliz equívoco".

 
At 11/11/2006 03:10:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

"Começo a ter dúvidas sobre a oportunidade do meu voto no PS, nas últimas eleições, se bem que me serve de conforto (e ao mesmo tempo de desespero), saber que se fossem outros a lá estar, a atitude seria a mesma."

Não sei se acredita nas pessoas em geral se não. Acreditou pelo menos nas pessoas da lista do PS para a junta e por essa razão, votou nelas. Parto então do princípio por não tenha acreditado, ou acreditado menos nas pessoas que integravam a lista do PSD. Se for esta a justificação, apesar de subjéctiva, aceito, mas se não for, já agora caro Gato, gostaria que fundamentesse esta sua opinião.

Claramente está a dizer que se comportariam do mesmo modo, isto apesar de nunca terem ocupado tais lugares. Acho que antes de fazer uma acusação dessas ficaria bem dar uma hipótese, ou não concorda? Acho que devemos ser justos.
Esse comportamento faz-me lembrar as crianças quando dizem que não gostam de algo apesar de nunca terem comido...

Na minha modesta opinião, como sempre, acho que se a lista do PSD tivesse ganho teriamos pelo menos...mais alguma actividade.

Para mais gostaria de esclarecer que não fiz parte das listas do PSD nem sou simpatizante e muito menos militante. Apenas acredito nas pessoas em geral e tenho a mesma consideração pelas pessoas que integravam a lista do PSD assim como as do PS, mas votei PSD por considerar que o Luso necessita de sangue novo e com outras vistas...apenas e simplesmente por isso.

 
At 11/12/2006 12:48:00 da manhã, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

É pá, tens razão.
Distraí-me completamente e a tua perspicácia descobriu tudo.

Até me fez recordar quem afirmou que o PIDDAC deste ano era animador.
Este mundo está cheio de distraídos.

 
At 11/13/2006 12:07:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Convenhamos que essa teve mesmo piada.

Eu fiz um comentário ás 11:14:57 AM e o Jerico ás 11:15:00 AM.

Puxa! Apenas 3 segundos para mudar de nick e escrever outro comentário é obra!

Nem o Houdini conseguia ser mais rápido.

É de uma perspicácia de investigação, que nem os donos da blogspot conseguem suplantar.

 

Enviar um comentário

<< Home