13.9.06

Downhill slope in «Bucaco» woods...


Já não bastava o que já estava estragado, e ainda tinha de surgir mas uma moda.... da-se....

Depois admiram-se que para fazer uma actividade qualquer dentro do Bussaco, seja necessário pagar uma fortuna.... Realmente há uns que são filhos da mãe e outros que são filhos da p***.... enfim.... será que não há uma árvore simpática que se queira atravessar no caminho destes badamecos????....

5 Comments:

At 9/13/2006 01:47:00 da tarde, Blogger Yammallah said...

Desculpa-me a discordância, mas embora não pratique Downhill, vejo a actividade como uma das poucas que têem atraído gente de todo o distrito, embora já fosse altura de citar os caminhos + apropriados para que não haja qualquer dia um azar...
É bom para o bussaco, já k n s pega no resto..

 
At 9/13/2006 05:16:00 da tarde, Blogger future-believer said...

Tonel aqui discordo contigo.
É certo que tem que haver prudência, e será bom não abrir novos trilhos.
Mas o convívio coma natureza e salutar, ao contrário de passar muitas horas à frente do computador.
E só para tu veres, vai ao site:
http://www.cm-sintra.pt/Artigo.aspx?ID=2850
e vê que é a própria câmara municipal de Sintra que organiza passeios de btt dentro do parque natural de Sintra.
Incentivando as pessoas andarem de btt neste mesmo parque.
E esta hem …

 
At 9/14/2006 05:00:00 da tarde, Blogger Pearl-Harbor said...

Caramba... isto até enjoa...

Será possível que há alguém que concorda que a Mata do Bussaco é um local apropriado para a prática do Downhill??
O dowhill é uma modalidade muito mais radical que descer algumas (poucas) barreiras (pequenas) que a Mata do Bussaco tem e que se adequam à coisa. Querem dowhill a sério? Desçam do planalto do bussaco para o cerquedo.
Atenção que não tenho nada contra o desporto ou quem o pratica, sendo dos desportos que mais admiro pelo arrojo dos participantes mas, sinceramente, dentro da mata NÃO!!!
Andar de bicicleta de montanha pelos caminhos da Mata, já de si é perigoso se não for feito com muito cuidado e a velocidades moderadas... quem é que adivinha se do outro lado da curva que vamos fazer " a dar gaz" não está uma familia em passeio que não tem tempo de se desviar e o artista da bike também não?
É preciso pensar nestas coisas antes que elas aconteçam. Há muitos anos que vou de moutain bike para o bussaco... e acho que não é o sítio indicado para circular se não for feito com calma em ritmo de passeio. A serra é outra história... defendo inclusivé que ali pode e deve ser criado um circuito especialmente concebido para o efeito, demarcado e sinalizado a fim de evitar confusões e acidentes, assim como poderia ser criado, por exemplo, um campo de paintball.
Caro future-believer, quantos hectares tem o Parque Natural de Sintra-Cascais? Em que condições e espaços é que a Câmara autoriza essa práctica? Penso que não será dentro da Mata do palácio da Pena...
Veja melhor o próprio link que colocou... não está a falar de downhill!!

O Downhill não protege a mata... o que protege a mata é a presença de pessoas que tenham uma atitude de passeio e interesse pelo que ela é, seja em grupos organizados ou autonomamente. O Downhill é uma actividade que se traduz numa agressão a um espaço como é a Mata do Bussaco dada a sua elevada sensibilidade e ao equilibrio que se gera entre as espécies ali presentes, desde as maiores árvores, ao mais pequeno fungo e, sobretudo porque é uma formação botãnica que não tem nada a ver com a capacidade de regenaração natural das espécies que são tipicas da nossa flora e que, facilmente, regeneram, como pode acontecer na área da serra.
Por favor, se amas a mata do bussaco, não pratiques downhill ou outras actividades que interfiram com o equilibrio ecológico deste espaço. Se não amas... não vale a pena ires lá!

 
At 9/14/2006 07:09:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

yoooo... até que enfim que há alguém que sabe da poda... valeu meu irmão...

 
At 9/16/2006 04:57:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Inteiramente de acordo, Pearl.

 

Enviar um comentário

<< Home