1.8.06

As razões do Sócrates...



... ele sabia bem a que se referia quando falava em "choque tecnológico"

3 Comments:

At 8/02/2006 02:23:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Por outros comentários que fiz a propósito do choque tecnológico, poder-se-á pensar que não concordo com ele, mas na verdade, considero-o absolutamente necessário se for implementado de forma coerente.
Simultaneamente os funcionários da Adm. Publica deveriam também levar um valente choque, quero eu dizer formação, tanto técnica como cívica, para ver se começam a pensar um bocadinho e a melhorar a produtividade, tão em foco nos nossos dias.

A propósito do que refiro acima, a foto do post fez-me lembrar uma vez em que me desloquei a um serviço público na Mealhada, que mesmo informatizado, parecia uma real macacada.
A falta dos dois choques que refiro acima é impressionante:
- Tirei o numero do contador à entrada da porta e aguardei a minha vez. Logo de seguida fui informado por outro “cliente” que o mostrador sequencial não funcionava.
- Havia apenas disponivel uma cadeira para 6 ou 7 pessoas, entre as quais estava uma grávida que se encontrava de pé. Falhou quem esteva sentado, mas falharam também as funcionárias que deviam ter chamado a atenção a quem estava sentado para dar o lugar à senhora grávida que deveria ter prioridade.
- Num local onde se fazem muitos pagamentos não havia serviço de múltibanco. Quem estava ser atendido tinha que sair para levantar dinheiro. Quando chegava já outra pessoa estava ser atendida e então tinha que esperar novamente.
- Não havia trocos para quem queria pagar em dinheiro. Não sabia se havia de rir ou de chorar ao ver as funcionárias andarem de um lado para o outro à procura de trocos nas carteiras e nos bolsos umas das outras.
- Durante, os 45 minutos que ali perdi, chegaram outras pessoas que, por um motivo ou outro e com a conivência das funcionárias, foram atendidas à frente de quem já estava à espera.

Conclusão: o estado deve dar condições de trabalho aos funcionários para serem produtivos, como é exemplo o caso da falta de multibanco. Mas só isto não chega se os funcionários, à falta de multibanco seja por opção ou avaria, não conseguirem ver que necessitam de ter uma caixa com muitos trocos; ou se, vendo que o mostrador sequencial não funcionava, não tiram da entrada os papeis com numeros que as pessoas continuavam a tirar quando entravam.

Desculpem ter-me alongado e vivam os Choques Tecnológicos.

 
At 8/02/2006 02:33:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Pois cá o «moi», não se rala com isso...

Como todos os pedreiros nunca paguei impostos e tou-me nas tintas pra esses gajos do estado...

 
At 8/04/2006 01:46:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

A formação que muitas vezes falta não se prende apenas com falta de formação na aplicação dos meios tecnológicos, mas, infelizmente, muitas vezes, também, pela falta de competência de alguns funcionários de tratar de assuntos nos quais não são especializados, acontecendo situações caricatas quando um determinado funcionário (que só trata de uma determinada coisa) está de férias, de baixa ou está sobrecarregado de trabalho. Que exista alguma especialização é natural, inconcebível é que para tratar coisas corriqueiras (como preencher alguns impressos) só uma pessoa nos possa orientar.
E também há aqueles casos em que entre as várias instituições há orientações diferentes e informações erradas, mesmo de gente "especializada".
A desburocratização devia começar por aqui, antes de qualquer choque tecnológico para alimentar quaisquer estatísticas europeias.

 

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