Portugal no seu melhor
"O prazo de compra do selo terminava hoje, mas foi novamente alargado. A nova data limite de aquisição passa a ser o dia 18 de Agosto.
O dístico deve ser afixado até 30 de Setembro."
Por este andamento, há-de ser obrigatório só em Julho de 2007.
9 Comments:
Isto é o choque técnológico em passo acelerado...já em velocidade de cruzeiro.
No próximo ano será ainda melhor, pois aparentemente todos têm de comprar o dito selo pela internet...parece que já estou a vêr o que vai acontecer...e não interessa se se tem computador ou não, se se sabe trabalhar com computador ou não.
Até já tou a ver alguns a ganhar dinheiro com esta medida aproveitando-se de quem não tem meios ou simplesmente não sabe mexer num computador. A alternativa é o desgraçado da familia que vai tirar o selo para o avô, pai, para os nove tios, padrinho e até para o burro do irmão que ao contrário dele não sabe o que é um teclado.
O que nos vale, como disse o ministro quando lhe perguntaram sobre as pessoas que não têm computador (nem são obrigadas a isso), é que existem os computadores das juntas de fréguesia que estarão à disposição do publico. Provavelmente as juntas vão colocar umas pessoas para esse serviço e ajudar quem não sabe como proceder. Foi então que percebi que esta era uma medida de combate ao desemprego. Grande ideia Sócrates, até fiquei "chocado"...
Depois são capazes de ser os primeiros a vir para aqui dizer que este país é uma merda....e está na cauda da europa.....e que somos uma cambada de analfabetos....
Caro Urtigão.....deixese de lamúrias e vamos andar para a frente com esta nerda de uma vez por todas.......onde está a fama de sermos desenrascados???
Há um ano atráz para imprimirem a merda que se escrevia no GRAMOFONE.....todo a malta se desenrascava......um selo.....estamos a falar de um selo....
Preso por ter....Preso por não ter....
A jibita não deve ter percebido bem o que escrevi, mas eu faço um desenho. Não escrevi nada contra esta medida que apoio inteiramente, mas considero que se estão a dar passos maiores que as pernas. É o 8 e o 80 à portuguesa.
O que eu não concordo, e foi o que referi, é que para o ano de 2007 a compra do dito selo seja possivel apenas via internet, deixando de estar disponivel, por exemplo, nas papelarias, conforme noticiado na televisão por um dos ministros deste governo.
A utilização da internet ainda não é assim tão generalizada em Portugal ao contrário do que disse o ministro, que inclusivamente disse que quem tivesse dificuldades poderia pedir ajuda a familiares ou dirigir-se às juntas de freguesia e utilizar os computadores disponiveis.
Não somos uma cambada de analfabetos, mas ainda temos uma percentagem das mais altas da Europa.
Exatamente ao contrario é a percentagem de pessoas com acesso à internet, uma das mais baixas da Europa.
Por estes motivos considero que muita gente vai ter dificuldades, e aí sim, vai haver o tradicional desenrasca dos portugueses. Vamos ver se a/o jibita não vai ter que andar a comprar na internet os selos para os carros da sua familia.
Agora vá lá ler o comentário outra vez, pode ser que já perceba...
Li...percebi...e não retiro nada do que disse....acho que o camarada não se sabe explicar lá muito bem....vá se lá saber porquê?
Relativamente ao próximo ano, esteja descansado que comprarei os selos a toda a minha família se for caso disso. E com muito gosto....pois só com marasmo e sedentarismo é que as coisas nunca podem funcionar....
Pelas suas contas....e se é que percebi....que isto às vezes custa......só por daqui a uns 100 anos a coisa podia funcionar a 100 por cento....
Vamos lá ser coerentes e tentar dar uma ajuda a este país.....e mostrar que sabemos evoluir.....com dificuldades ou sem elas.....
Quando apareceram os telemóveis ouvi muitas pessoas que se recusariam a utilizar tal barbaridade.....é certo que mais ano menos ano acabaram por ceder à evolução natural das coisas......o que custa acelerar um pouco mais.....
Sinceramente.....é com pessoas com pensamentos da teoria do medo que a coisa nunca vai funcionar....
Os portugueses têm demonstrado bastante flexibilidade nas mudanças que têm sido impostas na sociedade.
Recordemos por exemplo, a adesão ao euro.
Creio que a adesão às novas tecnologias também será pacífica.
No entanto importa esclarecer que a grande maioria dos lares portugueses (mais de 2/3, segundo o relatório da ANACOM) não possuem acesso à internet.
A confirmar-se o facto de existir apenas a opção da via informática para obterem o selo, obrigará essas famílias a procurar alternativas.
Ora, a ter de haver alternativa, a solução óbvia seria dirigirem-se às finanças, para obterem o selo.
Não faz qualquer sentido, isentar as finanças deste serviço, obrigando as pessoas a "desenrascarem-se" noutros locais e a terem de pedir favores à empresa, juntas de freguesia ou amigos para acederem à Internet.
Por último saliento que o "fracasso" da actual situação, pouco tem a ver com esta nova modalidade de obtenção do selo, mas sim com a falta de competência dos serviços, os quais ainda não conseguiram responder a todos os que pediram o selo, mesmo por via informática.
Ou seja: o problema não se coloca ao nível dos pedidos via informática, mas sim nos atrasos na obtenção do selo por esta via.
Precisamente caro Jerico. Tou a ver que se alguém aqui usa palas, mis conhecidas por oculos de burro, esse alguém não és tu, sem ofensa claro. Era precisamente essa a ideia que também quis transmitir. Mas há pessoas que em fixando uma linha de raciocinio não voltam atrás por muito que o obvio esteja ali á frente.
Claro que a jibita não se preocupa. Como é desenrascada e até sabe umas coisas, aparentemente não vai ter problemas, ao contrário de muito boa gente.
Cara jibita, para o ano, se esta noticia se confirmar voltamos a falar...
Cá estarei caro Urtigão...
Ainda bem que somos diferentes....só tráz vantagens....penso eu.
E pensa muito bem...se pensarmos todos igual deixa de ter interesse...há que ter os horizontes abertos...
Confesso que não estou muito por dentro desta situação, mas, pelo que ouvi, vai acesso à net em muitos locais públicos (assim espero). no entanto, pela net não implica que seja mais simples: quem não tiver acesso à net à conta bancária vai ter que fazer o registo online e depois pagar extra net. Apesar de partilhar a posição da jibita, penso que será insensato começar já para o ano com a exclusividade da net, uma vez que este ano o sistema não aguentou e complicou mais do que simplificou. No entanto, a entrega do irs tb está a ser um sucesso e o concurso de professores também e vai ter que acontecer mais cedo ou mais tarde com todas as burocracias.
Como escrevia o Fernando Pessoa para a publicidade da Coca-Cola: "primeiro estranha-se, depois entranha-se"...
Enviar um comentário
<< Home