31.7.06

Portugal no seu melhor

"O prazo de compra do selo terminava hoje, mas foi novamente alargado. A nova data limite de aquisição passa a ser o dia 18 de Agosto.
O dístico deve ser afixado até 30 de Setembro."

Por este andamento, há-de ser obrigatório só em Julho de 2007.

9 Comments:

At 8/01/2006 10:04:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

Isto é o choque técnológico em passo acelerado...já em velocidade de cruzeiro.
No próximo ano será ainda melhor, pois aparentemente todos têm de comprar o dito selo pela internet...parece que já estou a vêr o que vai acontecer...e não interessa se se tem computador ou não, se se sabe trabalhar com computador ou não.
Até já tou a ver alguns a ganhar dinheiro com esta medida aproveitando-se de quem não tem meios ou simplesmente não sabe mexer num computador. A alternativa é o desgraçado da familia que vai tirar o selo para o avô, pai, para os nove tios, padrinho e até para o burro do irmão que ao contrário dele não sabe o que é um teclado.
O que nos vale, como disse o ministro quando lhe perguntaram sobre as pessoas que não têm computador (nem são obrigadas a isso), é que existem os computadores das juntas de fréguesia que estarão à disposição do publico. Provavelmente as juntas vão colocar umas pessoas para esse serviço e ajudar quem não sabe como proceder. Foi então que percebi que esta era uma medida de combate ao desemprego. Grande ideia Sócrates, até fiquei "chocado"...

 
At 8/01/2006 02:59:00 da tarde, Blogger jibita said...

Depois são capazes de ser os primeiros a vir para aqui dizer que este país é uma merda....e está na cauda da europa.....e que somos uma cambada de analfabetos....

Caro Urtigão.....deixese de lamúrias e vamos andar para a frente com esta nerda de uma vez por todas.......onde está a fama de sermos desenrascados???

Há um ano atráz para imprimirem a merda que se escrevia no GRAMOFONE.....todo a malta se desenrascava......um selo.....estamos a falar de um selo....

Preso por ter....Preso por não ter....

 
At 8/01/2006 04:00:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

A jibita não deve ter percebido bem o que escrevi, mas eu faço um desenho. Não escrevi nada contra esta medida que apoio inteiramente, mas considero que se estão a dar passos maiores que as pernas. É o 8 e o 80 à portuguesa.

O que eu não concordo, e foi o que referi, é que para o ano de 2007 a compra do dito selo seja possivel apenas via internet, deixando de estar disponivel, por exemplo, nas papelarias, conforme noticiado na televisão por um dos ministros deste governo.

A utilização da internet ainda não é assim tão generalizada em Portugal ao contrário do que disse o ministro, que inclusivamente disse que quem tivesse dificuldades poderia pedir ajuda a familiares ou dirigir-se às juntas de freguesia e utilizar os computadores disponiveis.

Não somos uma cambada de analfabetos, mas ainda temos uma percentagem das mais altas da Europa.
Exatamente ao contrario é a percentagem de pessoas com acesso à internet, uma das mais baixas da Europa.

Por estes motivos considero que muita gente vai ter dificuldades, e aí sim, vai haver o tradicional desenrasca dos portugueses. Vamos ver se a/o jibita não vai ter que andar a comprar na internet os selos para os carros da sua familia.

Agora vá lá ler o comentário outra vez, pode ser que já perceba...

 
At 8/01/2006 05:43:00 da tarde, Blogger jibita said...

Li...percebi...e não retiro nada do que disse....acho que o camarada não se sabe explicar lá muito bem....vá se lá saber porquê?

Relativamente ao próximo ano, esteja descansado que comprarei os selos a toda a minha família se for caso disso. E com muito gosto....pois só com marasmo e sedentarismo é que as coisas nunca podem funcionar....

Pelas suas contas....e se é que percebi....que isto às vezes custa......só por daqui a uns 100 anos a coisa podia funcionar a 100 por cento....

Vamos lá ser coerentes e tentar dar uma ajuda a este país.....e mostrar que sabemos evoluir.....com dificuldades ou sem elas.....

Quando apareceram os telemóveis ouvi muitas pessoas que se recusariam a utilizar tal barbaridade.....é certo que mais ano menos ano acabaram por ceder à evolução natural das coisas......o que custa acelerar um pouco mais.....

Sinceramente.....é com pessoas com pensamentos da teoria do medo que a coisa nunca vai funcionar....

 
At 8/01/2006 06:50:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Os portugueses têm demonstrado bastante flexibilidade nas mudanças que têm sido impostas na sociedade.
Recordemos por exemplo, a adesão ao euro.
Creio que a adesão às novas tecnologias também será pacífica.
No entanto importa esclarecer que a grande maioria dos lares portugueses (mais de 2/3, segundo o relatório da ANACOM) não possuem acesso à internet.
A confirmar-se o facto de existir apenas a opção da via informática para obterem o selo, obrigará essas famílias a procurar alternativas.
Ora, a ter de haver alternativa, a solução óbvia seria dirigirem-se às finanças, para obterem o selo.
Não faz qualquer sentido, isentar as finanças deste serviço, obrigando as pessoas a "desenrascarem-se" noutros locais e a terem de pedir favores à empresa, juntas de freguesia ou amigos para acederem à Internet.

Por último saliento que o "fracasso" da actual situação, pouco tem a ver com esta nova modalidade de obtenção do selo, mas sim com a falta de competência dos serviços, os quais ainda não conseguiram responder a todos os que pediram o selo, mesmo por via informática.
Ou seja: o problema não se coloca ao nível dos pedidos via informática, mas sim nos atrasos na obtenção do selo por esta via.

 
At 8/02/2006 09:40:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

Precisamente caro Jerico. Tou a ver que se alguém aqui usa palas, mis conhecidas por oculos de burro, esse alguém não és tu, sem ofensa claro. Era precisamente essa a ideia que também quis transmitir. Mas há pessoas que em fixando uma linha de raciocinio não voltam atrás por muito que o obvio esteja ali á frente.

Claro que a jibita não se preocupa. Como é desenrascada e até sabe umas coisas, aparentemente não vai ter problemas, ao contrário de muito boa gente.
Cara jibita, para o ano, se esta noticia se confirmar voltamos a falar...

 
At 8/02/2006 11:06:00 da manhã, Blogger jibita said...

Cá estarei caro Urtigão...

Ainda bem que somos diferentes....só tráz vantagens....penso eu.

 
At 8/02/2006 12:01:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

E pensa muito bem...se pensarmos todos igual deixa de ter interesse...há que ter os horizontes abertos...

 
At 8/04/2006 01:59:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Confesso que não estou muito por dentro desta situação, mas, pelo que ouvi, vai acesso à net em muitos locais públicos (assim espero). no entanto, pela net não implica que seja mais simples: quem não tiver acesso à net à conta bancária vai ter que fazer o registo online e depois pagar extra net. Apesar de partilhar a posição da jibita, penso que será insensato começar já para o ano com a exclusividade da net, uma vez que este ano o sistema não aguentou e complicou mais do que simplificou. No entanto, a entrega do irs tb está a ser um sucesso e o concurso de professores também e vai ter que acontecer mais cedo ou mais tarde com todas as burocracias.
Como escrevia o Fernando Pessoa para a publicidade da Coca-Cola: "primeiro estranha-se, depois entranha-se"...

 

Enviar um comentário

<< Home