16.5.06

Sr Raul veja l� isto!





Quero aqui dizer, que ainda n�o sei porque � que aqui no Luso � tanto pl�tano?
Tenho v�rios familiares que sofrem de bronquite e quando essas �rvores se lembram de espalhar sementes, coitadinhos deles, t�m que aguentar.
N�o concordo nada com o plantio dessas �rvores, pois h� muita variedade de �rvores para escolher, e bem se pode fugir dessas.
Reparem s� na anormalidade dessas �rvores perto da escola prim�ria.
N�o chegavam as perto do grande hotel, e foram p�r tantas perto da escola.
As crian�as que deviam ser protegidas, parecem que t�m de ser as mais atacadas.
H� uma coisa, que devia mudar na avenida dos castanheiros, ou mudar o nome, ou mudar as �rvores.
Voltando ao Lago, olhemos que as laranjeiras tamb�m est�o atacadas com cochonilha, e era bom por l� uma m�quina de produto, se n�o nem laranjas amargas h�.
Sou contra o plantio de novos pl�tanos, s� se forem comos estes.

11 Comments:

At 5/16/2006 10:08:00 da manhã, Blogger Urtigão said...

Caro future

Explique mais obj�ctivamente o que � que tem contra os pl�tanos. Sobre a sua anterior an�lise num outro post sobre os Eucaliptos concordo perfeitamente, mas n�o tou a ver qual o problema dos pl�tanos.
Se o problema s�o os polens, lembre-se que nesta altura do ano todas as �rvores os libertam, sendo algumas muito piores nesse aspecto como por exemplo as mimosas, mais conhecidas como ac�cias. Essas sim libertam grandes quantidade que percorrem grandes distancias por ac��o do vento causando graves problemas respirat�rios e s�o autenticas pragas para as nossas florestas e n�o s�. Deixe la os pl�tanos em paz.
Quanto � Avenida dos Castanheiros, tamb�m j� coloquei a mesma quest�o, a conclus�o a que cheguei foi que o nome n�o vem das arvores que emolduram a estrada, mas talvez dos castanheiros existentes, ou que existiam naquela encosta.

 
At 5/16/2006 02:42:00 da tarde, Blogger future-believer said...

Caro urtig�o

Nunca escrevi sobre eucaliptos.
Consigo ver perfeitamente, que se tivessem posto na (Avenida dos Castanheiros), a quantidade de Castanheiros (Enxertados) que est�o l� de pl�tanos, at� tu, l� ias mais vezes.
Imagina tu aquele espa�o com cerca de 100 Castanheiros (n�o bravos), a cair castanha no Outono.
Ai que rica Avenida!
At� eu ia l� mais vezes ver o Manelinho.
N�o quero atacar ningu�m pessoalmente, at� porque os pl�tanos j� l� estavam antes do Sr. Raul estar no turismo.
Apenas continuo a dizer que j� chega de pl�tanos, e plantem outras �rvores.
Porque n�o um espa�o, ou uma avenida, com muitas tileiras frondosas.
Para onde eu olho, nos espa�os que foram arborizados h� 20 anos, s� vejo pl�tanos!
Avenida Castanheiros, Zona das Escolas Primarias e Grande hotel, jardim do Alta Maia.
Diz-me tu, onde est� um espa�o arborizado recentemente que n�o tenha pl�tanos.
Se olhares para a Av. Em�dio Navarro, � certo que n�o tem pl�tanos, mas esta foi feita no tempo do Em�dio, e o jardim Melo Pimenta deve ter a mesma g�nese.

Outra coisa que n�o percebo, � porque que no Luso, quase tudo � zona verde; e d� 20 anos para c� n�o se arborizou mais nenhum espa�o.

H� lindo Bussaco, que com tanto ano, e t�o perto ainda tens que ensinar a malta do Luso.
Louvor seja dados aos carmelitas,
Que bonito vale dos fetos, e a fonte fria!
At� quase me vem l�grimas aos olhos, por termos espa�os t�o bonitos aqui perto de n�

 
At 5/16/2006 03:47:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Tem raz�o caro future, em rela��o aos eucaliptos queria-me referir ao post do famichus vulgarus. Pe�o desculpa pelo meu equ�voco.
Permita-me acrescentar algo mais ao meu coment�rio anterior. O problema n�o ser� s� a exist�ncia dos pl�tanos, que na minha modesta opini�o tamb�m criam um ambiente agrad�vel. O pior � o estado de toda a zona envolvente que est� completamente ao abandono. Se estivesse arranjada e bem tratada eu iria l� mais vezes certamente, independentemente do tipo de arvore que l� estivesse, desde que n�o fossem eucaliptos ou mimosas.
Bem haja caro future.

 
At 5/16/2006 04:26:00 da tarde, Blogger Afroluso said...

A prop�sito de pl�tanos...ent�o, deixem-me aqui desfiar algumas mem�rias da minha meninice:
Tamb�m acho que h� Pl�tanos suficientes em Luso, e deveria, sempre que h� substitui��es de �rvores ou cria��o de novos espa�os verdes optar-se por diferentes e mais variadas esp�cies.
Mas o que j� est� (nomeadamente na Av. dos Castanheiros) n�o me parece f�cil de substitu�-los todos. Tambem me parece que esta �rvore n�o � a pior por causa dos p�lens (h� outras piores, como j� aqui foi dito). O que guardo de boa mem�ria dessa Avenida e dessas �rvores � que elas eram abrigo e alimenta��o de milhares de passarinhos (as suas bolinhas d�o sementes de que eles gostavam). A estes passarinhos cham�vamos n�s "serenos" e �amos para l� com as nossas fisgas � ca�a deles. Junt�vamo-los numa marinada (de vinha d�alhos) e, depois, era patuscada da melhor em casa do �scar "Chela" um gajo que casou no Po�o, para os lados de Vila Nova...
Aquela Avenida por baixo do Hotel Serra estava ladeada de Amoreiras que tamb�m eram uma perdi��o na �poca em que estavam carregadas de frutos.
Posto isto, fa�o votos para que o nosso Luso continue a ter �rvores, que sejam mais variadas e, se poss�vel que d�em frutos... e que os nossos meninos tamb�m guardem boas mem�rias delas, como as que eu acabei de contar...
E quanto ao Bu�aco, meus amigos, acho que temos que recome�ar uma campanha forte (de den�ncia e reclama��o) para que aquele espa�o tenha, finalmente, a aten��o e as solu��es que merece, e andam a ser prometidas desde h� anos... VAMOS A ISSO!!!!

 
At 5/16/2006 05:30:00 da tarde, Blogger future-believer said...

� claro que n�o tem sentido arrancar desalmadamente os pl�tanos existentes.
O que eu quero dizer � que foi uma pena, n�o se terem plantado na altura outras �rvores.
Mas olhemos bem para a avenida dos castanheiros. Que degrada��o!
Mas vejo nela potencial.
Com um bom arranjo, podia fazer algum furor.
Olhemos bem para a Mealhada.
Tenho que reconhecer que aquele espa�o a come�ar na rotunda dos leit�es, teve uma cabe�a.
Est� bonito, e est� tudo dito.
Mesmo assim a av. dos castanheiros, foi mal desenhada.
Se era para ser avenida, e face � largura desta, ela deveria ter um separador com �rvores central, o que n�o acontece.
Quanto �s �rvores, acho que deviam de ser de qualidade, porque isto de por �rvores com fruta amarga � muito mau.
Tal como o afroluso, tamb�m recordo de subir a umas cerejeiras, e apanhar cerejas, e n�o era o �nico.
Que venha, de prefer�ncia r�pido, a tal dita requalifica��o!

 
At 5/19/2006 04:09:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Gosto, esteticamente, dos pl�tanos, mas o future-beliver tem raz�o, os pl�tanos libertam uma subst�ncia que pode causar alergias. Penso que haver� outras op��es t�o ou melhores que os pl�tanos para termos avenidas bonitas e, sobretudo, para plantar perto de escolas. A t�tulo de exemplo, transcrevo uma not�cia do JN, deste m�s:

�Vinte e tr�s crian�as da Escola EB 2 e 3 Rosa Ramalho, em Barcelinhos, tiveram de receber tratamento no hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, ap�s terem revelado mal-estar, por raz�es n�o identificadas mas que se sup�e ser "de origem ambiental, provocadas pelo p� libertado pelos pl�tanos".

"Das vinte e tr�s crian�as que vieram � urg�ncia, todas tiveram alta sem queixas, ap�s ter sido administrada a terap�utica exigida. Entretanto, t�m vindo outras crian�as que ainda n�o tinham passado por c�", disse o chefe de equipa, na urg�ncia pedi�trica do Hospital Santa Maria Maior.

Alergias, comich�o em todo o corpo e um mal-estar constante eram revelados, ao final da manh� de ontem, por uma parte significativa da popula��o escolar.

Segundo a autoridade de sa�de, Beatriz Lamas, em representa��o do colectivo m�dico ali presente, tratou-se de "uma alergia � subst�ncia libertada pelos pl�tanos". De resto, Beatriz Lamas revelou que "v�rias escolas do concelho apresentaram a mesma queixa".

No total, foram afectadas 60 crian�as, mas a grande parte foi tratada no local, pelas equipas dos bombeiros e do INEM que se mobilizaram. O grande alarme que se gerou, nomeadamente pelos encarregados de educa��o, fez com que os Bombeiros de Barcelinhos fizessem deslocar para o local sete ambul�ncias, enquanto o INEM deslocou duas ambul�ncias e uma viatura de interven��o em cat�strofes.

Ontem, verificaram-se casos id�nticos, em diversas escolas do distrito de Braga. �

 
At 5/19/2006 04:13:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Quanto � Avenida do (s) Castanheiro (s)tamb�m me preocupa h� muito. Penso que � um local cujas potencialidades tur�sticas nunca foram bem pensadas. Parece que h� um plano de interven��o, espero que n�o seja para construir apartamentos...

 
At 5/22/2006 02:26:00 da tarde, Blogger future-believer said...

Le�o virtual

� engra�ado mas nos mapas do Luso do Turismo, diz AVENIDA CASTANHEIROS
E eu sempre ouvi este nome

 
At 5/26/2006 02:53:00 da tarde, Blogger future-believer said...

Caro larilapura

Sei qual � a tua inten��o, ao elogiar exageradamente o Jorge.
- Gozar com o pagode.
Mas, todos conhecemos o Jorge, e sabemos que ele � bom homem.
Reconhe�o-lhe for�a de vontade e um grande interesse no Luso.
� com sinceridade, que desejava que o PS local, lhe desse a oportunidade, para o vermos a actuar.

 
At 5/26/2006 09:06:00 da tarde, Blogger future-believer said...

�rvores Aut�ctones da Floresta Portuguesa (mais frequentes)

Esp�cies da Floresta Mediterr�nica e Atl�ntica

Medronheiro - Arbutus unedo
Zambujeiro - Olea europaea var. sylvestris
Pinheiro-manso - Pinus pinea
Pinheiro-bravo - Pinus pinaster
Cerejeira-brava - Prunus avium
Carvalho-portugu�s - Quercus faginea
Carvalho-negral - Quercus pyrenaica
Carvalho-alvarinho - Quercus robur
Azinheira - Quercus rotundifolia
Sobreiro - Quercus suber


Que eu saiba, n�o vi aqui escrito pl�tano!

 
At 5/27/2006 12:53:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Pronto...certo

�HANS???!!!... TRAZ O MOTOSERRA!!!�

lololol

 

Enviar um comentário

<< Home