8.12.05

A Imaculada Concei��o de Maria

Hoje comemora-se o Dia da Imaculada Concei��o de Maria.
Embora este dia j� fosse festejado no s�c. VII, foi somente a 8 de Dezembro de 1854, (h� apenas 151 anos) que o Papa PioIX, estabeleceu finalmente o dogma da Imaculada Concei��o de Maria.
Um dogma, n�o � mais que uma verdade absoluta e a igreja cat�lica � f�rtil em verdades absolutas, em rela��o �s quais tenho s�rias d�vidas, embora n�o passe de um m�sero leigo na mat�ria.
Imaculada, significa sem m�cula, que na igreja cat�lica, quer dizer sem pecado original.

O pecado original, envolve frutos proibidos, mas deixem-se de id�ias, porque n�o tem nada a ver com sexo com a vizinha do lado, at� porque naquele tempo o Ad�o n�o tinha vizinhos. E isso j� era meio caminho andado para se chamar Para�so. Outros motivos eram o facto de n�o ser preciso trabalhar, n�o pagar impostos e ter uma mulher linda e fiel, que via no Ad�o o �nico homem da sua vida.
Apesar de todas estas regalias, Ad�o acabou por cair no pecado original, que consistiu em desobedecer �s ordens de Deus, ao comer a ma�� da �rvore proibida.
Nunca se chegou a nenhuma conclus�o, sobre a raz�o que ter� levado Ad�o a comer a ma��, mas � minha convic��o, que n�o ter� aguentado a Eva a massacrar-lhe a paci�ncia, para que ele lhe desse uma prova de amor eterno, satisfazendo os seus caprichos. E tudo isto depois da Eva, ter passado o dia inteiro na conversa com uma malvada de uma Serpente venenosa, que acabou por lhe encher a mente com id�ias perversas. Para o Ad�o fica a minha compreens�o, porque um homem n�o � de ferro. Fico tamb�m com uma profunda f� de que o Ad�o e Eva ter�o mesmo existido, porque esta hist�ria faz todo o sentido.

Mas voltemos ao assunto da imaculada.
Por causa desta desobedi�ncia, todo o ser humano ficou contaminado com o pecado original. E nem com antibi�ticos passa.
No entanto, porque n�o h� regras sem excep��o, os t�ologos debru�aram-se, durante longos s�culos, sobre a eventualidade de Maria, n�o enfermar do pecado original, sendo a excep��o, que confirmaria a regra. Quais matem�ticos � procura da demonstra��o de teoremas, os te�logos, baseando-se nas escritas, embrenharam-se de corpo e alma, na tentativa de provar que Maria n�o tinha m�cula.
S� em 1854 (mais de 18 s�culos depois da vida terrena de Maria), tal se conseguiu, pela m�o do Papa Pio IX, certamente com uma ajudazita batoteira do Divino Espirito Santo.
Esta demora na consuma��o deste dogma, reflecte tamb�m o desfasamento da igreja, relativamente aquilo que j� era uma ideia generalizada e enraizada entre os cat�licos (recordo que j� se festejava a pureza de Maria, muitos s�culos antes).
Talvez com o advento da inform�tica e a apari��o da internet, a igreja consiga acelerar o passo.
Portanto, a justifica��o deste feriado saboroso, resulta da descoberta deste dogma que os cat�licos festejam at� aos dias de hoje. No futuro n�o saberemos. � que depois da retirada de s�mbolos religiosos das escolas, a seguir s�o bem capazes de nos retirar os feriados religiosos. E isso j� � pecado. Vamos rezar para que tal n�o aconte�a.

Para concluir, gostaria de debitar umas palavritas sobre a Eva.
� certo que o seu comportamento n�o foi bonito e ter� contribuido decisivamente para a igreja n�o ver com bons olhos a entrada de mulheres nos rituais cat�licos, em perfeita comunh�o com os homens.
Mas, caramba, n�o ser� j� tempo de lhes perdoar a sua natureza intr�nseca e terminar esse castigo demasiadado pesado para as mulheres, sem as quais a nossa viv�ncia neste mundo seria bem mais penosa?
Para quando a cria��o do dogma cat�lico que atribui � mulher os mesmos direitos do homem?
Afinal, Maria tamb�m � Mulher e � Imaculada.

1 Comments:

At 12/13/2005 06:04:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Parab�ns pelo post, Jerico&Albardas,est� hilariante e n�o compreendo a exist�ncia de apenas dois coment�rios...Contudo gostaria de referir que o pecado original n�o tem que ver com sexo (como disse e bem) nem com qualquer capricho (lol). A �rvore proibida � a �rvore do conhecimento. Ao comer dela, o ser humano come�ou a conhecer e, por isso, tapou a sua nudez ing�nua e inocente. Ao saber, ao conhecer, o ser humano foi lan�ado no mundo � sua responsabilidade e, por isso, � sua liberdade, deixando de estar protegido por Deus. Esta est�ria �, obviamente, uma met�fora ou um mito (� assim que � pensado pela religi�o), que tem com intuito dar um princ�pio explicativo para a maldade que sempre existiu no mundo (tal como encontramos nas cosmogonias e mitologias ancestrais). Isto muda, um pouco, a ideia das mulheres: s�o elas as respons�veis pelo conhecimento humano, pelo esp�rito cr�tico...lol
Em rela��o � Virgem Maria, a quest�o tem que ver com o sexo, mas tamb�m no sentido metaf�rico, que servir� para distinguir Jesus dos outros seres humanos, como enviado de Deus.
Esta m� rela��o que a Igreja cat�lica tem com o corpo - sobretudo com o princ�pio do prazer - tem origem no s�culo I, com o surgimento de uma seita religiosa crist�, a Gnose, que descende das ideias plat�nicas que defendiam que o corpo era c�rcere da alma.
Quanto ao papel da mulher na Igreja cat�lica, j� seria tempo de alterar o estatuto a que as mulheres est�o vetadas. Mas, infelizmente, parece que n�o vai ser t�o depressa. Com a crise que come�a a existir de padres, a Igreja deve estar a preparar-se para a ordena��o de homens casados (e talvez seja esta leitura que devemos fazer em rela��o aquela "lei" peregrina de que os seminaristas n�o podem ser homossexuais...mas esta ser� uma outra quest�o).

 

Enviar um comentário

<< Home