22.11.05

UM DIA DE SONHO



Pequenina, t�mida e fr�gil foi posta a bandeira da minha p�tria, num dia de sonho, na janela da minha casa. L� continua depois de colocada com m�os de afago e carinho onde brota a esperan�a, os s�mbolos, frutos e sinais da renova��o e recria��o da vida que ligam o passado ao futuro. Tem suportado o vento, a chuva mas continua l�.
Hoje lembrei-me de colocar l�, tamb�m, a bandeira da minha terra, do meu querido Luso que me viu nascer. Fustigada pelas chuvas e ventos do Outono e pelo rigor do Inverno, a bandeira republicana de Abril, continua hasteada na minha janela, � espera de ser vista, afagada e animada. Ainda l� est�, triste e enfiada, com a cara deslavada, esmaecida e envergonhada, a meter d� e piedade. N�o tem tido muitos motivos para festejar e assumir um ar mais risonho, porque muitos fazem muito pouco para a tirar da humilha��o e acabrunhamento causados por grande desfa�atez, indignidade e desonra que grassam por a�.
Hoje, por�m a bandeira do meu Pa�s e do meu Luso, sa�ram das sombras taciturnas e refulgiram ao sol e ao luar. Ondularam ao vento, ganharam corpo e alento, galgaram o cume dos montes e outeiros, tomaram a cor de uma seara de trigo e florir de riso, vida e esperan�a. A coragem venceu o medo e andou de m�o em m�o num gesto de liberdade e de progresso, a ilus�o n�o teve degredo e inundou a nossa Vila de canto e felicidade.
Hoje, dia 22 de Novembro de 2005, foi assinado, no edif�cio Sede da Junta de Freguesia de Luso, o ?CONTRATO DE EMPREITADA DE CONSTRU��O DA EXTENS�O DE SA�DE DE LUSO" pelo meu Camarada e Amigo Dr. HUMBERTO DA ROCHA, Coordenador da Sub-Regi�o de Sa�de de Aveiro em representa��o da ARSC e pela empresa ENCOBRA ? ENGENHARIA E CONSTRU��ES, S.A. com sede na Zona Industrial do Canedo ? Mealhada.
Vamos ter uma nova Extens�o de Sa�de no Luso e todas as val�ncias v�o ser poss�veis (sa�de infantil, planeamento familiar, vacina��o, etc.). O projecto come�ou a ser feito h� cinco anos e passou por quatro governos. Estas compet�ncias pertencem ao Minist�rio da Sa�de, mas n�o � por demais lembrar que a JFL cedeu parte das suas instala��es, durante oito anos, � ARS e que a CMM disponibilizou gratuitamente o terreno para o novo edif�cio.
Esta obra vai custar 373.081,43 Euros e, logo que se obtenha o visto do Tribunal de Contas, a construtora tem 365 dias para a sua conclus�o. Provavelmente, em Janeiro de 2007 os lusenses ir�o ter orgulho, cada vez mais, na sua terra.
Bem-hajam todos aqueles que tornaram poss�vel este dia de sonho e que tanto porfiaram para que o mesmo se tornasse realidade. Estou muito feliz! Sinto orgulho em hastear as minhas duas bandeiras: LUSO e PORTUGAL.

4 Comments:

At 11/22/2005 11:51:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

Fa�o votos para que a nossa bandeira do Luso, seja hasteada bastas vezes.

 
At 11/23/2005 07:08:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

At� que enfim!!!... j� agora s� uma perguntita: houve bucha no fim??

 
At 11/23/2005 07:46:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Houve s� uns aperitivos TONEL. E podias ter aparecido.

 
At 11/27/2005 05:39:00 da tarde, Blogger Jorge Carvalho said...

Errado XAMUSSAS !

 

Enviar um comentário

<< Home