15.9.05

O PEQUENO COMERCIANTE!!


A Placa da imagem que ilustra o Post podia estar colocada � entrada de muitas das lojinhas (de v�rios ramos de neg�cio diferentes) lusenses que, teimosamente e com muito esp�rito de sacrif�cio dos propriet�rios), l� v�o mantendo as portas abertas!
Roupa, cal�ado, mercearia, j�ias, rel�gios, bugigangas ou lou�as, no Luso vende-se de tudo um pouco mas, infelizmente, vende-se POUCO de tudo um pouco!!
Certamente que j� todos pens�mos no atentado que deve ter constitu�do a chegada � zona centro das chamadas Grandes Superf�cies! Mealhada, Anadia, Coimbra ou Aveiro tomaram conta das dispensas do nosso povo em geral!! O que acaba por ser normal, visto que, no mesmo espa�o (normalmente atractivo) posso comprar tudo o que preciso e com pre�os que regra geral s�o mais baratitos do que as nossas lojinhas!! Ao mesmo tempo, as Grandes Superf�cies foram feitas a pensar (tamb�m) no mais f�cil acesso dos clientes a todo o tipo de produtos, tendo como aspecto muito positivo a cria��o de variados postos de trabalho (embora muitos em condi��es prec�rias!)!!
Mas h� algumas quest�es que importa ter em conta!
Em primeiro lugar, � normal que perante um volume de vendas maior os pre�os sejam mais baixos! Mas at� a� me parece falsa quest�o, uma vez que a redu��o dos pre�os n�o � proporcional ao volume de vendas elevado, ou seja, os pre�os tinham condi��es para serem ainda mais baixos e n�o o s�o!!
Em segundo lugar, quando se fazem compras nesses s�tios n�o costumamos fazer contas � gasolina que gastamos! Num volume de compras grande, compensa, mas num pequeno volume muitas vezes nem reparamos que perdemos dinheiro!!
Terceiro, o tr�nsito! Perde-se mais tempo e, em hora de ponta nas cidades, vamos ver que perdemos para a� tr�s horitas muitas vezes para poupar 10 m�seros Euros (ou menos!!)!!
Por �ltimo, o chamaril!! Todos sabemos que nestes s�tios acabamos por comprar sempre mais (muito mais!!) do que aquilo que precisamos! Est� tudo � vista! S�o os pr�prios produtos que chamam por n�s! E o pior � que n�s (a maioria) ca�mos que nem patinhos e l� regressamos a casa muitas vezes com "merdas" que n�o nos v�o servir para nada e, claro, com os bolsos mais vazios!!
No meio de tudo isto, os pequenos comerciantes l� v�o procurando sobreviver no meio da selva que s�o as regras (quase inexistentes) do consumo!! As pessoas (n�o todas!) enchem as bagageiras nos hipermercados e limitam-se a comprar umas coisitas aqui ou ali s� para compor a dispensa!! E para c�mulo, muitas vezes as pessoas at� pedem para ficar a dever, pagando apenas uns tempos depois!!
A situa��o que descrevi parece-me negativa e urge mud�-la!! Se o produto local � t�o bom como o da grande superf�cie, ent�o devemos fomentar a compra local, porque � a economia lusense que est� em causa!! O dinheiro que � gasto no Luso, fica c�, o que � gasto l� fora, nunca mais volta!! Seria, pelo menos, de grande utilidade que as pessoas experimentassem mudar um pouco para ver se realmente est�o a poupar ou a perder dinheiro nas imensas visitas que fazem �s cidades que nos s�o pr�ximas com o intuito de "comprar"!!

6 Comments:

At 9/15/2005 04:08:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Excelente post, asdrubal! Parab�ns!
O pequeno com�rcio sofre as vicissitudes da falta de regras mais r�gidas do com�rcio, mas, tamb�m, e o que mais penoso, da falta de forma��o e informa��o das pessoas que se reflecte tamb�m noutras dimens�es: nos nossos restaurantes, nos nossos caf�s, no cinema (quando existia), etc.
O pequeno com�rcio (bem como os caf�s e restaurantes que n�o pertencem a grandes cadeias) � o que estabelece, muitas vezes, a rede social que torna suport�vel as pequenas (e grandes) solid�es, sobretudo quando somos virgens numa grande cidade ou as nossas rela��es pessoais est�o aqu�m de serem felizes e salutares.
Embora seja, tamb�m, cliente de grandes superf�cies (at� porque algum, sublinho algum, pequeno com�rcio optou, por falta de clientes, inflacionar os pre�os), a verdade � que s�o espa�os desumanos, com trabalho prec�rio e que s� enche os bolsos de quem j� tem mais do que o suficiente.
Lamento que as pessoas ainda n�o tenham percebido que, ao ajudar os comerciantes e empres�rios da terra est�o a melhorar e a investir na terra. Lamento o nosso provincianismo?
Parab�ns, mais uma vez, e assino por baixo!

 
At 9/15/2005 04:23:00 da tarde, Blogger jibita said...

se maior parte dos clientes n�o deixasse os calotes a coisa podia ser melhor......e olhem que coloteiros na faltam......hummmm........por pensar nisso.....uns com dificuldade em receber essas verbas colocam na porta o A4 com os nomes e respectivas dividas......podiamos ajudalos....eh eh.....e colocar aqui alguns casos bem conhecidos da nossa pra�a......

 
At 9/16/2005 02:21:00 da manhã, Blogger O Grama-o-Fone said...

N�o querendo fazer jus ao "SIMS",
muitos parab�ns Asdrubal e tamb�m um grande bem haja pelo seu post, que � de tremendo interesse publico.
Quanto mais n�o seja pela influ�ncia que possa ter na educa��o do consumidor!

Assino!

No entanto concordo tamb�m com a SOS em rela��o � simpatia de alguns, pois muitas vezes est�o a vender com o semblante de quem est� a fazer um favor a algu�m ...
"ele h�" alturas que o comprador quase tem que pedir encarecidamente para comprar/ ser servido!

Burriqueiro e Quin�o tamb�m t�m raz�o ...

Em rela��o aos calotes no Luso ... infelizmente estes n�o se ficam por alguma "mercearia no livro", desde as casas comerciais que j� fecharam e mesmo depois ficaram com os "livros" para recorda��o �s que tornaram a abrir sem antes pagar a quem de direito, a lista � sobejamente vasta ... e o mais curioso � que todos deambulam de cabe�a erguida, "� mesmo para quem mais pode"!

Segundo dizem as m�s l�nguas a pr�xima depend�ncia do franchising espanhol "O Cobrador do Fraque" vai abrir em terras de Luso, e j� com clientes garantidos.

 
At 9/16/2005 02:22:00 da manhã, Blogger O Grama-o-Fone said...

J� estou a ver o "Assam" a vender mais umas quantas ...

 
At 9/16/2005 12:32:00 da tarde, Blogger El Tonel said...

Ena p�...

E ainda dizem que os neg�cios v�o mal....

Acabaram outra vez com o stock de carapu�as... isto assim � que �...


LOLOLOLOLOL

 
At 9/16/2005 09:30:00 da tarde, Blogger Jerico & Albardas, Lda. said...

caro asdrubal.
Sem querer ferir o m�rito do seu post em incentivar o pequeno com�rcio, devo contudo referir o seguinte:
Vivemos uma realidade diferente de h� 10 anos.
O pequeno com�rcio, n�o s� o nosso, tem dificuldades em lidar com isto, e sobretudo, muita dificuldade em alterar a sua estrat�gia, para minorar esta situa��o.
Das duas tr�s:
- Ou comercializam produtos de qualidade, que n�o s�o adquiridos nas grandes superf�cies;
- Ou especializam a sua actividade num n�mero restrito de produtos, necess�rios � popula��o local, mas com ampla escolha(porque acontece: quero um sapato 38-s� temos 39; gosto desta camisa, em azul-s� temos amarela; quero camisola XL-s� temos M;...);
-Ou abrem com�rcio, numa vertente onde n�o haja concorr�ncia (n�o � poss�vel termos tanto com�rcio a comercializar os mesmos produtos X e Y);
-Ou comercializam apenas produtos que tenham procura constante;
-Ou reduzem as suas margens de lucro; (h� diferen�as enormes de pre�os, dos mesmos produtos, em rela��o aos espa�os comerciais,que incentivam a desloca��o).
...
Em rela��o aos calotes, simbolizam a falta de caracter de muita gente.
(aceito que em dado momento haja um bem necess�rio, que se fica a dever, mas n�o aceito as pessoas que se fazem de "esquecidas", as que ficam a dever produtos f�teis ou as n�o tenham pelo menos uma palavra justificativa para o atraso - porque estas mostram alguma dignidade e vontade em honrar os seus compromissos)

 

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