28.12.06

Uns exagerados....

Saíu uma notícia no Correio da Manhã, que foi relatada em vários meios de comunicação social, que revelava uns impressionantes números de levantamentos e pagamentos de compras por multibanco, induzindo o ouvinte ou leitor, na ideia de, a contra-corrente com a crise, ter havido uma desenfreada corrida às compras de Natal e a um aumento desmesurado de gastos nesta quadra.

Vamos então espreitar os únicos números da notícia que me permitem fazer uma comparação com o ano anterior:
"Na totalidade do mês de Dezembro – até dia 25 – foram gastos 3,97 mil milhões de euros. Isto é, mais 192 milhões de euros que no mesmo período do ano passado."

Ora, sacando da minha machine de calcular, faço 192 milhões a dividir por 3970 milhões e obtenho o valor de 0,048, que representa um aumento de 4,8%.

Este valor até pode parecer um aumento grande, se nos esquecermos da inflacção que tiveram os produtos durante um ano, se nos esquecermos do aumento do número de pessoas com acesso ao cartão multibanco e se nos esquecermos que nem todos os levantamentos e movimentos foram para efectuar compras de natal.
Eu, por exemplo, tive de levantar dinheiro para pagar uma botija de gás, que está caro comó caraças, para meter gasolina, que não pára de aumentar e para pagar uma factura assustadora de electricidade, que só para chatear o ambiente natalício juntou agora dois meses. Chiça...