Turismo ou Cidade dormitório de Coimbra
Fonte INE
(a azul, os dados do INE e a preto algumas notas sobre os mesmos)
(link para o documento original - PDF)
(a azul, os dados do INE e a preto algumas notas sobre os mesmos)
(link para o documento original - PDF)
O Indicador per Capita (IpC) é um número índice que compara o poder de compra regularmentemanifestado nos diferentes concelhos e regiões, em termos per capita, com o poder de compra médio do País a que foi atribuído o valor 100. Nesta parte analisa-se a distribuição do IpC por regiões NUTS I, II e III e também por concelhos, seguindo-se um ordenamento exaustivo dos valores assumidos por esse indicador nessas diferentes unidades territoriais.Procede-se ainda a uma representação cartográfica do IpC concelhio em cada uma das sete regiões NUTS II que compõem o País e ao destaque dos principais registos.
Cantanhede 70,18
Anadia 73,54
Mealhada 73,10
(verificamos aqui que o poder de compra no concelho da Mealhada se encontra dentro dos valores dos seus dois vizinhos da Bairrada)
A Percentagem de Poder de Compra (PPC) é um indicador, inferido do Indicador per Capita de poder de compra, que se propõe medir o peso do poder de compra de cada concelho (e região) no total do País que toma o valor 100. A PPC refl ecte não só a distribuição do poder de compra pelo país, mas também, e concomitantemente, a distribuição da população. Apesar dos problemas descritos na Nota Metodológica, a propósito da escolha do sistema de medida do Indicador per Capita, que aconselham uma leitura cautelosa dos números fornecidos pelaPPC, optámos pela divulgação deste indicador, face ao interesse que ineludivelmente representa para os utilizadores.
Cantanhede 0,2564
Anadia 0,2226
Mealhada 0,1477
(O peso do concelho da Mealhada em termos de poder de compra dos seus vizinhos - devido a uma diferença substâncial dos seus habitantes - é significativamente menor. Ou seja, a sua importância nacional é significativamente menor)
O Factor Dinamismo Relativo (FDR) mede a tendência que subsiste, em termos sobretudo de dinâmica comercial, depois de retirada a infl uência do nível de poder de compra regularmente manifestado nos diferentes concelhos e regiões do País. O FDR mede essencialmente o poder de compra derivado dos fl uxos populacionais de cariz turístico, que assumem frequentemente uma mera natureza sazonal. Este indicador, que se exprime em proporção dos residentes nos concelhos, toma pois os seus valores mais elevados nos concelhos de grande afl uência turística, nomeadamente no Algarve, assumindo ao contrário os valores mais baixos nos grandes centros urbanos. Este último facto não signifi ca quea actividade turística seja irrelevante nestes centros, mas somente que a sua infl uência se dilui na massa de poder de compra, mais signifi cativa, aí manifestada pelos residentes, ou pelos que diariamente interagem nestes concelhos.
Cantanhede -0,2667
Anadia -0,2156
Mealhada 0,3030
(A estrutura económica do concelho da Melhada - ao contrário dos seus vizinhos - assenta essencialmente na dependência da actividade turística)
Daqui decorre um pensamento imediato: Sem entrar em pensamentos que nos levem á Teoria das Vantagens Comparativas, será que temos apostado essencialmente na actividade económica que incorpora relativamente mais o recurso mais abundante no nosso Concelho?
Penso que não! As divagações políticas e a falta de um plano e um rumo definido para o Concelho, têem obrigado a uma série de medidas avulsas, descoordenadas e descaracterizadas, típicas de quem já não sabe como arrumar a casa. O concelho tem estado a perder o seu peso relativo em termos turísticos para os seus vizinhos mais próximos (veja-se o que tem estado a acontecer com o Leitão e a sua deslocalização em direcção a Águeda) e no entanto, continuam a apostar em coisas ridículas como a ExpoMelhada ou o Carnaval da Mealhada - Cujas verbas promocionais atribuidas pelo edil camarário, ultrapassam em muito as verbas que atribuem á entidade encarregue da promoção turística do Concelho: A Junta de Freguesia de Luso e Buçaco.
Confesso que estava enganado relativamente ao meu voto no PS nas últimas eleições autárquicas. Estamos a precisar de uma lufada de ar fresco dentro do Edifício da Câmara.
... e ainda falta tanto tempo...
Touché...
12 Comments:
Falas bem!
Falas do poder de compra no concelho, está abaixo da média nacional.
Mas para mim, quanto mais cá vivo, mais chego à conclusão que o Luso é uma ´´cambada de tesos´´.
Reparo também que há grandes contrastes:
Temos possivelmente a maior empresa do concelho, quer em nº de empregados ou lucros, mas se formos a ver qual a real riqueza distribuída na terra vemos que meia dúzia de lussences recebem bons ordenados e temos depois uns poucos locais a receberem uma ninharia.
Posso dizer que admiro-me de haver ainda os comércios que há no Luso, face ao real poder de compra dos locais.
È pena o Luso não passar a ser dormitório de Coimbra, pois e viesse para cá meia dúzia de médicos, meia dúzias de juízes, méis dúzias de coronéis e mais alguns até o negócio corria melhor.
Aí entra a CMM, que estrangula o Luso com um plano Director limitador.
Reconheço que o Luso tem grandes potencialidades de ser um bom dormitório de Coimbra, pois aqui ainda à alguma qualidade de vida.
Eu adiantaria, que embora respeitando os representantes locais, também na JFL era preciso um novo sangue, mesmo dentro até do próprio partido.
Há que ser chato… O que não acontece na freguesia.
Até parece que está tudo bem.
Até já ouvi dizer que o Luso está muito bem, porque no passado os do Luso no Inverno criavam um porco para viver. Só fala assim quem se calhar tem uma boa reforma…
Haja sangue novo …
Creio que enquanto a Pampilhosa e a Mealhada tiverem espaços urbanos disponíveis para se expandirem, dificilmente o Luso poderá ser uma vila dormitório de Coimbra.
E pior ainda por causa dos circuitos labirinticos da Pampilhosa que funcionam como um tampão na acessibilidade entre Coimbra e Luso.
Em relação à falta de rumo, é algo que está enraizado nas gentes deste concelho, tradicionalmente visitado de passagem, mais habituadas a ver passar do que a traçar destinos.
Caro Jerico
Aconselho-o a ler o relatório do PDM, ainda em vigor. Está lá tudo bem explicado pelo Sr. Dr. Rui Marqueiro, esse politico tão apreciado, por alguns. Em resumo dir-lhe-ei que a intenção já era, naquele tempo, em 1991/92!, Mealhada a cidade e o resto do concelho que se lixe.
Você demonstra cultura suficiente para ler as linhas e entender as entrelinhas. Leia, leia e depois explique ao auditório do blog.
Os serviços da CMM têm obrigação de lho facultar.
As coisas não acontecem por acaso...
Mas eu não tenho culpa ! Onde é que eu já ouvi isto?...........
Só para finalizar, atenção que está em preparação a revisão do dito PDM,tomem atenção e exijam. Depois não se queixem!...
Caro Future
Temos de comparar o que é comparável. Por isso a preocupação em comparar com dois concelhos vizinhos. Para isso complementei este post com um outro: veja-se que neste momento a Mealhada é o Concelho que possui mais verbas por população.
..Interessante, dado o estado das coisas, não?
Olha ZÉ CABRA: Tomara o LUSO ter mais um RAUL AGUIAR. Mais dois, mais cinco, mais dez. Mesmo a mudarem de partido, o que não foi o caso, porque ele não é militante do PS, infelizmente. Mesmo integrando uma lista opositora à minha, em outras eleições, considerei SEMPRE o RAUL AGUIAR um GRANDE LUSENSE.. E qual é o tacho dele? Quanto recebe por mês? O LUSO deve agradecer, os lusenses devem reconhecer o mérito do GRANDE RAUL AGUIAR. Só os burros é que não mudam. Vivemos num país democrático. A Zita Seabra era do PCP e agora é do PSD. O Durão Barroso era da esquerda revolucionária e agora é do PSD. Qual é o problema?
SANTA IGNORÂNCIA! SANTA PACIÊNCIA.
A RAIVA é tanta que até atacam um dos melhores valores que o LUSO tem, o GRANDE RAUL AGUIAR. Conheci-o muito novo. Sempre o admirei por todos os lugares por onde passou.Que DEus lhe dê saúde e o conserve sempre lúcido, por muitos anos, para bem do LUSO.
Ganda Raúl... literalmente... um homem com uns «gandas tomates»... FORÇA RAÚL... lololol
Concordo plenamente com o que diz o Jorge relativamente ao Raul Aguiar.
Pelo menos ainda se lembram dele....porque será?!?
E dos anteriores?!? Ninguém opina?!?
Pelo menos este agarra os touros pelos cornos....
Concordo com o senhor Jorge Carvalho e com a jibita: por vezes temos que nos unir ao poder para tentar mudar as coisas.
Mas, senhor Jorge Carvalho: também podia ter comentado o post...
sentinel'alerta: concordo consigo...
E parabéns, Gato, por mais este post...Quanto à lufada de ar fresco, só depois de um povo informado e ciente dos seus direitos e deveres democráticos. Enquanto houver medo de falar, medo de falhar e arriscar a tomar posições e interesses instalados de um certo grupo que se considera uma elite, as lufadas de ar fresco só mesmo na serra...e mesmo assim...
Até que enfim que a Senhora Doutora concorda uma vez comigo!!!!Bem, alguma vez tinha de ser a primeira.Mas foi o GRANDE RAUL AGUIAR que se juntou ao poder, ou foi o poder que se juntou a ele. Ó Lua: Quando é que a Senhora Doutora entende que são bem-vindos todos aqueles que vierem por bem?
Quer que eu comente os posts? E depois a Senhora Doutora não me vem "ripar"? Se prometer...
Ó pá: Eu já disse que o RAUL AGUIAR sempre foi grande. Sempre esteve em todas, CDL e muitas outras coisas. Sempre o considerei e vou considerar sempre. Eu tenho memória pá. Há elementos em outros partidos que têm valor e eu reconheço-o. O RAUL AGUIAR é que sabe porque mudou. Provavelmente até teve razão, não é?
Ó AMBROSIO queres o tacho do RAUL AGUIAR? Então vai para lá e fica com a "massa" que ele ganha. Ó pá abre os olhos e informa-te. Tu até és boa pessoa. Anda lá, informa-te.
Enviar um comentário
<< Home