10.4.06

Os Carneirinhos e os Bodes


�Pap�!... Pap�!... podes ligar a televis�o?� perguntou a minha pequenita Renata Vanessa, ontem � noite. �Para qu�??!!!... N�o me digas que queres ver as charadas do Malato???... isso n�o s�o coisas para ti!... ainda ficas com esses neur�nios todos baralhadinhos!!!...� respondeu a minha Maria l� da cozinha, dizendo tudo o que havia a dizer sobre o assunto. �N�o � isso... queria ver os bonecos!!!� disse a minha pequenita. �Bonecos???... o contra informa��o j� foi!� disse eu. �N�o � desses pap�!... Bonecos... desenhos animados... t�s a ver?� insistiu ela. �Mais porrada???... n�o basta a bonecada � pancadaria que v�s de manh� e � tarde?� disse eu. �Mas pap�!!!... assim os outros meninos e meninas ficam a saber mais coisas do que eu!!!� disse ela saindo porta fora, ensaiando um esbo�o de birra feminina.

Entretanto chegaram o Cabana, o Hor�cio e o Sereno, e j� iamos na terceira grade de minis (entretanto a Maria tinha feito um pica-pau de febras de porco e aquilo tava picante com� cara�as), quando: � Pap�!.... Pap�!... podes ligar a televis�o?� perguntou novamente a minha pequenita Renata Vanessa, que entretanto tinha voltado � sala. �Ouve l� p�, a tua filha j� n�o devia estar na cama a esta hora??� perguntou o Hor�cio. �Deixa l�, p�.. � a �nica hora em que d� alguma coisa de jeito, sem serem aquelas merdas das telenovelas e concursos de pacotilha... ela � pequenina, mas tamb�m tem direito � cultura!� respondi eu. �Tens de p�r TV cabo, c� em casa! Assim solucionas o problema!� disse o Hor�cio. �T�o a ver porque � que n�o d� nada de jeito nos canais portugueses livres?� perguntou o Sereno. �N�o entendi!... deve ser das minis... ou ent�o do picante...!� disse o Cabana. �� que enquanto s� der merda nos canais abertos, a TV cabo, vende, vende, vende...e ganha, ganha, ganha!� respondeu o Sereno. �Pois � p�!... tens raz�o!... ainda n�o me tinha apercebido de que estavamos a ser t�o carneiros!...� raciocinou o Hor�cio. �Maria???... d� a� mais uma gradezita de minis e faz mais um pica-pau, que isto hoje ainda vai dar que falar!� continuei eu.

M������������....

5 Comments:

At 4/11/2006 11:54:00 da manhã, Blogger D'artagnan said...

O estado a que chegaram as Tvs generalisas portuguesas � realmente deplor�vel. A falta de qualidade, diversidade e preocupa��o com a ced�ncia gratuita de informa��o e cultura �s popula��es, resumiu-se, nos �ltimos anos, a uma medida avulsa chamada de �obrigatoriedade de difus�o de (n) horas de programa��o em portugu�s�. Assim, l� tem o povo de aturar telenovelas e mais telenovelas, �talk-shows� de qualidade e apresentadores duvidosos, �realily shows� que qualidade deplor�vel e - gra�as a Deus - notici�rios (se bem que alguns, mais parecem o di�rio de Maria do que um verdadeiro notici�rio).

Quem n�o se lembra de grandes s�ries (agora editadas em DVDs), document�rios (agora na TV cabo), programas de desporto (agora na TV Cabo), que dantes davam nos canais generalistas, cedendo cultura e informa��o gratuitamente?

Est�o a entupir a mente dos portugueses, com coisas para os distrairem de tudo aquilo que possa significar uma mais-valia para a sua cultura. Infelizmente, a cultura, que � a verdadeira riqueza de uma na��o pois estimula a capacidade de acrescentar valor com maior produtividade, � um factor, cada vez mais menosprezado em Portugal.

Ser� que, as empresas de DVDs, as empresas de televis�o por cabo, os clubes de video e os cinemas, s�o assim t�o poderosos, que conseguem vergar as empresas de televis�o em canal aberto (execepto a RTP2), aos seus interesses?

D� que pensar, se n�o nos andam mesmo a atirar areia para os olhos.

Touch�...

 
At 4/11/2006 11:15:00 da tarde, Blogger D'artagnan said...

Caro c�o danado

Eu nada disse acerca do povo portugu�s. O povo portugu�s � t�o bom e tem um potencial aprendizagem t�o alto como qualquer outro povo do mundo. Aquilo que questiono � a qualidade da cultura que deveria estar ao alcance de todos, mas que apenas est� ao alcance daqueles que t�em dinheiro para a pagar. Nada mais do que isso.

Eu acho que os portugueses apenas mereciam um pouco mais de qualidade, mas essa � apenas a minha opini�o. Ser� que � pedir demais?

 
At 4/19/2006 08:10:00 da tarde, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

O c�o danado - grande nick! - tem raz�o. O canal 2 j� teve para deixar de existir e, provavelmente, a n�vel econ�mico, deve dar mais preju�zo do que lucro e s� pela ideia de servi�o p�blico de qualidade � que se mant�m, mesmo com reduzida audi�ncia. A programa��o dos outros 3 canais nacionais est� dependente dos gostos do p�blico. Mas n�o compreendo a vossa estranheza, quando o or�amento da nossa CMM d� mais a entidades e associa��es desportivas do que � cultura (tirando o carnaval, claro)e educa��o. N�o � fetiche meu este o da cultura: o problema � sempre o mesmo. A forma��o de pessoas incultas, que se devem manter assim, para que todos comam e se resignem perante os poderes institu�dos. Os mass media d�o aquilo que as pessoas gostam, porque n�o t�m meio de poder gostar de outras coisas e serem mais selectivas. A culpa, mais uma vez, n�o est� nem do lado dos media nem do dos espectadores, mas das pol�ticas de terceiro mundo que n�o fazem uma aposta s�ria no acesso a cultura para todos e num maior rigor e seriedade quanto � educa��o.

 
At 4/20/2006 01:10:00 da tarde, Blogger Urtigão said...

Ainda por cima agora a utiliza��o de alguns dos meios com os quais se pode adquirir conhecimento e melhorar o n�vel cultural � considerada como pecado. Ser� que a Igreja tamb�m entra nessas politiquices terceiro-mundistas. Eu diria que sim, e voc�s?

 
At 4/21/2006 02:45:00 da manhã, Blogger lua-de-mel-lua-de-fel said...

Eu n�o ouvi o que o Papa disse, s� o que o que dizem que disse, mas n�o acredito que ele tenha dito que os mass media sejam pecado. eles at� t�m site...Deve ser um apelo ao equil�brio...Penso eu...

 

Enviar um comentário

<< Home